Descobra a seguir o que realmente é ser universitário e também quais as suas vantagens no mercado de trabalho. Vamos conferir?
O que é ser universitário?
Assim como a própria nomenclatura da palavra sugere, universitários são pessoas que estudam em uma universidade.
Isso significa que são todas as pessoas estudantes da graduação e da pós-graduação, tanto stricto quanto lato sensu em institutos de ensino regulamentado pelo Ministério da Educação (MEC).
De forma geral, ser um universitário representa fazer parte de uma categoria bastante abrangente e privilegiada em nosso país. Dedicar-se exclusivamente aos estudos.
Por fim, se classifica como universitários pessoas que:
- São estudantes em uma instituição de ensino superior regularizada pelo MEC;
- Estar matriculado e frequentar regularmente as aulas;
6 vantagens de ser um universitário
É mais do que comum que você pense em entrar no ensino superior depois de terminar o colegial. Afinal, um curso de graduação oferece maiores possibilidades de crescimento no mercado de trabalho.
Porém, sabia que existem várias outras vantagens em ser um universitário? É exatamente sobre isso que vamos conversar aqui no texto de hoje.
De forma geral, os benefícios de ser um estudante universitário podem ser divididos em dois grandes grupos. O primeiro deles está relacionado com desenvolvimento profissional e intelectual, e o segundo com privilégios que facilitam a vida cotidiana.
1. Oportunidade de aperfeiçoar suas habilidades
O curso superior traz conteúdos técnicos e específicos de uma determinada área de estudos. Além disso, durante a graduação, você pode realizar pesquisas, participar de debates, realizar visitas guiadas a empresas e prestar assessoria, entre várias outras coisas.
Tudo isso, fará com que você desenvolva habilidades pessoais e profissionais, transformando-o em uma pessoa mais bem capacitada.
2. Direito a pagar meia-entrada em diversos locais e eventos
Quem é estudante, inclusive de nível universitário, tem direito a pagar um valor reduzido nos mais diferentes locais.
De acordo com a Lei da Meia-Entrada, você só precisa apresentar sua carteirinha estudantil para ter 50% de desconto em cinemas, shows, teatros, eventos esportivos, circos e vários outros espaços de entretenimento e cultura.
3. Facilidade para abrir conta em banco
Nem sempre é simples abrir conta corrente em banco. Além de precisar comprovar renda (algo que nem todo estudante possui), você tem que arcar com altas taxas de manutenção.
Quem é universitário, no entanto, tem atendimento diferenciado na maior parte das agências. Assim, consegue fazer a conta apresentando apenas o comprovante de matrícula. Além disso, recebe isenção ou descontos nas taxas bancárias.
E se você busca por um novo emprego, não deixe de acessar o site da Catho para se candidatar a milhares de vagas de estágio de forma grátis e ainda por tempo ilimitado.
4. Descontos em serviços de streaming e em produtos
Além da meia-entrada garantida por lei, o estudante universitário tem abatimento em diversos outros produtos ou serviços.
Plataformas de streaming de música, como o Spotify e o Deezer, por exemplo, já oferecem assinaturas com valores reduzidos em 50% para quem está na faculdade.
Outro exemplo é o Pacote Office (Word, Excel e Power Point), da Microsoft. A empresa disponibiliza a assinatura do Office 365, que dá acesso online aos programas citados, de forma totalmente gratuita para os estudantes. Para isso, basta cadastrar no site seu e-mail vinculado à instituição de ensino.
5. Gratuidade ou passagens mais baratas
Quem é universitário consegue solicitar o cartão estudantil. Com este é possível pagar meia passagem nos ônibus ou até mesmo receber isenção total da tarifa (neste caso é preciso atender alguns requisitos socioeconômicos). Ou seja, você consegue ter uma baita economia com transporte público.
6. Criação de networking
Networking é o mesmo que rede de relacionamentos e é algo extremamente importante, tanto do ponto de vista da troca de conhecimentos, quanto da perspectiva profissional.
Afinal de contas, se você conhecer mais pessoas, maiores serão as chances de conseguir a indicação para uma vaga de emprego ou de ficar sabendo da abertura de processos seletivos.
E, o período universitário é um dos melhores momentos para começar a construir seu networking. Até porque você tem contato com muita gente, desde alunos da sua sala até professores, palestrantes e estudantes de outros cursos ou turmas.
Bem, diante de tudo o que explicamos, fica fácil perceber que são várias as vantagens de ser um universitário, não é mesmo? Além do conhecimento acadêmico e do crescimento no mercado profissional, você também consegue vários descontos e pode construir relacionamentos importantes.
Se tiver gostado do texto de hoje, compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais!