Saiba mais sobre viajar a trabalho e a tendência workation

viajar-a-trabalho

Depois da pandemia global em 2020, muitas empresas aprenderam a se adaptar ao home office e descobriram novos modelos de trabalho que trazem uma maior liberdade de localização de seus colaboradores, afinal, certas atividades podem ser feitas sem que o funcionário esteja presente, economizando tempo e deslocamento.

Por muito tempo, “viajar a trabalho” foi um recurso limitado, permitido somente a grandes líderes, e o chamado workation era completamente inacessível. Para entender um pouco mais sobre essa mudança e como fazer parte dessa tendência profissional, continue a leitura!

O que é viajar a trabalho?

Mesmo que algumas pessoas mais acostumadas com modelos de trabalho mais tradicionais considerem viajar apenas uma forma de lazer, uma viagem a trabalho é tão séria quanto um dia de trabalho normal. O deslocamento de um colaborador ou um chefe com objetivo de cumprir tarefas e atividades destinadas à empresa e ao seu crescimento é uma viagem de trabalho que pode trazer diversos benefícios, como o networking, capacitação e treinamento de funcionários.

É importante lembrar que essas viagens não só contribuem diretamente para o crescimento externo, mas também no fortalecimento interno da empresa. Afinal, ao enviar seu funcionário, está investindo no desenvolvimento profissional do colaborador.

Como planejar viagens de trabalho?

Para planejar a logística das viagens como passagens, hospedagem, transporte e até em como aproveitar melhor a experiência, deve haver um acordo bem claro entre os recursos humanos e o colaborador.

Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), quando o funcionário se desloca em uma viagem a trabalho, esse período de deslocamento deve ser contabilizado como parte da jornada de trabalho, pois vai além do deslocamento tradicional até a empresa.

Aqui, as despesas de transporte, como passagens aéreas, rodoviárias ou ferroviárias, também devem ser bancadas pela organização, assim como hospedagem, garantindo condições adequadas de estadia e despesas no local, como transporte por aplicativo ou aluguel de veículos. Importante mencionar que, exceto casos em que se exceda a jornada diária, não são pagas horas extras.

Contabilizando as horas que você estará trabalhando, a empresa também pode oferecer diárias para cobrir gastos com alimentação e outras pequenas despesas. Esses custos não devem ser descontados do salário do colaborador, mas ser bem discutidos para evitar problemas de logística.

Estabelecidos esses limites, você pode planejar o que fazer em seu tempo livre na viagem, lembrando que o enfoque é o trabalho! Priorize seus deveres, afinal, é uma viagem a negócios. Após estar liberado de suas atividades, você estará livre para visitar restaurantes ou museus, sempre tendo em mente que essa parte do lazer deve sair de seu próprio bolso.

Dicas para networking durante viagens

Na hora de viajar a trabalho, o nervosismo pode surgir, afinal, seu papel é representar a empresa para novas pessoas. Por isso, separamos algumas dicas importantes para não errar nesse momento tão relevante do viajar a trabalho.

1. Prepare-se de acordo com a programação

Antes de embarcar na viagem a negócios, pesquise e preste atenção no que deverá fazer, estude sobre as conferências ou reuniões que irá participar. Leve cartões de visita, ensaie o que deve fazer e como falar com as pessoas.

2. Seja proativo e interaja com as outras pessoas

Seja animado, amigável e tenha iniciativa. As relações interpessoais são extremamente importantes para essas ocasiões, demonstre interesse e pense sempre em qual seria o posicionamento da sua empresa naquela situação. Aproveite até os momentos informais, pois são ocasiões descontraídas, o que facilita a criação de laços.

🗺️Confira: Trabalhar no exterior: guia completo para conquistar carreira internacional

3. Seja receptivo para aprender coisas novas

Em qualquer viagem, é imprescindível estar aberto à cultura local. No mundo dos negócios, não poderia ser diferente. Abrace diferenças regionais e esteja disposto a aprender e a se adaptar, faça novas conexões e mantenha-as por meio de e-mails ou mensagens eventuais, assim, maximizando oportunidades de networking.

Além da viagem a negócios: o que é o workation?

“Workation” é uma mistura dos termos em inglês “work” e “vacation”, que significam “trabalho” e “férias”. É basicamente uma prática onde uma pessoa trabalha remotamente enquanto está em uma viagem ou fora do ambiente tradicional. Trata-se de um benefício oferecido para combinar o trabalho com momentos de lazer, aproveitando as vantagens da flexibilidade proporcionada pelo trabalho remoto — o teletrabalho ou “home office”.

Vantagens e desvantagens do workation

Apesar de não estar na CLT, a tendência do workation tem se tornado mais popular, já que, se o empregado consegue conciliar seus deveres e responsabilidades em diferentes locais de trabalho, não há motivos para que ele não o faça. Por isso, para os benefícios, conta-se com:

  1. Maior flexibilidade e motivação: durante o workation, o colaborador ganha maior flexibilidade, afinal, consegue realizar as tarefas em locais diferenciados, mais dinâmicos e, por vezes, até mais acolhedores, o que também traz mais dinamicidade ao trabalho;
  2. Ambiente diferenciado: em vez de trabalhar de casa ou do escritório, o colaborador pode estar em uma praia, montanha ou qualquer outro local que ofereça uma experiência agradável.

Quanto aos pontos negativos, podemos citar:

  1. Redução da produtividade: às vezes, por estar em um local novo, o funcionário pode ter dificuldade em se conectar ao trabalho em meio às distrações, o que pode afetar a concentração e a produtividade;
  2. Dificuldade em separar o momento de lazer do trabalho: a linha entre trabalho e lazer pode se tornar confusa com diferentes fuso-horários, os estresses da função podem atrapalhar os momentos de lazer e dar a sensação de esgotamento ou que você nunca está totalmente de férias. Por isso, é tão importante saber separar a vida pessoal da profissional.💻Leia também sobre os profissionais nômades digitais, pessoas que trabalham online e não precisam estar presentes em um escritório, cidade ou país em particular.

💻Leia também sobre os profissionais nômades digitais, pessoas que trabalham online e não precisam estar presentes em um escritório, cidade ou país em particular.

Como construir uma carreira que permita viajar?

Você deve pensar em vagas para quem gosta de viajar e sempre se atentar às oportunidades. Algumas opções interessantes são: consultor de viagens, guia de turismo, internacionalista, fotógrafos e escritores de viagens, cinegrafistas e entre outras profissões.

Além disso, com a crescente flexibilidade no mercado de trabalho e a expansão do home office, é mais fácil encontrar profissões e carreiras que permitam que você explore o mundo enquanto constrói sua carreira profissional, principalmente aquelas que precisam apenas de um computador como ferramenta de trabalho.


Gostou de saber mais sobre viajar a trabalho e conhecer um pouco sobre workation? Esperamos que as informações estejam claras para você que quer se aventurar nessa área!

Comente abaixo qual é a sua opinião sobre este artigo e navegue pelo nosso blog para encontrar outros conteúdos que possam interessar, tanto na área de trabalho quanto com informações trabalhistas e dicas de currículo. Agradecemos por nos acompanhar até aqui e até a próxima!

VAGAS ABERTAS | Principais áreas contratando

Se você está buscando um emprego, selecione abaixo a sua área de interesse e confira os cargos com oportunidades abertas!

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!

Sair da versão mobile