Reprovado no TCC: conheça os motivos e saiba o que fazer

reprovado no tcc

Trabalho de Conclusão de Curso ou TCC é o momento final do seu curso de graduação. Depois de entregá-lo, você finalmente se forma, mas o que ocorre com quem é reprovado?

Mas antes de entrar em desespero e achar que pode perder todo o curso, acompanhe o nosso artigo.

Vamos conferir?

Sobre o trabalho de conclusão de curso (TCC)

O Trabalho de Conclusão de Curso é a condensação de todos os conhecimentos que você adquiriu ao longo dos anos na faculdade. Ele pode ter diferentes formatos, mas o modelo mais comum é a monografia, que é uma pesquisa científica.

Para elaborar o TCC, você tem ajuda de um professor orientador. É ele que vai acompanhar todo o processo de produção, dar dicas do que pode ser melhorado e esclarecer dúvidas. A construção do trabalho, no entanto, depende de você.

É preciso escolher um tema para desenvolver e pesquisar em detalhes. O assunto precisa estar relacionado ao seu curso e a produção tem que trazer algo inédito.

| Conheça nosso Modelo de Currículo

A avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso

Depois de desenvolver todo o conteúdo do TCC, você precisa apresentar o assunto para uma banca avaliadora. O tempo de apresentação é de aproximadamente 15 minutos e a banca, em geral, é formada por três pessoas especialistas nos assuntos abordados no trabalho.

Os avaliadores precisam receber o seu TCC alguns dias antes da apresentação para conseguirem ler o conteúdo. Eles vão analisar o material escrito e o momento da exposição oral. Também farão perguntas a você sobre o conteúdo para saber qual seu nível de domínio do assunto.

A nota é dada alguns minutos depois da apresentação, juntamente com a justificativa da pontuação. É apenas nesse momento que você sabe se foi aprovado ou reprovado.

A reprovação do Trabalho de Conclusão de Curso

Não existe nenhuma pena mortal para quem é reprovado no TCC. Tudo o que você precisa fazer é tentar de novo. A banca examinadora vai explicar porque o trabalho não foi aprovado e o que precisa ser melhorado. A partir daí é só recomeçar.

Você pode manter o mesmo TCC e só fazer as modificações pedidas pela banca ou criar um novo projeto do zero. Em ambos os casos, é necessário ter dedicação.

Será necessário, antes de tudo, inscrever-se novamente na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso. Depois é só seguir com a realização do projeto e marcar uma nova data para a apresentação e avaliação.

Caso a sua faculdade seja privada haverá um custo para repetir a matéria. Quem está em uma universidade pública não tem esse inconveniente, mas precisa ter atenção quanto às regras de jubilamento.

Algumas instituições públicas têm a seguinte norma: se o aluno estiver cursando apenas uma disciplina, por exemplo, somente o TCC, ele não pode reprovar, pois corre o risco de ser expulso ou jubilado. Sendo assim, informe-se com o coordenador do curso sobre essa questão.

As causas de ser reprovado no TCC

O medo de ser reprovado no TCC é bastante alto entre os alunos, mas isso não ocorre com frequência. Ainda assim, vale a pena ficar atento aos principais motivos que podem causar uma reprovação:

  • copiar o trabalho de outra pessoa, ou seja, fazer plágio;
  • não seguir as normas da ABNT;
  • faltar no dia da apresentação;
  • construir um trabalho sem um tema delimitado;
  • não ter segurança para responder às perguntas da banca;
  • não entregar o TCC.

O Trabalho de Conclusão de Curso é uma etapa importante da sua graduação. Portanto dedique-se com total atenção a ele. Pesquise sobre o tema que quer escrever e tire todas as dúvidas com o seu orientador. Isso diminuirá muito as chances de reprovação, mas caso ela ocorra não desista e refaça o projeto.

Descubra mais de 200 mil vagas no site da Catho

E então, tem mais alguma dúvida sobre o TCC? Deixe seu comentário aqui embaixo que vamos respondê-lo.

Saiba mais: Educação no mercado de trabalho: dicas de estudo, cursos e qualificações

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!