Vaga de ENGENHEIRO(A) DE SEGURANÇA DO TRABALHO
1 vaga: | Publicada em 04/07
A combinar
Sobre a vaga
Atividades a serem desenvolvidas:
Principais atribuições:
- Supervisionar, coordenar e orientar tecnicamente os serviços de engenharia de
segurança do trabalho;
- Estudar as condições de segurança dos locais de trabalho, das instalações e
equipamentos com vistas especialmente aos problemas de controle de risco, controle
de poluição, higiene do trabalho, ergonomia, prática contra incêndio e saneamento;
- Planejar e executar a implantação e as técnicas relativas a gerenciamento e
controle de riscos;
- Vistoriar, avaliar, realizar perícias, arbitrar, emitir parecer, laudos técnicos e indicar medidas de controle sobre grau de exposição a agentes agressivos de riscos físicos, químicos e biológicos, tais como:
poluentes atmosféricos, ruídos, calor, radiação em geral e pressões anormais,
caracterizando as atividades, operações e locais insalubres e perigosos;
- Analisar riscos, acidentes e falhas, investigando causas, propondo medidas
preventivas e corretivas e orientando trabalhos estatísticos, inclusive com
respeito a custos;
- Propor políticas, programas, normas e regulamentos de segurança do trabalho,
zelando pela sua observância;
- Elaborar projetos de sistemas de segurança e assessorar na elaboração de
projetos de obras, instalação e equipamentos, opinando do ponto de vista da
engenharia de segurança;
- Estudar instalações, máquinas e equipamentos, identificando seus pontos de
riscos e projetando dispositivos de segurança;
- Projetar sistemas de proteção contra incêndios, coordenar atividades de combate
a incêndio e de salvamento e elaborar planos para emergência e catástrofe;
- Inspecionar locais de trabalho no que se relaciona com a segurança do trabalho,
delimitando áreas de periculosidade;
- Especificar, controlar e fiscalizar sistemas de proteção coletiva e equipamentos
de segurança, inclusive os de proteção individual e os de proteção contra
incêndio, assegurando a qualidade e a eficiência;
- Elaborar planos destinados à prevenção de acidente, provendo comissões e
acompanhando o funcionamento;
- Elaborar PPRA e obrigações acessórias da área;
- Coordenar treinamentos voltados para segurança do trabalho e assessorar na
elaboração de programas de treinamento específicos;
- Acompanhar a execução de obras e serviços decorrentes da adoção de medidas de
segurança quando a complexidade dos trabalhos assim o exigir;
- Colaborar na fixação de requisitos de aptidão para o exercício de funções,
apontando os riscos decorrentes das atividades;
- Propor medidas preventivas, no campo de segurança do trabalho, em face da
natureza e da gravidade das lesões provenientes do acidente de trabalho, incluídas
as doenças do trabalho;
- Elaborar, controlar, enviar e gerenciar as informações exigidas pelo Governo
para o SPED/eSocial;
- Adotar posturas seguras durante todas as atividades;
- Outras atividades correlatadas ao cargo.
Escolaridade:
- Ensino Superior completo em Engenharias com especialização em Segurança do
Trabalho.
Requisitos desejáveis:
- Estatística básica;
- Gestão de custo;
- Normas e Regulamentos de Segurança do Trabalho;
- Instalações Industriais e equipamentos;
- Brigada de Incêndio e Primeiros Socorros;
- EPIs e EPCs;
- PPRA;
- Análise de Acidente do Trabalho;
- Saúde Ocupacional;
- SPED/eSocial;
- PPP;
- Pacote Office;
- Legislação Trabalhista. - Estatística básica;
- Gestão de custo;
- Normas e Regulamentos de Segurança do Trabalho;
- Instalações Industriais e equipamentos;
- Brigada de Incêndio e Primeiros Socorros;
- EPIs e EPCs;
- PPRA;
- Análise de Acidente do Trabalho;
- Saúde Ocupacional;
- SPED/eSocial;
- PPP;
- Pacote Office;
- Legislação Trabalhista.