Vaga de Analista de Departamento Pessoal
1 vaga: | Prestador de serviços (PJ) | Publicada hoje
- De R$ 3.001,00 a R$ 4.000,00
Sobre a vaga
* Apoio na Preparação da Folha de Pagamento:
Colaborar com o setor de contabilidade para garantir que todos os dados necessários para a elaboração da folha de pagamento sejam fornecidos de maneira precisa e em tempo hábil. Isso inclui informações sobre salários, horas extras, faltas, benefícios, descontos e outros encargos.
*Admissão e Demissão:
Processar as admissões e rescisões contratuais, cuidando da documentação necessária, registros e cumprimento das obrigações legais. A interface com a contabilidade é feita para garantir que os dados dos novos colaboradores ou rescisões sejam corretamente registrados na folha de pagamento.
*Controle de Férias e Afastamentos:
Monitorar o direito a férias dos colaboradores, organizar os períodos de gozo e garantir que os afastamentos (como licença médica, maternidade, etc.) sejam devidamente registrados, informando a contabilidade para o ajuste adequado na folha de pagamento.
*Gestão de Ponto Eletrônico:
Controlar os registros de jornada de trabalho, como horas extras, banco de horas e compensações, para fornecer os dados corretos à contabilidade, garantindo que todas as horas trabalhadas sejam devidamente consideradas no cálculo da folha.
*Cumprimento da Legislação:
Acompanhar as alterações na legislação trabalhista e previdenciária e garantir que os processos do departamento pessoal estejam sempre atualizados. Trabalhar em conjunto com a contabilidade para garantir a conformidade de todos os cálculos da folha de pagamento, encargos sociais e impostos.
*Elaboração de Relatórios:
Elaborar relatórios de controle de benefícios, de horas trabalhadas e de férias, para que a contabilidade possa processar as informações e gerar os documentos necessários para o fechamento da folha de pagamento.
*Suporte aos gestores: Atendimento à liderança para esclarecimentos sobre salários, benefícios, pontos e outros assuntos relacionados ao departamento pessoal.
*Legislação Trabalhista e Previdenciária:
Conhecimento profundo sobre as leis trabalhistas (CLT), convenções coletivas, direitos e deveres dos trabalhadores, incluindo atualizações na legislação, para garantir que todos os processos de admissão, rescisão, férias, e benefícios estejam em conformidade com as normas legais.
*Sistema de Folha de Pagamento:
Familiaridade com sistemas de gestão de folha de pagamento e sistemas de ponto eletrônico, para fornecer as informações corretas sobre jornada de trabalho, horas extras, faltas, descontos e outros dados necessários para a contabilidade realizar os cálculos de forma eficiente e precisa.
*Apoio nos Cálculos Trabalhistas:
Embora os cálculos de salários, horas extras, descontos, férias, 13º salário, entre outros, sejam realizados pela contabilidade, o analista de DP deve garantir que todos os dados necessários estejam corretos e atualizados, como registro de ponto, informações sobre faltas, licenças e benefícios. O analista também deve verificar a conformidade dos cálculos feitos pela contabilidade.
*Conhecimento em eSocial e Obrigações Acessórias:
Experiência com sistemas de envio de informações trabalhistas para o Governo (eSocial, SEFIP, CAGED, etc.). O analista deve garantir que todos os dados necessários para o cumprimento das obrigações acessórias estejam atualizados e sejam enviados de forma correta, colaborando com a contabilidade para o fechamento das obrigações fiscais.