O resumo profissional para ser inserido no currículo é um pequeno texto que apresenta sua trajetória profissional, qualificações e habilidades que devem condizer com a vaga de emprego desejada.
Entenda melhor o que é, confira 5 dicas essenciais para você fazer um bom resumo e chamar a atenção do recrutador em um processo seletivo. Se deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura!
O que é o resumo para currículo?
O resumo profissional é uma síntese da sua trajetória profissional e deve ser colocado no início do seu currículo. De modo breve, você vai descrever sua experiência profissional, resultados e habilidades.
O objetivo do resumo é mostrar ao recrutador que você é o profissional ideal para a vaga. Esse resumo deve ser personalizado e pode conter informações como:
- Cursos e diploma de graduação;
- Experiências profissionais;
- Resultados que você alcançou no trabalho;
- Cargos e funções exercidas;
- Quantos anos de experiência tem ou se procura o primeiro emprego;
- Habilidades úteis para o cargo.
Você pode conferir também quais são os passos para criar um bom currículo e ter um documento nota dez!
🔔 Você também pode aprender mais com o nosso guia completo sobre currículo. Acesse!
Como escrever um bom resumo profissional
Para escrever um bom resumo para currículo, é preciso seguir algumas regras, como evitar erros gramaticais, ser objetivo, atender ao que a vaga pede e mais. Confira as principais dicas abaixo.
1. Ser escrito em primeira pessoa
O resumo profissional mostra a sua trajetória profissional e personalidade, por isso, escreva em primeira pessoa, conjugando passado, presente e futuro.
Ressalte em poucas linhas o que você já fez, o que faz atualmente, qual seu objetivo profissional e como pode contribuir para a empresa.
Lembre-se de analisar a descrição da vaga para adaptar seu resumo a ela. Por exemplo, se a vaga é para a área de vendas, coloque o quanto você já vendeu, como aumentou as vendas nos empregos anteriores, se você fez algum curso, workshops ou palestras sobre vendas.
💡 Confira também: Habilidades e competências para colocar no currículo
2. Ser curto e objetivo
Faça um parágrafo de até 5 linhas, seja curto e objetivo. Lembre-se de que o recrutador analisa diversos currículos de uma vez, por isso, faça um resumo mostrando suas habilidades e experiências de modo direto para se destacar.
3. Descrever suas principais qualidades e objetivos profissionais
Como o resumo possui pouco espaço disponível, priorize as informações mais relevantes para a vaga. Se você possui diversas experiências profissionais e qualidades, coloque apenas uma de cada.
No resumo de qualificações para currículo, adicione premiações recebidas e metas alcançadas. Informe números e porcentagens que chamem a atenção do recrutador, como “aumentei as vendas em 10%”.
Confira os 10 erros mais comuns no currículo para evitar e conseguir passar para a próxima etapa do processo seletivo.
4. Atender ao que a vaga pede
Ler atentamente os requisitos da vaga vai te ajudar a traçar estratégias melhores no seu currículo. Priorize as informações que atendam ao cargo. Veja quais são as palavras-chave que constam na descrição da vaga e coloque-as no seu currículo.
Grandes empresas utilizam softwares para filtrar currículos, por isso, utilize palavras-chave e envie seu currículo no formato “Word”, não em PDF, pois os aplicativos não conseguem ler essa última formatação.
5. Ser um texto atraente, não uma simples lista de características
Aproveite o resumo profissional para mostrar seus conhecimentos articulando palavras de forma inteligente, como se contasse uma boa história para o recrutador.
Por isso, escreva um parágrafo e fale sobre você. Não faça uma lista de informações, pois não é atrativo, além de não conseguir explorar conexões no texto.
Entenda as 12 competências profissionais mais valorizadas no mercado de trabalho para acrescentar no currículo.
O que colocar no resumo se nunca trabalhei?
Se está em busca do primeiro emprego, foque nos seus objetivos profissionais, na formação profissional, em experiências e habilidades que adquiriu durante a graduação. Ainda, inclua atividades que organizou, cargos que ocupou e estágios durante seus anos de estudo.
Uma informação interessante para se colocar no resumo é o trabalho voluntário, se você investe seu tempo nesse tipo de atividade, não esqueça de acrescentá-la.
Cuidados ao preparar seu resumo
Escrever um resumo para currículo demanda um esforço, por isso, separe um tempo para analisar, escrever e revisar o que for necessário.
Antes de escrever
Se não sabe por onde começar o resumo, deixe para escrevê-lo depois de acrescentar todas as outras informações do seu currículo. Dessa forma, você consegue ter uma visão ampla do que pode ser citado ou não.
💡 Confira também: Carreira profissional: tipos e dicas para ter sucesso
Depois de escrever
Faça uma revisão em tudo o que foi escrito, se não possui erros de gramática e se escreveu de forma clara e objetiva, de modo que seu texto não fique confuso ou repetitivo. Na dúvida, peça ajuda para revisarem seu currículo antes de enviá-lo.
Exemplos de resumo profissional
Agora que você já aprendeu com estruturar um resumo para currículo, é hora de colocar as nossas dicas em pratica. Mas antes, seguem dois exemplos de resumo profissional para te inspirar:
Exemplo 01:
“Vendedor proativo com 3 anos de experiência. Ao longo desses anos, vendi móveis, eletrodomésticos e automóveis. De forma empática, procurei soluções criativas para atender aos meus clientes, resultando nos últimos 6 meses consecutivos como melhor vendedor. Atualmente, procuro oportunidade de alcançar resultados ainda melhores.”
Exemplo 02:
“Graduado em relações internacionais, fluente em inglês, espanhol e francês. Possuo 5 anos de experiência, amplo conhecimento em vendas e negociações internacionais. Agora, desejo reforçar o departamento de relações internacionais da empresa X e alcançar novas conquistas.”
E aí, gostou do nosso conteúdo explicativo sobre resumo para currículo? Então, continue navegando no nosso blog e veja como enviar currículo por e-mail. Aproveite para compartilhar e comentar, Até a próxima!
VAGAS ABERTAS | Principais áreas contratando
Se você está buscando um emprego, selecione abaixo a sua área de interesse e confira os cargos com oportunidades abertas!
Não podemos deixar de falar que toda area profissional atualmente demanda muito do inglês, e para quem assim como eu, tem pouco tempo a perder, eu indico a EAC Personnalité, é um curso dinamico, com horários flexiveis com os melhores profissonais do mercado.