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Vaga de Estágio de comunicação no Projeto

1 vaga: | Atualizada em 21/10

Sobre a vaga

Estagiários Sobre a GIZ A Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH é uma empresa do governo alemão atuante no âmbito da Cooperação Brasil- Alemanha para o desenvolvimento sustentável. A GIZ Brasil tem mais de 60 anos de experiência em uma ampla variedade de áreas, como o desenvolvimento e emprego, a energia, meio ambiente, manutenção da paz e segurança. Como empresa federal de utilidade pública, a GIZ apoia o governo alemão em particular, o Ministério Federal para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (BMZ) e o Ministério do Meio Ambiente (BMUV) - e outras entidades dos setores público e privado em cerca de 130 países no alcance dos seus objetivos em cooperação internacional. A GIZ atua em base nos princípios de cooperação e liderança (KuF): 1) Criar juntos significado; 2) Cooperar na diversidade; 3) Praticar liderança adaptativa e 4) Experimentar e inovar. Com este objetivo, a GIZ trabalha em conjunto com os seus parceiros para o desenvolvimento de soluções eficazes e sustentáveis. Sobre o Projeto AgriChains Brasil As cadeias produtivas globais são marcadas por uma série de desafios como: a concentração de empresas compradoras, pulverização e baixo nível de organização por parte dos agricultores, fragmentação nas relações comerciais, assimetria de informações, baixo nível de rastreabilidade e transparência na produção, dificuldade de parcerias multi-stakeholder para criação de soluções conjuntas e de impacto coletivo para toda a cadeia, impactos socioambientais, entre outros.   Nesse sentido, o Projeto Sustentabilidade e Criação de Valor nas Cadeias Produtivas (AgriChains) atua desde 2020 em diferentes países e diferentes cadeias de commodities, com a abordagem da prateleira ao campo, utilizando do poder que compradores e consumidores de commodities, e produtos elaborados a partir delas, possuem para influenciar e impactar em mudanças nas formas de produção.    No Brasil, o projeto é implementado especialmente no Estado do Maranhão com o objetivo de aumentar a sustentabilidade da cadeia produtiva da soja e do babaçu. Adicionalmente também atua nos estados do Piauí e Ceará com a cadeia da carnaúba. O público- alvo são os atores envolvidos direta e indiretamente na cadeia produtiva, como os produtores rurais, agricultores familiares e populações tradicionais empresas de processamento e comercialização, varejo, importação e exportação, e agentes públicos com diferentes responsabilidades e níveis de atuação.   O projeto é parte de uma iniciativa global do Governo Alemão, que espera zerar a importação de desmatamento e desrespeito a direitos humanos nas cadeias de produtos e serviços consumidos nesse país e também colabora com outros projetos e iniciativas complementares visando ampliar seus impactos.   A implementação do projeto no Brasil é responsabilidade da GIZ em parceria com o Governo do Estado do Maranhão, e, para o caso específico da cadeia da carnaúba, atua em cooperação com diversas instituições parceiras como a União do Biocomércio Ético (UEBT), e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).   O projeto está estruturado em quatro componentes (outputs) que visam o alcance dos seguintes resultados:   1.        Sustentabilidade, cadeias e território: o volume de produtos produzidos de forma sustentável aumenta no Estado do Maranhão; 2.        Desenvolvimento de capacidades: as capacidades de criação de valor nas cadeias produtivas, por parte dos atores do estado do Maranhão, são fortalecidas; 3.        Estratégias regionais sustentáveis: estratégias para aumentar a demanda por produtos sustentáveis são formuladas; 4.        Intercâmbio de conhecimentos a partir de redes globais: abordagens inovadoras para projetar cadeias sustentáveis são compartilhadas.   O projeto possui atividades rotineiras de comunicação, como forma de comunicar, engajar e sensibilizar parceiros e beneficiários. Além disso, encontra-se em fase de construção de estratégias de narrativas e storytelling sobre resultados e impactos alcançados para as cadeias trabalhadas.   Nesse sentido, entende-se estratégico a contratação de estagiária(o) para apoio às ações de comunicação do projeto, que ajudem na interação com financiadores, parceiros e beneficiários, na comunicação adequada dos resultados e impactos, e na sensibilização de atores das cadeias.       Area de responsabilidade O/a estagiário/a irá integrar-se ao projeto Agrichains Brasil em Brasília para Assessoria de Comunicação e outras atividades.    Principais Tarefas.   ·      Apoiar a comunicação interna e externa do Projeto AgiChains e a implementação dos produtos de comunicação; ·      Apoiar nas rotinas de comunicação do Projeto AgriChains, com foco em demandas da diretoria e equipe; ·      Apoiar na elaboração de matérias, comunicados, e informes para boletins e infoletters; ·      Apoiar na elaboração de materiais audiovisuais para o projeto; ·      Apoiar o desenvolvimento, criação e produção de projetos e materiais gráficos online e off-line; ·      Apoiar a produção e criação de peças gráficas e publicações; ·      Apoiar o acompanhamento e atualização de site e redes sociais; ·      Apoiar a produção de notas, releases e textos; ·      Apoiar a organização, divulgação e cobertura de eventos; ·      Suporte à equipe através de outras tarefas relacionadas ao projeto.