Ir para o conteúdo
Logotipo da Catho
Seu novo emprego está na palma das suas mãos! Baixe nosso app e obtenha vantagens :)
Botão App StoreBotão Play Store

Vaga de Professor de Educação Infantil Bilíngue

1 vaga: | CLT (Efetivo) | Publicada em 17/10

Sobre a vaga

Na função de uma professora infantil bilíngue com crianças da educação infantil, as atividades são planejadas para promover o desenvolvimento integral das crianças, tanto em sua língua nativa quanto no segundo idioma, como o inglês. Essas atividades costumam incluir: 1. Desenvolvimento de Linguagem e Comunicação Conversação guiada: Atividades que incentivam as crianças a falarem e ouvirem no segundo idioma, como jogos de perguntas e respostas, e diálogos simples. Histórias e Contação de Histórias: Ler e contar histórias no segundo idioma, ajudando na construção do vocabulário e da compreensão auditiva. Músicas e Cantigas: Cantar músicas e fazer coreografias ajuda as crianças a se familiarizarem com a pronúncia e a entonação do novo idioma de maneira lúdica. Atividades de Leitura e Alfabetização: Introduzir letras e sons do segundo idioma com atividades como reconhecimento de letras, jogos de rimas e associações. 2. Desenvolvimento Cognitivo Jogos de Memória e Associação: Usar cartões de memória e jogos de associação (cores, formas, objetos) para promover o aprendizado de vocabulário e conceitos no segundo idioma. Atividades de Sequência e Lógica: Desenvolver habilidades de raciocínio com atividades de sequência, como ordenar eventos, reconhecer padrões e classificar objetos. Atividades de Reconhecimento e Nomeação: Trabalhar o vocabulário, incentivando as crianças a identificar e nomear objetos, pessoas e animais em ambos os idiomas. 3. Desenvolvimento Motor e Coordenação Atividades de Coordenação Motora Fina: Usar brinquedos de encaixe, atividades de desenho e pintura, recortes e colagens para desenvolver a coordenação motora fina enquanto introduzem vocabulário associado às atividades. Atividades Físicas e Coreografias: Jogos que envolvem movimento (pular, correr, dançar) ao som de comandos no segundo idioma, que ajudam na compreensão e no seguimento de instruções. 4. Desenvolvimento Social e Emocional Jogos de Cooperação e Turnos: Incentivar atividades em grupo para que as crianças aprendam a esperar sua vez e a dividir, com instruções e mediações feitas no segundo idioma. Atividades de Reconhecimento Emocional: Utilizar figuras e expressões para ensinar sobre emoções em ambos os idiomas, ajudando as crianças a identificar e verbalizar sentimentos. Atividades de Rotina e Autonomia: Desenvolver a independência com atividades diárias (como escovar os dentes, vestir-se) e instruções em ambos os idiomas, promovendo a compreensão e a prática em contexto real. 5. Exploração Sensorial e Descoberta do Mundo Experiências de Exploração: Propor atividades sensoriais que envolvem texturas, cheiros e sons, incentivando o uso do vocabulário em ambas as línguas. Atividades de Natureza e Ciência: Experimentos simples, como plantar uma semente ou explorar o ciclo da água, para apresentar novos conceitos e vocabulários. Exploração de Temas Culturais: Introduzir culturas e tradições dos países de origem das línguas trabalhadas (como o Brasil e países de língua inglesa), com atividades temáticas que envolvem danças, histórias, e culinária, por exemplo. 6. Atividades de Arte e Criatividade Artes Visuais: Atividades de pintura, modelagem e colagem para explorar a criatividade, introduzindo nomes de cores, formas e materiais no segundo idioma. Teatro e Encenação: Brincadeiras de faz de conta e teatro de fantoches para que as crianças possam usar o novo idioma em um contexto imaginativo. Música e Ritmo: Usar instrumentos musicais simples e ritmos para estimular a musicalidade e a coordenação motora, enquanto reforçam o aprendizado de palavras e frases relacionadas à música. Para ser uma professora de educação infantil bilíngue, é importante possuir um conjunto de requisitos e qualificações que garantem o domínio pedagógico, linguístico e relacional necessário para trabalhar com crianças pequenas em um ambiente bilíngue. Abaixo, listo os principais requisitos necessários e/ou desejáveis para essa função: 1. Formação Acadêmica Graduação em Pedagogia: Preferencialmente com ênfase em Educação Infantil ou Educação Bilíngue. Certificação em Ensino de Língua Estrangeira: Certificados como CELTA, TEFL, TESOL ou outros específicos para o ensino da língua inglesa são um diferencial, especialmente em contextos bilíngues. 2. Proficiência no Segundo Idioma Habilidade para Comunicar-se com Crianças no Segundo Idioma: Além de fluência, é importante saber adaptar o uso da língua para a faixa etária da educação infantil, utilizando vocabulário e construções adequadas para crianças pequenas. 3. Experiência com Educação Infantil Experiência Prévia em Sala de Aula: Experiência no ensino infantil, preferencialmente em ambientes bilíngues, com crianças de 0 a 6 anos. Vivência em Metodologias Ativas e Abordagens de Aprendizagem Lúdica: Conhecimento e prática em metodologias que incentivem o aprendizado através de brincadeiras, jogos e atividades sensoriais. Conhecimento de Desenvolvimento Infantil: Entendimento dos marcos de desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional típicos da educação infantil para adaptar o ensino de forma adequada. 4. Habilidades e Competências Pedagógicas Capacidade de Planejamento e Organização de Aulas: Saber desenvolver planos de aula criativos e alinhados com objetivos educacionais, integrando ambos os idiomas. Flexibilidade e Criatividade: Capacidade de adaptar atividades e criar ambientes de aprendizagem envolventes e dinâmicos, utilizando diferentes recursos para captar a atenção das crianças. Habilidade de Avaliação Formativa: Conhecimento em avaliação de progresso, observação e registro do desenvolvimento infantil de maneira adequada e contínua. 5. Competências Interpessoais e Relacionais Empatia e Paciência: Essencial para lidar com crianças pequenas, respeitando o tempo de cada uma e suas necessidades individuais. Habilidade de Comunicação com Famílias: Capacidade de se comunicar com os pais e responsáveis, compartilhando progresso, desafios e conquistas da criança no segundo idioma. Trabalho em Equipe: Habilidade para colaborar com outros professores, coordenadores e especialistas, especialmente em contextos bilíngues onde a integração com a equipe é fundamental para a continuidade do aprendizado nos dois idiomas.
Idioma: Inglês - Intermediário