Entenda tudo sobre o teste mbti, voltado para autoconhecimento dos candidatos usado por empresas nos processos seletivos. Acesse a plataforma de vagas da Catho e encontre a oportunidade ideal!
É comum as pessoas pesquisarem por testes como o MBTI, que descrevam e digam mais sobre o seu tipo de personalidade. Isso também pode ocorrer tanto para ter um conhecimento pessoal como para os setores de RH, que utilizam para saber melhor sobre algum candidato nos processos seletivos e determinar se eles vão para o banco de talentos ou continuaram avançando as etapas.
Existe um teste de personalidade chamado Indicador Tipológico Myers Briggs. Ele nada mais é do que uma ferramenta que pode ser utilizada para a identificação desses traços, que compõem as características, personalidades e preferências pessoais.
Se você tem mais interesse em saber sobre como funciona esse teste, continue lendo nosso artigo e veja quais são os tipos de personalidades existentes, suas características e como fazer o teste.
O que significa MBTI?
Como dito anteriormente, MBTI é a sigla para Myers-Briggs Type Indicator, esse teste surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, criado pelas professoras Isabel Briggs Myers e Katharine Briggs. Ele teve seu conceito baseado na teoria do livro “Tipos Psicológicos” (1921), escrito por Carl Jung.
Assim, ele é um teste capaz de identificar tipos de personalidade, mostrando os pontos fortes ou fracos de alguém, assim como os comportamentos que normalmente não identificamos em nós mesmos.
Com isso o teste consegue mostrar que os humanos têm padrões de comportamentos que diferem uns dos outros, mas que ainda podem ser divididos em grandes grupos.
Geralmente esses testes são muito procurados por pessoas que querem conhecer um pouco mais de si, assim como empresas que querem ter uma ideia da personalidade de um futuro colaborador, além de usá-lo em avaliações de desempenhos e feedbacks.
As empresas podem fazer o uso de outras ferramentas além do teste MBTI, mas utiliza da mesma metodologia.
Como funciona o MBTI?
O MBTI é um teste baseado nas respostas do questionário que possui perguntas sobre situações do cotidiano, para entender como você se comportaria naquele caso, e algumas outras sobre o comportamento humano.
As respostas possíveis variam entre “concordo plenamente”, “indiferente” e “discordo totalmente”, podendo haver entre elas algumas como “concordo parcialmente” e “discordo parcialmente”.
Depois do preenchimento das respostas, o resultado são avaliados e irão gerar um relatório final, entregando ao usuário a sua personalidade em quatro letras, que fazem parte dos pilares do MBTI. O avaliado pode ser classificado em uma das 16 personalidades mapeadas pelas professoras que criaram o teste.
Quais são os pilares de personalidades MBTI?
Para que o teste possa gerar um resultado mais assertivo em relação às perguntas da pessoa, ele se baseia em quatro pilares, como havíamos dito anteriormente. Abaixo, confira quais são e seus sub-pilares.
Energia e motivação
Primeiro começamos com os modos de execução da pessoa. Existem dois sub-pilares: introvertidos (I) e extrovertidos (E). Os introvertidos são aqueles indivíduos que pensam antes de fazer qualquer execução e preferem atividades individuais.
Já os extrovertidos possuem um anseio maior em participar de atividades em grupos, ter que trabalhar em equipe, além de agirem antes de pensar.
Percepção do mundo
Neste pilar do MBTI, os sub-pilares são divididos em observadores (S) e intuitivos (N). As pessoas observadoras possuem uma visão e um pensamento mais concreto para a sua compreensão de ideias. O intuitivo tem o seu consciente ligado a pensamentos mais abstratos, podendo ser eles intangíveis ou até mesmo simbólicas. Ambos utilizam ao menos os cinco sentidos.
Tomada de ações e formas de avaliação
Para isto temos os sub-pilares do racionalista (T), em que representa aqueles que são mais organizados, imparciais, objetivos e lógicos, onde sempre buscam argumentos racionais.
E o outro que são os sentimentais (F), onde agem com os seus sentimentos, agindo de uma maneira mais subjetiva, tendo maior preferência nas necessidades do ser humano e em suas preferências.
Estilo de vida
E no último pilar do MBTI, temos as formas de como as pessoas levam a vida. Temos os julgadores (J), esses que levam uma vida o mais planejada possível, onde tudo deve ser estruturado e conforme as regras.
Por outro lado, temos os perceptivos (P), em que são aqueles que mantém as suas opções em aberto e procuram levar uma vida mais tranquila. Possuem uma preferência em improvisações e liberdades, podendo se sentirem mais tranquilos quando dessa maneira.
Quais são as 16 personalidades do teste MBTI?
Com esses pilares e sub pilares, após o teste, a pessoa recebe o resultado com quatro letras, que correspondem a uma letra de cada pilar. Existem quatro grupos, em que são baseados de acordo os sub-pilares que mostramos anteriormente, mostrando a personalidade do indivíduo.
Cada uma das personalidades tem também um nome que são popularmente conhecidas, mas isso é apenas uma forma de resumir as características desse grupo. Veja abaixo quais são os grupos e as personalidades que os compõem:
1. Analistas
São os tipos de personalidades com os pilares intuitivos (N) e racionais (T). São conhecidos por seu pensamento lógico, imparcialidade e por possuir uma excelência intelectual. São as personalidades:
- ENTP (Debatedor): pensadores curiosos e inteligentes, que não perdem a chance de participar de um debate intelectual;
- ENTJ (Comandante): são considerados líderes ousados, que possuem uma força de vontade inimaginável e muito imaginativos; Sempre encontram um caminho ou fazem um;
- INTJ (Arquiteto): introvertidos, são estratégicos e pensadores, em que possuem um plano para tudo;
- INTP (Lógico): considerados inventores inovadores e que possuem uma constante vontade de adquirir conhecimento.
2. Diplomatas
Também são personalidades intuitivas (N), mas que são mais sentimentalistas (F). Conhecidos por suas habilidades diplomáticas, empatia e por terem um idealismo apaixonado. São eles:
- INFP (Mediador): conhecidos como os Mediadores, são pessoas amáveis, poéticas e altruístas, sempre dispostas a se juntar e ajudar uma boa causa;
- ENFP (Ativista): pessoas criativas, considerados os espíritos livres e entusiastas, sempre procurando motivos para sorrirem, além de serem muito sociáveis;
- INFJ (Advogado): são os chamados Advogados, indivíduos inspiradores, além de serem idealistas tranquilos, mas também misteriosos;
- ENFJ (Protagonista): Líderes carismáticos e inspiradores, conseguem hipnotizar seus ouvintes. Não é à toa que são considerados os Protagonistas.
3. Sentinelas
Essas são as personalidades observadoras (S) e também julgadoras (T). Famosos pelo foco na ordem, praticidade, além de segurança estabilidade. Conheça as personalidades:
- ISTJ (Logística): indivíduos práticos e sempre atentos aos fatos. Para eles, a confiabilidade não pode ser posta em dúvidas;
- ESTJ (Executivo): pessoas que são excelentes administradores, sendo insuperáveis em gestão de pessoas e de coisas;
- ISFJ (Defensor): são os Defensores. Protetores calorosos e muito dedicados, estando sempre prontos para defender seus entes queridos;
- ESFJ (Cônsul): super atenciosos, populares e sociáveis. Também estão sempre dispostos a ajudar.
4. Exploradores
Os exploradores são as pessoas de tipo personalidade observadora (S) e perceptiva (P), conhecidos por sua espontaneidade, flexibilidade e engenhosidade. As personalidades desse MBTI são:
- ISTP (Virtuoso): são aqueles considerados mestres em todo tipo de ferramenta, sendo também experimentadores ousados e práticos;
- ESTP (Empreendedor): gostam de viver no limite, são pessoas inteligentes, enérgicas, além de serem bastante perspicazes;
- ISFP (Aventureiro): artistas charmosos e flexíveis, estando sempre dispostos a experimentar algo novo e para explorar;
- ESFP (Animador): para esses, a vida nunca é chata. São enérgicas, espontâneas e sempre entusiasmadas.
Como fazer o teste MBTI?
Se você está procurando apenas para ter um autoconhecimento e entender melhor a sua personalidade, você pode fazer por meio do site 16Personalities. Ele apenas utiliza das personalidades e não faz nenhuma menção ao chamado teste MBTI por conta de direitos autorais.
Mesmo sendo de graça, o site oferece bastante informação sobre as personalidades, podendo mostrar até mesmo um pequeno resumo sobre os pontos fortes e fracos, relacionamentos, planos de carreira e etc.
Outra maneira de fazer o teste é por meio da sua empresa, em que eles podem contratar uma consultoria para poder aplicar o teste, mesmo que não seja exatamente o MBTI. Existem muitos testes que possuem o mesmo conceito, como uma ferramenta de autoconhecimento no trabalho e podendo ser também de uso coletivo, para desenvolver melhor as equipes.
Onde o MBTI é aplicado?
Atualmente, esses testes de personalidade tem sido cada vez mais comuns nas empresas para processos seletivos. Esse tipo de avaliação serve para poder auxiliar em uma melhor escolha entre os candidatos. Isso ocorre, pois em um processo seletivo bem executado, as chances de se escolher exatamente um perfil que a empresa deseja, são grandes.
Muitas empresas realizam esse teste de forma online, em que o candidato recebe login e senha, e assim, o teste pode ser realizado dentro de um prazo estipulado previamente.
É importante lembrar que este não é a única forma de avaliar um candidato. Porém, é de grande peso a sua importância para um processo de recrutamento.
Além do Teste MBTI, outro que é muito utilizado pelas empresas e que segue a mesma lógica, é o Teste Disc. Ele também serve para avaliar a personalidade, mas difere em algumas classificações como:
- Dominantes;
- Estáveis;
- Condescendente;
- Influenciadores.
É um método simples e rápido, em que não se precisa seguir um rigor tão alto na quantidade de informações. As chances de esse teste ser aplicado são altas. Mas não se preocupe, a empresa apenas quer conhecer um pouco mais sobre quem é você.
Como usar o conhecimento sobre MBTI para crescer profissionalmente?
Como podemos ver, o teste MBTI é utilizado como uma espécie de avaliação de personalidade. Por isso, conhecer seus pontos fortes e fracos, além de situações em ambiente de trabalho, é importante para se ter uma melhor percepção sobre si mesmo.
Por exemplo, uma pessoa que sabe seus pontos fortes, pode melhor desenvolvê-los para uma entrevista de emprego e saber como agir diante dos pontos fracos.
Assim, ter o conhecimento do MBTI serve para ter um melhor desenvolvimento pessoal, tanto no trabalho como no cotidiano.
Procurar por ferramentas que possam te auxiliar a entender melhor sua personalidade, pode ser um grande passo para aqueles que desejam se desenvolver melhor como para conhecer melhor aquela pessoa que está se candidatando para uma vaga na empresa.
- Descubra mais de 300 mil vagas no site da Catho totalmente de graça.
Você pode ver mais informações sobre oportunidades de crescimento em aqui em nosso blog Carreira & Sucesso. Te esperamos no próximo post!
Ah! E se você gostou de mais sobre o teste mbti, não se esqueça de compartilhar o link do texto em suas redes sociais para que seus amigos também possam ler.