Redação “Quem sou eu”: confira 5 dicas valiosas para se destacar

redação para entrevista de emprego

A redação é uma das etapas cruciais nas entrevistas de emprego. É através do seu texto que o recrutador vai conhecer um pouco mais sobre você, suas experiências, qualificações, trajetórias e mais.

Além disso, vai avaliar sua organização, forma de se expressar, como age sob pressão para saber se você é o melhor candidato para a vaga.

Uma das redações mais pedidas é a “Quem sou eu”. Sabemos que não é fácil, por isso, fizemos este post com 5 dicas para fazer um bom texto e se destacar no processo seletivo. Se deseja saber mais, continue a leitura!

O que escrever na redação “quem sou eu”?

Veja algumas dicas e ideias do que escrever no seu texto para melhorá-lo e chamar a atenção do recrutador.

Fale quem é você

Escreva sobre suas informações pessoais, nome, idade, cidade, com quem você mora, sua infância, família, inspirações, pontos fortes e fracos. Mas, lembre-se de direcionar essas informações para a sua trajetória profissional. Como suas experiências, descobertas e paixões fizeram você chegar até onde está na sua carreira.

Fale o que você faz

O que você estuda, quais são suas habilidades, hábitos de leitura, participações em projetos sociais, esportes e mais.

Seja sincero

Seja sincero na sua redação, não tente criar narrativas somente para impressionar o recrutador. Afinal, sua redação será utilizada para outras etapas do processo seletivo, como nas dinâmicas de grupo ou mesmo na entrevista.

Ortografia e gramática

Saber escrever corretamente conforme a gramática normativa é muito importante. Se tiver que escrever a redação na hora, utilize rascunhos ou escreva a lápis, corrija tudo antes de entregar o seu texto. Veja a pesquisa sobre como os erros de português deixam os candidatos fora do mercado de trabalho.

O que é uma redação “Quem Sou Eu” na entrevista de emprego?

A redação “Quem sou eu” na entrevista de emprego é o texto em que você vai se descrever de forma resumida. Fale sobre sua trajetória profissional, carreira, objetivos e mais.

Se está em busca do seu primeiro emprego, foque em trabalho voluntário e conhecimentos técnicos, cursos e mais. Aprenda, também, como falar sobre você nas entrevistas de emprego.

Dependendo do processo seletivo, pode ser solicitada uma redação pronta e enviada de modo online ou o recrutador pode pedir que escreva um texto do zero na hora da entrevista.

Esteja preparado para todas as etapas da entrevista de emprego para se sair bem, confira as dicas abaixo e treine em casa, deixe uma redação pronta caso seja solicitado em algum processo seletivo.

⭐ Conheça o nosso guia completo sobre Processo Seletivo e aumente as suas chances de contratação!

Monte uma boa estrutura

Nos processos seletivos, tudo o que você faz é avaliado. A estrutura do texto, por exemplo, mostra sua capacidade de organização, raciocínio lógico e coerência.

Se vai digitar o texto em um editor, utilize fontes para documentos formais como Arial, tamanho 11 e alinhamento justificado.

A estrutura deve seguir a ordem abaixo, separe 1 parágrafo para a introdução, 1 ou 2 para o desenvolvimento e 1 para a conclusão.

  1. Título — deve estar relacionado ao tema central da redação, se você ainda tiver dúvidas no início, deixe para fazê-lo no final. Desse modo, você já sabe tudo o que escreveu e fica mais fácil de escrever o título;
  2. Introdução — no início do texto, é importante falar brevemente sobre suas informações pessoais (nome, idade, cidade). Descreva como escolheu sua área e o que você faz para traçar a sua carreira, cursos, workshops, aulas, entre outros;
  3. Desenvolvimento — nessa parte, descreva sua trajetória profissional de forma detalhada incluindo suas habilidades soft skill e hard skill. Conte vivências e paixões que contribuíram para a escolha da carreira, tentativas, contato com outros profissionais, histórias de superação. Lembre-se que é uma redação, então não repita as informações do currículo, seja descritivo;
  4. Conclusão — para finalizar o texto, apresente seus sonhos e expectativas profissionais, seus motivos e contribuições para trabalhar na empresa em que está fazendo a entrevista.

O que não escrever na redação?

Tão importante quanto saber o que escrever na redação para entrevista de emprego, é saber o que não escrever. Para um bom texto, evite:

  • gírias;
  • abreviações;
  • palavras difíceis;
  • palavras estrangeiras;
  • excesso de formalidade;
  • arrogância;
  • frases ofensivas;
  • informalidade excessiva;
  • ideias radicais;
  • repetir o currículo.

Seja objetivo, claro e sucinto, faça um texto de 20 a 30 linhas no máximo.

💡Confira também os 5 comportamentos que vão te eliminar da entrevista de emprego

Escrevendo a redação na hora da entrevista

Se precisar escrever a redação para entrevista de emprego na hora, organize-se e faça com calma. O objetivo é analisar como você reage sob pressão. Se estiver muito ansioso, peça para ir ao banheiro, assim você ganha tempo, além de ficar mais tranquilo.

Nesses casos, geralmente os textos devem ser escritos à mão, escreva de forma legível para que o recrutador consiga ler e entender suas ideias. A letra não precisa ser bonita, apenas legível.

Como dissemos anteriormente, se prepare tanto para o processo seletivo online quanto para a redação. Treine em casa para ter em mente a estrutura do texto, o que você pode utilizar como informações pessoais, como fazer a introdução e a conclusão direcionando para a empresa que deseja trabalhar.

O que é avaliado pelo recrutador?

Tudo é avaliado pelo recrutador. Com a redação, ele consegue te conhecer melhor, suas características, habilidades, planos e carreira. Dessa forma, analisam-se se seu perfil se encaixa na vaga de trabalho disponível, assim como nos valores da empresa.

Os principais pontos de avaliação são: como se expressa, como organiza e distribui seu tempo, argumentação, gramática, nível de escrita e análise psicológica.

VAGAS ABERTAS | Principais áreas contratando

Se você está buscando um emprego, selecione abaixo a sua área de interesse e confira os cargos com oportunidades abertas!

Agora que você já sabe o que escrever no texto “quem sou eu” nas etapas do processo seletivo, continue navegando no nosso blog e confira como responder perguntas difíceis durante a entrevista.

Aproveite também para compartilhar o conteúdo em sua rede favorita e comente aqui qual o tema de redação para entrevista de emprego você mais teve que criar. Até a próxima!

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe seu comentário sobre o artigo

  1. Obrigada pelo conteúdo tirei todas as minhas dúvidas sobre a redação. Muito bom mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!

Sair da versão mobile