O resumo do LinkedIn é um campo do perfil na rede social profissional que possibilita escrever sobre as competências e destaques na carreira. Além disso, possibilita chamar a atenção e engajar recrutadores para abordarem você com oportunidades de trabalho compatíveis com seu perfil.
Por isso, se você está procurando vagas na sua área, deseja fazer transição de carreira ou voltar ao mercado de trabalho, é importante mandar bem no seu resumo para Linkedin.
Confira dicas para criar seu resumo para Linkedin, além de exemplos práticos. Vamos conferir?
1. O que faz um bom resumo no LinkedIn?
Um bom resumo no LinkedIn “fisga” os recrutadores com uma boa escrita, texto que engaja e as informações mais importantes sobre a sua trajetória. O conteúdo não deve ser uma cópia resumida do currículo, já que deve mostrar as suas paixões, hobbies e motivações — ou seja, sua personalidade.
O LinkedIn permite até 2.600 caracteres no resumo, mas as três primeiras linhas são as mais importantes para conquistar o leitor e chamar a atenção para o seu perfil. Por isso, mantenha a objetividade e evite passar de seis parágrafos, com três linhas cada, para não ficar uma leitura cansativa.
Sabendo o que torna um texto atrativo e o que evitar, você já está na frente de muitos concorrentes que também utilizam o LinkedIn na busca de vagas de emprego.
2. Como devo escrever meu resumo do LinkedIn?
Antes de começar a escrever, elenque seus objetivos de carreira a curto, médio e longo prazo. Por exemplo: Você deseja expandir a sua rede de contatos? Fazer um benchmark? Prospectar clientes? Conseguir melhores oportunidades de emprego?
O seu conteúdo deverá ser redigido a partir dessas metas definidas. Como fazer isso? Elencamos 7 elementos que devem aparecer no seu resumo do LinkedIn e se destacar na rede social:
- Incentive ação e engajamento: o seu conteúdo deve ser inspirador e motivar os recrutadores a entrarem em contato com você. Proporcione um envolvimento e interesse no leitor em poucas palavras e o convide a visitar o seu site ou blog pessoal;
- Mostre a sua personalidade: o estilo de um texto diz muito sobre quem escreve. Portanto, deixe a sua personalidade transparecer no conteúdo, seja mais formal ou bem-humorado, ela faz parte do tipo de profissional que você é;
- Use palavras-chave estratégicas: assim como no título do LinkedIn, o resumo também é o espaço para explorar as palavras-chave relacionadas ao seu cargo e assunto que você deseja destacar. Por isso, use-as naturalmente ao longo do texto, sem exageros. Por exemplo: se você deseja mudar de área, mencione o tipo de vaga, certificações e habilidades importantes para ela. Os recrutadores pesquisam por profissionais que destacam esses pontos em seus perfis;
- Descreva o seu cargo atual e resultados: de forma breve, conte com o que você trabalha e já trabalhou, áreas e serviços, no que se especializou e principais resultados conquistados na carreira;
- Liste as suas competências, habilidades, hobbies e paixões: os seus interesses também constituem o profissional que você se dedica a ser. Apresente as suas paixões, hobbies, competências e habilidades técnicas e pessoais. Elas representam o seu diferencial em relação aos demais candidatos;
- Compartilhe a sua motivação pela área e como você pode auxiliar a empresa: explique o que te inspira, o que te deixa motivado pela área de atuação, além de apresentar como você pode contribuir para equipes e gerar resultados para as organizações
- Deixe a sua marca com uma frase de impacto: instigue a curiosidade com uma frase capaz de despertar o interesse do leitor logo nas 3 primeiras linhas. Pode ser uma afirmação, uma pergunta ou uma informação curiosa sobre a sua trajetória.
Por fim, aliado a todos esses pontos, é fundamental fazer uma revisão do seu texto e garantir que esteja ortográfica e gramaticalmente correto. Seja objetivo e valorize o que você tem de melhor para conquistar os recrutadores interessados no seu perfil!
3. Confira o exemplo de resumo para o LinkedIn
Quer entender como as dicas são aplicadas na prática? A Catho separou um exemplo de resumo para o LinkedIn para você se inspirar:
“Com mais de 15 anos de experiência em Gestão de Vendas, sou uma profissional dedicada e orientada a resultados, especializada em desenvolver estratégias eficazes para aumentar as receitas e fortalecer o relacionamento com os clientes. Durante minha carreira, liderei equipes de vendas de alto desempenho, implementei processos de vendas inovadores e ultrapassei metas de vendas em diversas ocasiões.
Minhas competências incluem negociação avançada, análise de mercado, desenvolvimento de negócios e gestão de equipes. Sou motivada por desafios e pela oportunidade de contribuir para o crescimento sustentável das empresas.
Entre minhas principais conquistas, destaco:
- Aumento de 30% nas vendas anuais através da reestruturação da equipe de vendas e implementação de novas estratégias de CRM;
- Desenvolvimento e lançamento de programas de treinamento que aumentaram a eficiência da equipe de vendas em 25%;
- Liderança em projetos de expansão de mercado que resultaram em um crescimento de 20% na base de clientes em novos territórios.
Acredito que a chave para o sucesso está em entender profundamente as necessidades dos consumidores e em se adaptar rapidamente às mudanças do mercado.
Vamos conectar e explorar como posso agregar valor ao seu negócio!”
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