Ir para o conteúdo
Logotipo da Catho
Seu novo emprego está na palma das suas mãos! Baixe nosso app e obtenha vantagens :)
Botão App StoreBotão Play Store

Vaga de Professor(a) Maker | Unidade Aphaville

1 vaga: | Publicada em 06/07

Sobre a vaga

O Colégio Pentágono é mais do que uma instituição de ensino, somos um time comprometido com a excelência educacional e a formação integral dos nossos alunos. Fundado em 1971, temos quatro unidades estrategicamente localizadas em: Alphaville Morumbi Perdizes Bartira Perdizes Caiubi Desde a Educação Infantil até o Ensino Médio , buscamos ir além do tradicional, com cinco compromissos que sustentam nosso propósito: Excelência Acadêmica Formação do Indivíduo Cidadão do Mundo Parceria com as Famílias Ser Feliz na Escola  Oferecemos quatro itinerários formativos e mais de 30 disciplinas eletivas desenvolvidas especialmente para ajudar os alunos do Ensino Médio a descobrir seus talentos, habilidades e interesses individuais.  Nosso Departamento Internacional oferece programas de imersão no idioma inglês learn&play e Bridges , além de aulas extracurriculares de espanhol e atividades relacionadas a línguas estrangeiras, incluindo o Time Olímpico de Inglês, o Pentágono Model United Nations (PMUN), e eventos como Pentágono English Olympics (PEO). No período complementar, os alunos podem escolher entre 15 modalidades esportivas, além de aulas de Coral e Teatro, na Escola de Esportes e Cultura . Destacamos ainda o Centro de Desenvolvimento Pentágono (CDP) , uma iniciativa dedicada à formação dos nossos profissionais. Oferecemos uma ampla gama de oportunidades de aprendizado, desde workshops especializados até programas de capacitação abrangentes. É um recurso valioso para aprimorar habilidades, adquirir novos conhecimentos e promover a excelência em todos os aspectos da educação. Além disso, contamos com uma equipe estratégica na Central Administrativa que colabora para o funcionamento integrado das unidades educacionais. Essa estruturação permite uma gestão eficiente e coordenada, proporcionando uma experiência educacional mais abrangente e enriquecedora para nossos alunos. Quer saber como é ser Pentágono? Conheça mais sobre a Nossa Cultura . Está com dificuldade para realizar sua inscrição ou qualquer outro problema com a plataforma da Gupy? Acesse o suporte aqui .  Que tal construir o futuro da educação com a gente? #VemSerPentágono /n Formação Acadêmica e Certificações: - Licenciatura em áreas relacionadas à Educação, Ciências, Engenharia, Tecnologia ou áreas afins. - Certificações em Educação Maker, STEAM ou áreas correlatas. - Participação em cursos e workshops na área de Educação Maker, tecnologias educacionais, robótica e programação. Experiência Profissional: - Experiência em sala de aula na função de docente, preferencialmente com turmas do Ensino Fundamental Anos Finais. - Experiência prática em ambientes Maker, Fab Labs, ou laboratórios de inovação, com condução de projetos interdisciplinares. Conhecimentos e Habilidades Técnicas: - Conhecimento em kits de robótica como LEGO Mindstorms, Arduino, ou similares. - Experiência com impressoras 3D e software de modelagem 3D (ex.: Tinkercad, Fusion 360). - Habilidade em linguagens de programação voltadas para a educação (ex.: Scratch, Python, Blockly). - Conhecimentos básicos em IoT e capacidade de desenvolver projetos práticos utilizando sensores, atuadores e plataformas (ex.: Raspberry Pi). - Familiaridade com ferramentas de design gráfico e prototipagem rápida. Competências Pessoais e Pedagógicas: - Capacidade de desenvolver atividades e projetos inovadores que despertem o interesse e a curiosidade dos alunos. - Excelentes habilidades de comunicação oral e escrita para facilitar a compreensão dos conceitos e a interação com os alunos. - Competência na gestão de sala de aula e no manejo de grupos de alunos, promovendo um ambiente de aprendizagem inclusivo e colaborativo. - Habilidade em planejar, organizar e executar atividades e projetos de forma eficiente, respeitando prazos e objetivos educacionais. - Capacidade de trabalhar em equipe, colaborando com colegas, coordenadores e outros profissionais para integrar projetos Maker ao currículo escolar. - Dedicação ao desenvolvimento integral dos alunos, promovendo uma educação de qualidade que prepare os estudantes para os desafios do século XXI. - Disposição para buscar soluções criativas e inovadoras para os desafios educacionais, tomando a iniciativa para implementar melhorias. - Capacidade de adaptar-se a mudanças e novas demandas, mantendo uma postura positiva e aberta à aprendizagem contínua. - Compromisso com a ética profissional e a responsabilidade no uso de recursos e na condução de atividades educacionais. /n Planejamento e Condução de Aulas, Atividades e Projetos: - Desenvolver planos de aula detalhados que integram conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática (STEAM) de forma prática e contextualizada. - Selecionar e utilizar ferramentas e tecnologias adequadas ao espaço Maker, incluindo kits de robótica, impressoras 3D, componentes eletrônicos, materiais de construção e softwares de design. - Projetar e implementar atividades e projetos interdisciplinares que incentivem a criatividade, a inovação e o pensamento crítico dos alunos. - Planejar atividades em conjunto com coordenadores e assessores da área, garantindo que as atividades estejam de acordo com normas e requisitos educacionais da instituição. - Desenvolver projetos em Internet das Coisas (IoT) e em áreas diversificadas como artes, economia e meteorologia. Fomento da Cultura Maker: - Incentivar a autonomia e a proatividade dos alunos, promovendo uma cultura do "faça você mesmo" e a aplicação prática de conhecimentos teóricos. - Criar um ambiente de aprendizagem inclusivo e motivador, onde os alunos se sintam seguros para experimentar, errar e aprender com os erros. - Fomentar a colaboração entre os alunos, promovendo atividades em grupo que exijam cooperação, comunicação e trabalho em equipe. Integração Curricular: - Trabalhar em estreita colaboração com outros professores para integrar projetos Maker às disciplinas curriculares, garantindo a interdisciplinaridade e a relevância dos conteúdos. - Participar ativamente de reuniões pedagógicas, contribuindo com ideias e sugestões para o desenvolvimento e aprimoramento das práticas educativas. Avaliação e Feedback: - Monitorar e registrar o progresso dos alunos, avaliando o desenvolvimento de habilidades e competências de forma contínua. - Fornecer feedback construtivo e orientações claras aos alunos, ajudando-os a identificar suas fortalezas e áreas de melhoria. - Ajustar estratégias de ensino com base nas necessidades individuais dos alunos e nos resultados obtidos, garantindo uma aprendizagem eficaz e personalizada. Desenvolvimento Profissional: - Participar de programas de formação continuada oferecidos pelo colégio, buscando constantemente aprimorar suas habilidades e conhecimentos na área Maker. - Manter-se atualizado(a) com as tendências e inovações na educação Maker, incorporando novas práticas e tecnologias ao ensino. Gestão do Espaço Maker: - Zelar pela organização e manutenção do espaço Maker, garantindo que todos os equipamentos e materiais estejam em condições adequadas de uso. - Assegurar que as atividades sejam realizadas em um ambiente seguro, seguindo normas e procedimentos de segurança, e orientando os alunos sobre o uso correto dos equipamentos. - Planejar e preparar o material necessário para realizar as atividades. Envolvimento na Comunidade Escolar: - Organizar e participar de eventos e mostras de projetos Maker, envolvendo a comunidade escolar e promovendo a troca de experiências e conhecimentos. - Manter uma comunicação aberta e frequente com pais e responsáveis, compartilhando informações sobre o desenvolvimento dos alunos e os projetos realizados. - Manter o registro das atividades de classe e prestar contas delas quando solicitado.