Trabalhar na Televisão: conheça as áreas que estão além das câmeras

Dia da televisão

A televisão é um dos mais tradicionais veículos de comunicação e entretenimento do mundo. Por trás da produção e veiculação de programas jornalísticos, culturais ou da diversão existe o trabalho de muitos profissionais, que fazem  toda a magia da TV acontecer.

Nem sempre o profissional que quer trabalhar com televisão precisa estar na frente das câmeras, até porque, no backstage (termo técnico para bastidores) temos profissionais atuando em inúmeras tarefas. As emissoras e organizações de produção audiovisual contam com profissionais ligados diretamente à criação e produção de programas.

Normalmente as emissoras são empresas grandes, por isso exigem os mais diversos tipos de profissionais para manter um bom funcionamento.

Aqui traremos algumas dessas áreas e como são importantes nesse setor. Quem sabe assim você consegue encontrar o seu lugar neste meio sem precisar se tornar um astro dos palcos e das cenas?

Áreas para trabalhar na televisão e audiovisual

Os profissionais de televisão têm atribuições que variam de acordo com a área direta em que atuam: criação, direção, edição, produção, roteiro ou operação. Conheça agora alguns dos principais cargos para quem sonha em trabalhar em uma emissora de televisão ou em produtoras audiovisuais. Veja:

Criação

A criação envolve planejamento e elaboração de um programa. Os profissionais de criação em Rádio e TV são responsáveis pela ideia original do material (programa, spot de rádio, novela, reality show, websérie, etc.), podendo também definir como serão as cenas e qual o objetivo final da produção.

Roteirização

O roteirista é responsável por criar ou adaptar uma obra em uma história para o audiovisual, além de pensar em todos esses elementos, como: a construção dos personagens, diálogos, estilo e ritmo. O roteiro é um documento que contempla tudo que irá aparecer na gravação. Para trabalhar com roteiros, é necessário ter criatividade para criar histórias, documentar e escrever.

Direção

O diretor, lidera todos os profissionais envolvidos no processo do programa, conduzindo a produção, para garantir a qualidade dos produtos audiovisuais. Essa direção é decisiva na escolha do elenco, do visual, iluminação, dramatização, sonorização, clima e outros aspectos, embora seja comum haver direções específicas para cada elemento, além da direção geral da produção.

Produção

Essa área deve garantir que todos os recursos necessários para a realização do trabalho estejam disponíveis, providenciando material de apoio, figurino, ambientes, artefatos, alimentação, etc, precisando sempre estar por dentro de cada etapa do processo. Como produtor você vai trabalhar nos bastidores dos produtos, cuidando de toda logística e infraestrutura.

Edição

A edição trabalha na montagem, aplicação de efeitos, cortes e adequações de todas as gravações de acordo com as necessidades do roteiro, sendo a finalização de todo o processo.

Direção de Fotografia

É responsável por criar as cenas e os enquadramentos, destacando aspectos do cenário e das cores que devem ser vistos pelo espectador. O papel do diretor de fotografia é deixar o produto atraente, pensando em composição de cenário e iluminação. Sua atuação deve ser alinhada ao trabalho da pessoa diretora geral do trabalho.

Moda

Um dos caminhos possíveis a seguir nesta carreira é o de figurinista. Este profissional é responsável por fazer a caracterização dos personagens, definindo o tipo de roupa que vão usar, os acessórios e até o corte de cabelo. Muitas vezes são necessários trabalhos de pesquisa sobre culturas e referências para uma execução fiel à história ou ao sentido pretendido.

Marketing

O profissional de marketing que trabalha para as áreas internas da televisão fica responsável de conhecer as necessidades dos telespectadores e criar estratégias para atrair sua atenção, realizando pesquisas de mercado, campanhas de divulgação, estratégias de engajamento e afins. O objetivo é atingir os públicos e contribuir para uma boa audiência. 

| Conheça os nossos Modelo de Currículo 

Para atuar em uma dessas funções, você pode obter um título de bacharelado ou mesmo de tecnólogo, além de ser necessário ter uma excelente capacidade de comunicação e de criar conteúdos que expressam a mensagem da empresa ou do cliente. Esse setor é cheio de possibilidades e opções.

Parece um estilo de trabalho interessante para você? Pois bem, agora é importante você ler mais sobre essas carreiras para entender ao máximo o quanto você se identifica com ela. Além disso, busque sempre o seu desenvolvimento pessoal, isso é um passo importante para seguir em qualquer área. 

Dia da Televisão

Desde 1958, no dia 11 de agosto, é comemorado o Dia da Televisão em homenagem a Santa Clara de Assis, declarada padroeira deste meio de comunicação pelo Papa Pio XII. Na época, a TV estava se tornando popular e o papa decidiu oferecer a bênção e a proteção da igreja para esta nova tecnologia, proclamando a “Santa Clara Padroeira da Televisão”.  A data de seu falecimento, 11 de agosto de 1253, foi escolhida para a homenagem.

No Brasil, a tecnologia estreou em 18 de setembro de 1950 com a inauguração da TV Tupi. Para homenagear a ocasião, o Dia Nacional da Televisão foi instituído pelo presidente Fernando Henrique Cardoso em 18 de setembro, isso no ano 2001.

| Descubra mais de 200 mil vagas no site no Catho

E aí, você sabia que havia tantos cargos para se trabalhar em uma televisão? Então, nos conte lá nas redes sociais a área que mais te chama atenção e aproveite para marcar aqueles amigos que sonham em estar na TV.

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe seu comentário sobre o artigo

  1. Ótimo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!

Sair da versão mobile