Descubra a diferença entre Nutricionista e Dietista

imagem de capa de uma nutricionista em atendimento

Você gosta de comer? Provavelmente a sua resposta foi “sim”, mas a sua alimentação fornece todos os ingredientes que o seu corpo necessita? Ficou na dúvida, não é mesmo? Pois bem, é aqui que entram as profissões de nutricionista e dietista.

Para saber quais as diferenças entre essas funções acompanhe o artigo. Vamos conferir?

Nutricionista e Dietista: é tudo a mesma coisa?

Nutrição e Dietética são áreas interligadas. Ambas estudam os alimentos e como eles se comportam no organismo, em termos de nutrientes e vitaminas. A diferença está na forma em que isso é aplicado.

O nutricionista é o profissional que analisa a alimentação de maneira ampla, criando diferentes tipos de cardápio para as mais diversas necessidades. Ele também observa a qualidade dos ingredientes usados nas indústrias alimentícias e está atento às normas de conservação dos produtos.

No caso do dietista, a sua função é mais específica. Ele é o profissional responsável por elaborar dietas, seja para pessoas que querem emagrecer, que estão doentes ou são atletas.

Uma dieta exige a supressão ou o acréscimo de nutrientes para as mais diferentes necessidades orgânicas. Assim, o profissional da área cria cardápios que equilibrem essa falta ou excesso de substâncias. Algo diferente da Nutrição que busca inserir todos os nutrientes básicos na alimentação.

Qual curso fazer para Nutricionista e Dietista?

Se você ficou interessado em qualquer uma dessas áreas, mas está em dúvida sobre qual delas escolher, nós temos uma boa notícia. O curso de graduação para nutricionista ou dietista é o mesmo: Nutrição. Assim, todo profissional dietista é também nutricionista. A diferença está no nível de especialização.

Em geral, o nutricionista tem conhecimentos mais gerais, sem a necessidade de se aprofundar em um determinado campo. No caso do dietista, ele precisa fazer uma pós-graduação ou cursos de capacitação para ampliar os conhecimentos básicos da faculdade.

Onde cada profissional pode atuar?

Quem é formado em Nutrição pode atuar em restaurantes e hotéis. Nesse caso, você propõe cardápios junto com o chefe de cozinha e verifica as condições de higiene do lugar, incluindo conservação e manipulação de alimentos. Também é possível atuar em clínicas, criando cardápios para o público em geral.

De uma forma mais ampla, o profissional pode analisar o processo de desenvolvimento alimentício em indústrias e trabalhar na área de marketing propondo novos tipos de alimentos. Também pode atuar junto à Vigilância Sanitária e em qualquer local que tenha programa de bufê.

O dietista, por sua vez, concentra-se mais em hospitais, propondo cardápios adaptados às necessidades de cada paciente. Ele também atua em spas ou clínicas de emagrecimento, bem como em centros esportivos.

Como é o curso de Nutrição?

curso de Nutrição é ofertado em nível de bacharelado e tem duração média de quatro anos. Ao longo desse tempo, o aluno tem aulas da área de saúde, como o estudo da anatomia, e disciplinas específicas sobre alimentos, tanto em termos de preparação como conservação.

Outra matéria bastante estudada é química. Afinal, é preciso conhecer a fundo a organização de nutrientes e como eles são metabolizados. Antes da formatura você também precisa realizar um estágio obrigatório.

Agora você já sabe as diferenças entre um nutricionista e dietista. Em suma, ambos os profissionais precisam ter um conhecimento aprofundado sobre os alimentos e utilizá-los para melhorar e manter o funcionamento saudável do organismo.

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!