No mercado de trabalho são inúmeros os setores que contribuem para o bom funcionamento de uma empresa. Sem dúvidas, um deles é o RH, Recursos Humanos, sendo responsável por toda a gestão de pessoas e desempenha papéis importantes, que podem influenciar na produtividade dos funcionários até reputação da companhia.
Para ajudar você a entender tudo sobre esse setor, preparamos um compilado de informações essenciais que vão te mostrar quais são as funções do RH, quais os cargos e tendências dessa área para quem deseja trabalhar nesse ramo. Continue a leitura e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
O que é RH ou Recursos Humanos?
RH pode ser entendido como a soma de todos os colaboradores de uma organização. O termo também implica a Gestão de Recursos Humanos, sendo a área responsável por ações como recrutar, treinar, remunerar e assegurar os direitos dos funcionários de uma determinada empresa.
Qual é a função da área de Recursos Humanos?
O departamento de Recursos Humanos assegura que todas as interações entre os colaboradores de uma empresa ocorram humanizadamente, além de amenizar eventuais conflitos que possam ocorrer dentro dela. Dentre as principais funções da área de RH, se destacam:
- Recrutar e selecionar novos funcionários;
- Oferecer treinamentos para novos colaboradores;
- Avaliar o desempenho de cada profissional dentro de seus determinados cargos;
- Estabelecer PDIs (Plano de Desenvolvimento Individual) para capacitar funcionários e guiá-los em seus planos de carreira;
- Auxiliar os profissionais que estejam tendo problemas que afetem o desempenho no trabalho;
- Lidar com processos burocráticos como normas e diretrizes da empresa e assegurar que eles sejam seguidos;
- Criar e implementar atividades que encorajem o engajamento social da equipe;
- Realocar profissionais para cargos que sejam mais adequados a suas habilidades;
- Garantir um local de trabalho seguro e saudável para os colaboradores;
- Informar gestores sobre dados e resultados de pesquisas internas por meio indicadores (KPIs).
Hoje em dia, é comum e até preferível que todas as empresas, independente do porte, tenham ao menos um profissional capacitado na área de RH.
Afinal, com um especialista gerindo os Recursos Humanos, será muito mais assertivo garantir que as funções citadas acima sejam exercidas corretamente, evitando problema de grandes proporções na organização.
O que fazer para ser um profissional de RH?
Para se tornar um profissional da área de Recursos Humanos, é necessário se graduar em um curso superior. Além do curso já voltado especificamente para a Gestão de Recursos Humanos, a pessoa que deseja seguir carreira nessa área também pode investir em cursos como Administração, Direito, Psicologia e Serviço Social.
Também é interessante procurar uma especialização, podendo ser uma pós-graduação ou MBA, além de investir em cursos livres de capacitação nessa área, que podem complementar ainda mais o currículo e aumentar as chances de encontrar um emprego de sucesso como profissional de RH.
Aproveite e leia nosso post que explica tudo sobre a carreira de Recursos Humanos, para ficar ainda mais por dentro do que fazer para se tornar um profissional de sucesso nesse segmento!
Quais são os cargos na área de RH?
A área de RH está em constante crescimento e as opções de diferentes cargos dentro dela também estão aumentando. Para se tornar um profissional de destaque, algumas das principais possibilidades de especialização são:
- Diretor de Recursos Humanos
- Analista de Recursos Humanos
- Coordenador / Especialista de Recursos Humanos
- Analista de Treinamento e Desenvolvimento
Além destas citadas acima, existem inúmeras outras áreas de atuação para quem deseja seguir carreira nos Recursos Humanos.
Quais são os principais indicadores de RH? Conheça 6
Os indicadores de RH, também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators – Indicadores-chave de desempenho), são métricas utilizadas pelo setor de Recursos Humanos para avaliar o funcionamento de uma empresa e ajustar o que não corresponde com o esperado.
Os principais KPIs que profissionais desta área devem dar atenção são:
1. Turnover ou Rotatividade
Turnover é o indicador de RH que mede a rotatividade de funcionários em uma organização, essencial para medir o quão bem organizada ela está.
Uma empresa com alto índice de rotatividade pode indicar funcionários insatisfeitos, além de a alta de demissões causar problemas em diversos segmentos de gerenciamento da organização. O é ideal que o índice de Turnover esteja sempre abaixo de 5%.
2. Absenteísmo
Um dos indicadores de Recursos Humanos que mais merecem atenção, o Absenteísmo é o índice de faltas, atrasos e necessidades de se abster por motivos diversos dos funcionários.
Ao nível individual, ele ajuda a empresa a entender se o funcionário está tendo algum problema pessoal ou algo que o esteja desmotivando a exercer sua função.
Ao nível coletivo, ele demonstra se a empresa está oferecendo um ambiente de trabalho saudável e confortável a seus colaboradores, os incentivando a permanecerem na empresa.
3. Clima organizacional
Para entender como é o Clima Organizacional de uma companhia, é necessário que o setor de RH realize pesquisas de satisfação com os funcionários. As perguntas são sempre conduzidas no modelo “escala de 1 a 10”, sendo 1 pouco satisfeito e 10 muito satisfeito.
As perguntas podem variar de empresa para empresa, mas geralmente elas abordam temas como “ambiente de trabalho favorável para a produtividade” e “o quão satisfeito você se sente com seu espaço de trabalho”.
A pesquisa ainda pode conter perguntas mais subjetivas, que peçam para o colaborador indicar algo que mudaria no ambiente de trabalho.
4. Índice de Retenção de Talentos
O Índice de Retenção de Talentos mostra quão eficientes estão sendo as estratégias da empresa para manter funcionários na equipe. Este indicador ainda auxilia a entender o que faz colaboradores se desligarem da empresa e ajudam a reduzir o Turnover, conservando pessoas indispensáveis para a organização!
5. Produtividade e Desempenho
Este indicador mede o quanto os empregados de uma empresa produzem no período de trabalho. Os três dados que devem ser considerados para o cálculo de Produtividade e Desempenho são:
- Tempo;
- Qualidade;
- Custo do funcionário para a organização.
6. ROI (Retorno Sobre Investimentos)
O ROI é o indicador de RH que ajuda uma empresa a calcular o quanto ela está lucrando com investimentos feitos. Estes investimentos podem ser em vários setores, desde treinamentos para funcionários até o marketing interno da companhia.
Qual é a importância do RH nas empresas?
As pessoas desejam trabalhar em organizações que ofereçam condições de trabalho satisfatórias, incluindo benefícios e salários justos, além de proporcionarem um ambiente corporativo saudável e com oportunidades de desenvolvimento.
O setor de Recursos Humanos existe justamente para que todos esses requisitos sejam preenchidos humanizadamente pela empresa. O trabalho minuciosos do RH favorece a todos na empresa, por mostrar preocupação com os colaboradores, os motivando a permanecerem e contribuírem com o crescimento da corporação.
E é claro, funcionários satisfeitos ajudam a criar uma reputação cada vez melhor para a companhia, principalmente por meio de avaliações online em sites de recrutamento. Desta forma, empresas conseguem atrair cada vez mais pessoas para seus bancos de talentos.
Aproveite e confira a entrevista que o Carreira & Sucesso fez com uma especialista na área de RH sobre a relevância do RH nas empresas, e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!
Quais as estratégias mais importantes para o setor de RH?
Para otimizar as atividades do setor de Recursos Humanos e, por consequência, melhorar o fluxo de trabalho, é necessário que algumas estratégias sejam tomadas:
- Integrar e desenvolver os colaboradores;
- Priorizar o fortalecimento da comunicação interna;
- Avaliar se os profissionais estão em cargos adequados as suas habilidades;
- Pesquisar a satisfação com o clima da organização;
- Investir em ferramentas que otimizem a produtividade.
Quais são as tendências do RH?
Assim como qualquer outro setor, a área de Recursos Humanos está em constante mudança e crescimento. Para que profissionais deste segmento não se tornem obsoletos e se adéquem as necessidades de empregados e empregadores, e até mesmo a novas tecnologias, é necessário estarem atentos a algumas tendências do setor:
- Bem-estar dos funcionários;
- Humanização do trabalho, principalmente com o aumento do uso de ferramentas tecnológicas;
- Ferramentas de análise de desempenho e feedback personalizado;
- Cibersegurança, que deve sempre estar alinhado com as tecnologias utilizadas por cada empresa;
- Investimento em diversidade e inclusão nos membros das equipes;
Como vimos, o setor do RH abraça muitas tarefas importantes em uma empresa, além de ser uma área em constante crescimento, onde vale a pena investir, seja você um profissional em busca de qualificação ou uma organização em busca de melhorias internas.
VAGAS ABERTAS | Principais áreas contratando
Se você está buscando um emprego, selecione abaixo a sua área de interesse e confira os cargos com oportunidades abertas!
Se você é funcionário de alguma organização com dúvidas sobre quando recorrer a algum profissional de RH, veja nesse texto quando é preciso recorrer ao RH de onde trabalha e esclareça suas dúvidas!
Trabalhei há muito tempo como cuidadora há dois anos e hoje preciso de uma nova oportunidade
Olá, Miriam!
Você sabia que acessando https://www.catho.com.br/vagas consegue candidatar-se a milhares de vagas de graça e ainda por tempo ilimitado?!
Aproveite para realizar o cadastro no site agora mesmo!
Boa sorte e obrigada pela interação.