Provavelmente você já ouviu muita gente dizer que resumos são essenciais na hora de estudar, não é?! Então, conheça no texto como criar um bom resumo de texto para ajudar nos estudos e aprendizado.
Além disso, veja qual o objetivo de resumir um conteúdo, quando vale a pena a atividade e muito mais. Então, vamos conferir?!
O que é um resumo de texto?
Resumos são ferramentas muito importantes na hora de estudar. Eles reúnem os pontos essenciais de cada assunto, ajudando você a se lembrar, de forma rápida, de conteúdos extensos. A questão é que nem sempre é simples fazer isso.
Algumas vezes, você pode inserir informações desnecessárias no resumo de texto ou criar trechos confusos. O resultado é um novo conteúdo que mais atrapalha do que ajuda o aprendizado.
A primeira questão que você precisa entender é que os resumos devem ser concisos. Ou seja, nada de escrever muito e sim de maneira objetiva e com suas palavras.
Outro ponto importante é ter domínio do assunto sobre o qual se está escrevendo. Somente assim será possível criar um conteúdo de valor que fará diferença na hora da revisão.
Qual a função de resumir um texto?
O objetivo principal do resumo é explicar um assunto de forma rápida. Para isso, ele precisa abordar as ideias principais de um tema, mas sem detalhar cada aspecto.
A ideia é que ao reler o resumo você se lembre do assunto de forma geral e, a partir daí, acesse os detalhes do conteúdo por meio da memória.
O resumo é ótimo para fazer revisões. Assim você não precisa gastar horas estudando novamente vários capítulos de uma matéria, um livro ou mesmo revendo os slides da aula.
O estudo aprofundado é feito apenas uma vez e depois passa-se para os resumos. Isso ajuda muito a economizar tempo, aumentando a produtividade. Algo extremamente importante para quem está na época do vestibular ou se preparando para concursos, por exemplo.
Além disso, ao realizar um bom resumo de texto, você está indo a direção da qualificação profissional. Ou seja, está se preparando para aumentar a suas chances de promoção e até mesmo aquele emprego novo.
Quando fazer um resumo do seu texto?
Como dito, resumir um texto pode ajudar na memorização do seu novo aprendizado. Mas alguns pontos são importantes no momento de analisar quando fazer resumos.
Elaborar um resumo tem o seu grau de importância, porém é importante saber como e quando usar essa ferramenta. A seguir listamos cada um deles:
Depois de estudar bastante
Para fazer um bom resumo de texto é necessário que você tenha estudado muito sobre o assunto que será resumido. Assim, de nada adianta fazer uma leitura superficial da matéria e já querer fazer uma síntese da mesma. Isso fará com que o texto elaborado fique incompleto ou não capte os tópicos realmente essenciais.
Se você gosta de escrever a mão, pode separar um caderno e escolher a sua melhor caneta. Mas se for do time da digitação, é melhor criar pastas em seu computador para cada matéria ou resumo feito para acha-los com mais facilidade.
Quando você escreve com as suas próprias palavras
Uma coisa que não funciona na hora de criar resumos é pegar trechos do livro ou apostila e inserir no resumo, quase como se estivesse montando um quebra-cabeça.
O texto deve ser escrito com as suas palavras, afinal ele é uma explicação concisa do que você entendeu daquilo que estudou. Caso contrário, ele torna-se apenas um cópia do material de estudos que você tem.
Quando você tem um objetivo
Fique atento ao seu objetivo na hora de elaborar a síntese. Esta é útil, principalmente, para fazer revisões, mas se você sabe que não terá tempo de revisar o assunto, talvez não faça sentido criar um resumo.
Quando você conhece seu estilo de aprendizagem
Outro ponto importante é observar seu estilo de aprendizagem. Ele é essencial para saber se o resumo vai funcionar ou não. Algumas pessoas aprendem melhor ouvindo, outras lendo e há aquelas que gostam mais de ver vídeos. Sendo assim, observe o tipo de resumo que você fará.
Caso capte melhor o assunto por meio da audição, criar uma síntese em texto não vai ajudá-lo. Então, que tal gravar uma explicação em áudio, por exemplo? O mesmo ocorre com os vídeos. Se é assim que você gosta de estudar, grave-se dando uma pequena aula sobre a matéria e utilize o arquivo na hora da revisão.
E se você está buscando por emprego, não deixe de aproveitar o site da Catho de forma grátis e por tempo ilimitado. Basta preencher o seus dados no formulário a seguir e começar a se candidatar sem pagar nada! Comece já!
[formulario]
Como fazer um bom resumo de texto
Seus resumos ficam maiores — ou quase do mesmo tamanho — que o conteúdo original? Então, você precisa acompanhar agora as nossas dicas de como fazer um bom resumo de texto para você gravar melhor todo o assunto que está estudando.
1. Leia o conteúdo original com atenção
Você precisa estudar bastante o assunto sobre o qual escreverá um resumo. Apenas quando entender o conteúdo será possível resumi-lo.
Se você preferir, ao logo de sua leitura, pode realizar pequenas anotações em forma de lista para unificar ao quando for criar o resumo do texto. Além disso, se o material for físico, dá para utilizar os marca textos.
2. Anote as ideias centrais do texto
Depois de estudar a matéria, pegue uma folha em branco e liste os temas centrais do texto. Escreva palavras-chave, fórmulas, datas, nomes importantes e qualquer outra coisa que seja essencial.
E se você gostar de utilizar o computador para isso, apenas não se esqueça de onde salvou o seu conteúdo. O ideal é que tenha uma pasta apenas para resumir o texto e criar uma copia em nuvem para poder acessar fora de casa.
3. Crie uma lista de perguntas
Na mesma folha com as ideias centrais escreva algumas perguntas importantes. Estas vão variar dependendo do material estudado, contudo elas devem começar com “o que”, “como”, “quando”, “onde”, “com quem”.
Outra dica interessante sobre a criação de perguntas é imaginar as dúvidas que você teria sobre o texto caso não o tivesse lido. Essas dúvidas precisam ser respondidas no resumo.
4. Faça um mapa mental
Os mapas mentais são espécies de resumos gráficos. Eles são construídos em forma de diagrama. No centro da imagem, você coloca a ideia central do conteúdo. Depois puxa ramificações com os pontos mais importantes que explicam aquele assunto.
Cada ramificação terá subdivisões menores, e assim por diante. Sempre use frases curtas, abreviações ou palavras-chave em cada tópico. Abuse da criatividade e das cores na hora de construir o mapa.
5. Crie associações
Crie associações que fazem você se lembrar do assunto que estudado. Isso inclui o uso de siglas, imagens, algum comentário engraçado do professor etc.
6. Escreva o resumo desse texto
Depois de ter tudo esquematizado em mapas mentais, perguntas e palavra-chave, chegou o momento de escrever seu resumo. Lembre-se que ele precisa conter apenas as informações principais do assunto. Ou seja, não especifique tudo aquilo que estudou, caso contrário seu resumo perde a eficácia.
Na hora de desenvolver o texto, crie um planejamento de introdução, desenvolvimento e conclusão. Organize as ideias em ordem cronológica e, na medida que for escrevendo, faça observações com as associações criadas no passo anterior.
Pronto, você terminou seu resumo. À princípio, ele parece algo complicado de ser elaborado, porém com a prática esse processo torna-se cada vez mais simples. Sendo assim, estude com atenção e dedique-se à elaboração dos resumos.
E aí, gostou de aprender como fazer um bom resumo de texto para melhorar os seus estudos? Então, aproveite para compartilhar o conteúdo em sua rede social favorita para que seus amigos também possam ler.