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Telefonista

Média Salarial
R$ 1.114,08
Vagas na Catho

O que faz?

Quais são as funções, atividades e atribuições?

A telefonista recepcionista trabalha realizando atendimentos telefônicos, recepcionando clientes e visitantes que chegam ao ambiente físico da empresa e executando atividades administrativas. Sua principal função é oferecer um atendimento ao público de qualidade, fornecendo informações precisas e claras sobre o funcionamento do produto ou serviço, apoiando ao cliente ou visitante em processos como: agendamentos, solicitações, recados, emissão de documentações, recebimento de correspondências e etc.

Portanto, precisa demonstrar uma personalidade simpática e empática durante todo o seu contato com as pessoas. E apesar do termo “telefonista”, o atendimento pode ocorrer por várias vias diferentes, tanto presencialmente, quanto por outros canais digitais, como por exemplo: e-mail, redes sociais e etc.

Mas além disso, também possui a responsabilidade de executar atividades de cunho administrativo, como por exemplo: cadastramento de clientes em sistemas, emissão de notas fiscais, controle e organização de documentações, controles de planilhas e etc.

No geral, possui atribuições como:

  • Atendimento presencial;
  • Organização de documentos e arquivos;
  • Atendimento via email ou redes sociais;
  • Recepção de clientes e visitantes;
  • Controle da agenda de outro profissional;
  • Atendimento de chamadas telefônicas;
  • Controle de solicitações e pedidos de outros clientes;
  • Cadastramento de clientes, vendas, chamadas e etc em sistemas;
  • Emissão de documentos;
  • Recebimento de correspondências;
  • Controle das chaves das dependências da empresa.

Geralmente, trabalha dando apoio administrativo a outro profissional prestador de serviços, como por exemplo: médicos, esteticistas, dentistas, arquitetos e etc.

Áreas de atuação


A telefonista recepcionista, geralmente atua em estabelecimentos como:

  • Clínicas médicas, odontológicas e de estética;
  • Instituições de ensino (escolas, cursinhos e etc.);
  • Prédios comerciais;
  • Instituições financeiras (serviços de crédito, seguro, investimentos e etc.);
  • Clínicas veterinárias;
  • Hotéis;
  • Escritórios de serviços administrativos, assessorias e consultorias empresariais.

Com isso, possui um mercado de trabalho amplo em seus segmentos, com vagas de emprego disponíveis para atuar em empresas de pequeno, médio e grande porte.

Isto é pelo fato da maioria das empresas necessitarem de um profissional dedicado apenas ao atendimento ao cliente, fazendo assim com que haja uma área de atuação com uma grande variedade de segmentos empresariais,

Pré-requisitos para a profissão

A maioria dos contratantes das vagas de telefonista recepcionista exigem que o candidato possua:

  • Perfil simpático, cordial e empático;
  • Habilidades de comunicação verbal (escrita e oral);
  • Ensino médio completo;
  • Conhecimentos de informática;
  • Boa digitação;
  • Experiência com atendimento telefônico e recepção.

Geralmente, estes são os pré-requisitos. Porém, alguns contratantes acabam não exigindo a experiência profissional.

Formação Desejada

Para assumir o cargo de telefonista recepcionista, na maior parte dos casos, apenas o ensino médio completo é necessário.

No entanto, cursos de curta duração sobre administração, atendimento e informática são considerados diferenciais para quem está em busca de oportunidades nesta função. Pois comprova uma maior aptidão para executar as atividades do cargo.

Como se tornar telefonista recepcionista?

Tem vontade de se tornar uma telefonista recepcionista? Separamos um pequeno passo a passo para você:

  1. Busque pela sua formação: para assumir este cargo, na maioria dos casos é preciso ter o ensino médio completo.
  2. Busque conhecimento: caso ainda não tenha conhecimento, você pode aprender sobre o pacote office e informática básica através de cursos presenciais, cursos online, ou vídeo-aulas gratuitas na internet. Apenas não deixe de buscar, pois estas serão exigências dos contratantes.
  3. Lembre-se: neste caso, o certificado não é mais importante do que o conhecimento!
  4. Adquira experiência: na maioria dos casos, os contratantes buscarão por pessoas com experiência profissional. Então, se você ainda não possui, busque por vagas de emprego de operador de atendimento, recepcionista ou cargos semelhantes que não exigem experiência, para que você possa dar seus primeiros passos.
  5. Monte seu currículo: crie um currículo com objetivo profissional de “telefonista recepcionista” (se precisar de ajuda, separamos algumas dicas logo abaixo!).
  6. Candidate-se: busque por vagas de emprego de telefonista recepcionista.

Além disso, lembre-se sempre de trabalhar no seu dia a dia suas habilidades de comunicação. Buscando desenvolver a simpatia, empatia, paciência e cordialidade nas suas relações do dia a dia. Afinal, um perfil como este é essencial para quem deseja assumir este cargo.

Modelo e dicas de currículo para telefonista recepcionista

O currículo é uma peça fundamental para atrair a atenção de contratantes e garantir uma oportunidade de emprego. Por isso, separamos algumas dicas de currículo para telefonista recepcionista

  1. Objetivo Profissional: Coloque esta seção no início do seu currículo, inserindo apenas o cargo que você busca no momento, que neste caso ficaria apenas “telefonista recepcionista”.
  2. Resumo Profissional: Em não mais que 3 linhas, faça um resumo profissional sobre você falando sobre a sua formação, suas experiências com atendimento ao cliente e suas habilidades administrativas.
  3. Formação Acadêmica: Inclua as informações sobre o seu ensino médio (nome da instituição, data de início e data de conclusão). Caso você possua o curso superior, insira apenas as informações da sua graduação.
  4. Experiências Profissionais: Começando da sua experiência mais recente, cite todas as experiências relevantes de atendimento e recepção que você possui. Detalhe as atividades desempenhadas para que o recrutador possa analisar a sua capacidade.

Caso você precise de um modelo para se basear durante a construção do seu CV, siga este modelo de currículo de atendimento.

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