As redes sociais são bem comuns em nosso dia a dia, seja para criarmos interações entre amigos ou até mesmo para lermos notícias sobre o mercado de trabalho.
Descubra neste texto o que é uma rede social, como elas podem influenciar e ajudar em uma carreira profissional. Além disso, anote as nossas dicas para você navegar com segurança.
E aí, vamos conferir o conteúdo?!
O que é rede social?
Uma rede social nada mais é do que uma página na internet onde pessoas podem compartilhar fotos, frases, vídeos, imagens e conversar com outros usuários em tempo real.
A interação entre internautas é algo livre, onde todos podem divulgar e se engajar com aquilo que a pessoa está postando. Nessa ação, elas possuem a possibilidade de curtir ou não aquilo que está vendo.
Como já dito, o uso da rede social é muito frequente na sociedade moderna. É por meio delas que pessoas se falam, mantém contatos, participam de ideologias e até mesmo buscam por empregos.
Como usar uma rede social para se destacar no mercado?
Por conta de sua popularidade e dinamismo, a rede social está inovando. Cada vez mais empresas e recrutadores estão buscando por bons candidatos nessas plataformas.
Isto é, quando uma pessoa se dedica a criar um perfil profissional online, ela pode começar a chamar atenção de quem emprega e também constrói um excelente network para trilhar uma carreira de sucesso.
Então, veja agora como você pode usar as redes sociais para ser atraente no mercado de trabalho e aumentar as suas chances de contratação.
1. Rede de relacionamento
As redes sociais voltadas para relacionamentos, assim como Facebook, Instagram e outros, tem o objetivo de conectar pessoas. Ou seja, é por meio delas que você irá publicar fotos, vídeos e imagens para obter as curtidas.
Com isso, dá para divulgar todos os seus registros de sua experiência profissional. São aquelas viagens e aprendizados, são as palestras e webinar que você participou.
Tente combinar o que viveu com suas tarefas e planos profissionais. Mostre aos amigos e interessados o quanto aquilo evoluiu e te fez aprender mais.
2. Sites e blogs
Já quando você cria uma página toda dedicada a textos, como um site ou um Portal para blog, está também iniciando um belíssimo portfólio profissional.
O interessante desses portais é que podemos também compartilhar fotos, vídeos e conteúdos. Podemos escrever textos grandes, com detalhes sobre aquilo que somos especialistas.
Profissionais dedicados à criação, são os que mais utilizam dessa ferramenta para demonstrar o seu talento e conquistar novos clientes.
Você pode ler mais sobre em nosso outro texto que revela como construir conteúdos na internet pode fazer ser chamado para entrevistas e processos seletivos.
Lembre-se sempre de separar os seus compartilhamentos e perfis nas redes. O ideal é ter ética e respeito em ambos, mas também diferenciar os conteúdos para cada nicho.
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Profissões para quem gosta de redes sociais
Muitas vezes as redes sociais se tornam um negocio para empresas, pois é por meio dessa conexão que as marcar podem se potencializar e vender cada vez mais.
Pensando justamente nisso, companhias abrem setores que empregam muitos profissionais que entendem e fazem toda a magia das redes acontecer!
Se você é uma dessas pessoas, que gostam de trabalhar com a criação de perfis para empresas, que dominam a ferramenta e os algoritmos, separamos algumas profissões que podem ser interessantes. Conheça:
- Redator;
- Web Designer;
- Programador/ Desenvolvedor;
- Marketing;
- Advogado.
Mas é claro que a lista não acaba por aí. São muitos outros cargos que podem estar ligados a criação e a administração de uma rede social. Busque por mais informação na internet e descubra novos caminhos.
E como posso usar as redes sociais para divulgar o meu perfil?
Com a chegada das redes sociais, ficou cada vez mais fácil e prático criar interações, mostrando seu cotidiano ou até mesmo seu trabalho.
Essas redes de contatos, que podem ser internacionais, fez surgir uma nova tendência: a divulgação do currículo e vida profissional a fim de chamar atenção das empresas.
O crescimento desse tipo de conteúdo se tornou tão grande que hoje em dia é possível criar perfis profissionais. E isso auxilia tanto empresas, recrutadores e candidatos, criando pontes virtuais.
Veja então dicas para você ressaltar o seu “eu profissional” na internet e divulgar o seu perfil de maneira certa:
1. Crie diferentes perfis nas redes
Não confunda os perfis profissionais com os pessoais. Saiba diferenciar suas publicações, pois certas coisas não são bacanas de serem divulgadas para contatos profissionais olharem.
Contar mais sobre o seu dia, falar sobre suas opiniões e mostrar o que está fazendo de legal no final de semana é interessante para os amigos.
Já para aqueles que irão te contratar, tente mostrar o seu avanço profissional, como por exemplo, certificados e experiências. Além disso, mostre as suas ações, como trabalhos voluntários, estudos, vivencias culturais e afins.
2. Adicione profissionais e siga as empresas
Uma das coisas mais bacanas nas redes sociais, é a oportunidade de adicionar e seguir perfis. Ou seja, você pode ficar sabendo de todas as novidades que aquela pessoa ou marca publicou.
Em maioria, as empresas quando criar uma rede social, postam seus novos produtos, visão e valores e até mesmo as vagas que estão abertas naquele momento.
Busque então por perfis verdadeiros dessas companhias e não deixe de interagir com suas postagens. E Isso também pode ser feito com pessoas, que são referência em um assunto.
3. Estude e compartilhe conhecimentos
E você, já imaginou ter uma rede de contatos com milhares de seguidores e ser lembrado facilmente? Bom, ao criar conteúdos ricos, isso se torna possível!
Focar em qualificação profissional não traz apenas uma promoção e sim em experiência e novos aprendizados para ser compartilhado.
Quando concluir novo curso, divulgue isso em sua rede social profissional, ressaltando a importância daquelas matérias em seu dia a dia no trabalho ou como aquilo pode ajudar um setor a resolver algum problema.
Com o tempo, seus textos e conquistas vão chegando para mais pessoas, que assim irão te seguir e saberão que suas informações são verdadeiras e possuem uma base.
Como usar a rede social de forma segura e saudável?
Agora que você já aprendeu mais sobre o que são as redes sociais, o objetivo delas e como pode utilizá-las para conquistar novos caminhos em sua carreira, aprenda a maneira correta de navegar por elas.
1. Não exponha seus documentos pessoais
Por mais que a internet pareça segura e inofensiva, não há necessidade de inserir o seu currículo nas redes sem que ele seja solicitado. Muitas empresas possuem sites e e-mail para que isso seja feito de maneira segura.
Mas caso queira, já que essa prática é comum no Linkedin, não deixe mostrar o seu endereço completo e nem número de documentos (RG e CPF, por exemplo), dados que também não são necessários ao criar um CV. Tome cuidado para que essas informações importantes não sejam divulgadas.
Além dos dados pessoais, muitas pessoas estão inserindo o link de suas pastas que ficam na nuvem para que os recrutadores vejam o documento online, como um portfólio.
Essa prática pode até parecer benéfica, mas compartilhar um espaço onde você também guarda dados de banco, documentos importantes e fotos pode ser bem perigoso. Certifique-se que está tudo em ordem com as permissões de acesso da sua conta!
Ao criar um currículo na versão digital, salve em formato PDF para que ninguém possa alterar o seu documento. E se for linkar com algum perfil, que seja apenas profissional ou aqueles voltados para divulgar o seu trabalho.
2. Erros no documento e nas postagens
Como já foi contato em tópicos anteriores, os profissionais de Recursos Humanos estão de olho em você nas redes sociais. Por isso, tome cuidado com os erros, pois a ortografia é algo bem avaliado em um processo seletivo.
Utilize ferramentas gratuitas do seu computador para verificar esses “errinhos” e postar algo bem escrito. Além disso, verifique a imagem que você usou para não copiar de alguém que não autorizou ela estar lá.
Já ao criar postagens nas redes, tenha alguns cuidados e boas práticas, como:
- seja comunicativo e original,
- se possível, produza a sua imagem ou foto,
- não use linguagens ofensivas,
- não exponha opiniões que podem ser mal vistas,
- compartilhe e/ou crie apenas conteúdos sobre sua área de interesse ou de interesse geral.
Fazendo isso, você sempre alimentará o seu perfil e se tornará destaque. E um outro método eficaz de chamar a atenção em suas postagens é criar diferentes tipos de escrita.
Em um post profissional, utilize algo mais sério ou sem exagero, faça uma comunicação informativa e que desperte a curiosidade dos leitores e dê a sensação de que você está sempre bem informado.
3. Não minta em suas postagens
Seja verdadeiro em seus conteúdos, pois há recrutadores que navegam nas redes em busca de suas experiências profissionais. Hoje, se algo é postado, se torna público e fácil de encontrar.
Colocar informações que não condizem com a sua realidade de trabalho nunca é bacana. Não há porque mentir em uma entrevista, pois cada profissional tem sua experiência e vivência particular, e isso conta muito para uma empresa.
Dicas para utilizar as redes sociais a favor da sua carreira
Utilizadas principalmente em momentos de descontração, as redes sociais podem prejudicar os profissionais se usadas sem critério.
O bom candidato deve manter o bom senso e prestar atenção ao que publica nestes espaços, cuidando da imagem pessoal e da impressão que poderá causar aos demais.
Antes de liberar uma foto ou um comentário na rede, é preciso tomar cuidado e prezar pelo bom senso; afinal de contas, é bem provável que a publicação apareça na timeline de alguns colegas de trabalho e superiores.
Por isso, para não queimar o filme e influenciar negativamente a maneira como as pessoas te veem, alguns cuidados são importantes.
Veja a seguir algumas dicas para ajudar você a utilizar as redes sociais sem comprometer a carreira. Confira!
1 – Amplie seus contatos qualificadamente
É interessante ter um amplo grupo de amigos, assim busque se conectar online com pessoas que tenha contato e que ache interessantes profissionalmente.
Contudo, se preocupe mais com a qualidade do que com a quantidade – não precisa sair convidando todo mundo que conhece ou que é ‘amigo do amigo’ para ser seu amigo, isso pode não soar bem.
2 – Valorize suas conquistas profissionais
Mostre ações que realizou e que tiveram sucesso, resultados de projetos que foram interessantes ou titulações alcançadas.
Contudo, evite a autopromoção exagerada, pois isso pode soar arrogante. E busque, com permissão prévia, marcar as pessoas que estavam envolvidas nos trabalhos, de forma elegante, pois isso aumenta sua visibilidade.
3 – Publique com inteligência
Cada vez mais se multiplicam publicações vazias, então, procure se diferenciar com publicações pertinentes. Estabeleça uma agenda de conteúdo com o tema e dia para tornar isso mais eficaz e não correr o risco de repetir assuntos.
Evite posts irrelevantes que possam atrapalhar sua imagem e busque levantar assuntos relacionados ao seu campo de atuação.
4 – Evite debates inúteis
Nas redes sociais existem momentos tensos, de debates políticos, religiosos e outros. Evite entrar nesse tipo de conversa, pois geralmente não levam a lugar nenhum e não terminam bem.
Sem contar que você não sabe qual é o posicionamento de seus parceiros de negócios. Então, atente-se aos assuntos, mas não se exponha tanto.
5 – Cuidado com o perfil das redes
Não é por que o LinkedIn tem um lado mais profissional e o Facebook é mais aberto que você deve tratar o segundo com desleixo.
Saiba que parceiros e recrutadores também buscarão informações nesta rede, assim é importante tomar cuidado em não publicar coisas irrelevantes.
6 – Pense antes de curtir uma publicação ou página
Antes de curtir e/ou compartilhar um texto, leia atentamente para ver se não há nada nas entrelinhas. Se for curtir uma página ou participar de uma comunidade, pesquise antes e evite as que incitem o ódio ou o preconceito.
7 – Antes de escrever algo, pense
Analise os pontos positivos e negativos de uma postagem. Pode parecer chato e tira um pouco a graça dessas ferramentas, mas essa é a única forma de garantir que o que será postado nas redes sociais não interferirá no lado e na ética profissional.
As pessoas hoje têm acesso 24 horas ao que você faz, então preserve sua imagem. E isso também se torna válido quando falamos de perfis corporativos e de marcas.
Se torne amigo das empresas, mas não tão próximo assim! Parece até confuso, mas a maioria das marcas criam perfis nas redes sociais e isso é bom para a aproximação dos clientes.
Por outro lado, não fale com elas como você interage com amigos ou até mesmo vá nas redes para xingá-las. isso pode fazer você ser desclassificado se tiver em um processo seletivo, sabia?!
Se está descontente com algum serviço, utilize as conversas particulares das redes para tentar resolver da melhor forma.
Caso isso seja complicado, faça postagens amigáveis, explicando bem a sua reclamação e não a difamando, pois tudo que você publica, ficará registrado para os recrutadores darem uma olhada!
8 – Evite situações não profissionais
Multiplicam-se as fotos de baladas, roupas de banho e bebedeiras nas redes. Não cabe a ninguém julgar o estilo de vida das pessoas, mas se expor de forma inadequada trará consequências negativas para imagem de um profissional.
Todos estão expostos a avaliações e certamente isso contará no seu dia a dia profissional. Por isso, crie perfis diferentes, com conexões diferenciadas e com outros objetivos para não errar.
Depois que você aprendeu muitas coisas sobre redes sociais, mercado de trabalho e carreira, que tal compartilhar esse conteúdo com seus amigos? Basta copiar e colar o link!
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