Vaga de Analista de E-commerce
1 vaga: | CLT (Efetivo) | Publicada em 12/11
- De R$ 3.001,00 a R$ 4.000,00
Sobre a vaga
Atribuições Analista de E-commerce
Rotina de Manutenção do site e Vendas:
- Garantir a manutenção de todas as páginas do site conforme planejamento de ações mensal, semanal e checklist de ações;
- Rotina de atualização de todos os canais de venda ativos ou alinhar com as áreas responsáveis (trade, instagram/mkt, marketplace, mídia paga, influenciador, afiliados, campanha de incentivo com vendedores de loja, CRM/EMM, etc);
- Construir relatórios das ações e fechamento mensal;
- Monitorar e analisar métricas e KPIs do e-commerce como: visitas, conversão, vendas, ticket médio, abandono de carrinho, campanhas de marketing, etc, por meio do GA4, plataforma ou BI;
- Acompanhar o fluxo da venda e devido funcionamento do site;
- Gerar relatórios periódicos para identificar tendências e propor melhorias.
Gestão de Produtos e Cadastro:
Garantir e atualizar informações dos produtos no site (descrições, preços, imagens, estoque).
Garantir a qualidade e a coerência das descrições e atributos dos produtos na plataforma.
Implementar práticas de SEO on-page para melhorar a visibilidade dos produtos nos buscadores.
Acompanhar e ajustar palavras-chave e descrições otimizadas.
Pacote de trade e ações/Gestão de Campanhas e Promoções:
- Acompanhar os pacotes de trade com a equipe de MKT, definir de ações para construção do calendário comercial e garantir a linha de receita proveniente da indústria
- Auxiliar no planejamento e execução de campanhas de marketing, promoções e ofertas especiais.
- Monitorar a performance das campanhas e otimizar com base nos resultados.
Acompanhamento de Vendas e Estoque (com o time de Suprimentos):
Monitorar níveis de estoque e fazer a interface com o time de logística para garantir disponibilidade dos produtos.
Identificar e reportar produtos de baixa rotatividade/prazo de validade e propor estratégias de escoamento.
Atendimento e Suporte ao Cliente:
Interagir com o SAC para auxiliar na resolução de problemas e melhorar a experiência do cliente no site, entendendo os principais motivos de reclamações e contatos.
Coletar feedbacks dos clientes e sugerir melhorias para o site e o processo de compra, através de NPS e pesquisas de satisfação.
Scripts de Grupo VIP para lançamentos e promoções.
Análise de Concorrência e Pesquisa de Público:
Monitorar as práticas e os preços dos concorrentes.
Identificar oportunidades para diferenciar e posicionar a marca.
Realizar pesquisa de público em parceria com o Marketing para identificar oportunidades de ações.
Implementação de Melhorias na Experiência do Usuário:
Sugerir e implementar melhorias na interface do site para facilitar a navegação e aumentar as conversões.
Acompanhar o comportamento do consumidor no site e propor melhorias baseadas nos dados, com base em ferramentas
Relacionamento com Parceiros e Stakeholders Internos:
Coordenar com agências, fornecedores e outros parceiros para otimizar a performance das campanhas e a operação do site.
Colaborar com os times de marketing e conteúdo, trade, logística, compras, TI, entre outros, para garantir consistência e alinhamento nas estratégias.
Evolução, estar antenado nas tendências do mercado para trazer novos canais de venda, novas fontes de receita, redução de custos e alcance da meta do canal com o cumprimento do orçamento Ser engajado e ter espírito empreendedor; Ter habilidade de tomada de decisão. Experiências anteriores com operação de plataformas de ecommerce / marketplaces será considerado um diferencial.