O profissional de Educação Física promove a saúde e a capacidade física por meio de atividades corporais, bem como organiza e supervisiona programas de exercícios físicos.
Este profissional também pode auxiliar na preparação de atletas de diversas modalidades e trabalhar com grupos, escolas, clubes, ONGs e academias.
É preciso o registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF) do estado para exercer a profissão. Já para dar aulas em escolas, é necessário ainda o diploma de licenciatura. Saiba tudo a seguir!
Perfil da Profissão
Por ainda ser uma disciplina obrigatória nos ensinos Fundamental e Médio de escolas públicas e privadas, esta é a maior área de trabalho para quem tem licenciatura, enquanto os que têm bacharelado podem atuar em academias de ginástica.
O condicionamento físico é uma outra área de atuação como personal trainer, bem como trabalhar em clubes, em empresas – com ginástica laboral – e em condomínios e resorts – com atividades esportivas e de recreação. Ainda é possível trabalhar em centros de seguro saúde atuando com saúde preventiva.
Uma área que está ganhando destaque são as clínicas, hospitais e spas, que contratam os profissionais de Educação Física para cuidar do condicionamento físico dos pacientes.
Formação em Educação Física
Ao escolher o curso de Educação Física o aluno aprenderá sobre diversas áreas das Ciências Biológicas, como anatomia, ortopedia e fisiologia. Administração, economia e estatística também são algumas das disciplinas estudadas.
Nos cursos de licenciatura, o estudante tem no currículo aulas relacionadas ao processo pedagógico, como psicologia da educação, processo e práticas pedagógicas.
Com duração de quatro anos (bacharelado) e três a quatro anos (licenciatura), o estágio e o trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.
O que faz um Educador Físico?
Ao escolher a área de Educação Física, o profissional pode atuar em diversas atividades como:
- Condicionamento físico – auxiliando na realização de exercícios individuais.
- Ensino – dando aulas nos ensinos Infantil, Fundamental e Médio.
- Grupos especiais – acompanhando idosos, gestantes, adultos e crianças nas atividades físicas.
- Performance – orientando pessoas e equipes nos processos de treinamento e competição.
- Pós-cirúrgico – ajudando pacientes de cirurgias a realizar exercícios para a recuperação pós-operatório e manutenção dos resultados obtidos.
- Recreação – entretendo o público em hotéis, spas, clubes, condomínios e navios.
- Turismo ecológico – coordenando atividades ao ar livre.
Principais habilidades
- ter boa comunicação
- ter iniciativa e empatia
- ser criativo
- saber liderar e gerir pessoas
Carreiras relacionadas
- Fisioterapia
- Psicologia
Locais onde o profissional de educação física pode atuar
- Escolas
- Academias
- Empresas privadas
- Hospitais
- ONGs
- Escolas
VAGAS ABERTAS | Principais áreas contratando
Se você está buscando um emprego, selecione abaixo a sua área de interesse e confira os cargos com oportunidades abertas!