Dê um basta na síndrome do impostor

Dê um basta na síndrome do impostor

A alta demanda de tarefas no dia a dia pode causar vários problemas, e uma delas pode ser evoluída para o que chamamos de síndrome do impostor ou a autossabotagem. Veja nesse texto o que é essa desordem psicológica e como superá-la da melhor maneira.

Vamos conferir?!

O que é a síndrome do impostor?

Conhecida também como pessimismo defensivo, a síndrome do impostor faz parte da classe de doenças que afligem o bem-estar psíquico de profissionais de todas as idades.

Não é incomum que os relatos de sintomas relacionados ao transtorno sejam queixas de ansiedade, insegurança e dúvidas em relação à própria capacidade, num contexto profissional ou acadêmico. Por isso, ao se manifestar, o sentimento de baixa autoestima é bem gritante..

Esta síndrome é popular em profissões competitivas, como atletas, artistas e empresários ou em pessoas que são avaliadas a todo momento, como nas áreas da saúde e do ensino. No entanto, qualquer pessoa pode desenvolver quando se está em uma posição de ser alvo de julgamentos.

Sintomas mais comuns

A síndrome do impostor é algo difícil de ser identificada sem o auxílio de um psicólogo, mas outros pontos relevantes podem ajudar a perceber que é hora de procurar ajuda. Veja alguns deles:

  • Pensamentos repetitivos sobre ser uma farsa, unidos à possibilidade de ser desmascarado por alguém
  • Associação dos resultados do trabalho e do esforço à sorte e/ou interferência de terceiros
  • Sentimento constante de não ser qualificado para o trabalho que se está fazendo, mesmo que isso nunca tenha sido apontado por superiores ou pela equipe
  • Dificuldade de aceitar feedback positivo ou negativos em relação ao trabalho
Conheça também o que é a autossabotagem e foque em seu bem-estar.

Dicas para superar a síndrome do impostor

A insegurança é algo natural, mas quando não controlado ou excessivo, pode se agravar para a síndrome do impostor. Veja agora como você pode superar ou ajudar alguém a se livrar desse problema.

  1. Busque ajuda médica: assim como a depressão e a ansiedade, é importante que ao perceber alguns sintomas, busque um profissional da saúde para auxiliar nos medicamentos e prevenções.
  2. Converse com seus amigos e familiares: tudo bem se sentir meio para baixo ou desanimado ao receber um grande desafio, mas expor seus sentimentos para aqueles que você confia pode te ajudar a enxergar o quão capaz você é  de superar essa tarefa.
  3. Aceite seus erros : ter consciência dos próprios defeitos e qualidades já é um começo para o seu autoconhecimento. Evite se comparar aos outros, pois cada um tem sua maneira e tempo de aprender.

| Acesse mais de 220 mil vagas no site da Catho

E aí, você conhece ou já passou pela síndrome do impostor? Então, aproveite e compartilhe o link desse texto lá nas suas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer e ficar bem.

Avalie esse artigo:
Autor

Jornalista, redatora chefe do Portal C&S desde 2020 e analista de conteúdo do time da Catho. Ama animais e é apaixonada pela escrita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!