Profissionais da área administrativa, que trabalham com gestão e departamentos financeiros, utilizam conceitos básicos de contabilidade e finanças e tem esses conceitos na ponta da língua. Mas você saberia dizer quais as principais diferenças entre contabilidade e finanças?
Na contabilidade existem vários aspectos que também fazem parte de finanças, como análise de custos, balanço, entre outros. A principal diferença é que os dados são apresentados de uma maneira mais específica, para conhecimentos de profissionais de cargos superiores da empresa.
Com isso, a direção da empresa tem uma base mais definida sobre as possibilidades de investimento, e os cortes de verbas que serão necessário realizar, entre outros procedimentos financeiros.
Já a contabilidade é uma etapa anterior, onde são registrados todos os dados de transações econômicas, entradas e saídas, contratação de pessoal, dispensa, custos operacionais, entre outros para uma futura análise gerencial.
Uma maneira simples de lembrar sempre da diferença entre essas duas áreas é que ao contrário da contabilidade, que tem uma função mais analítica, finanças é mais objetiva, que se preocupa apenas com a vida financeira da organização.