Você já pensou em assumir um cargo de liderança no seu trabalho atual? Se a resposta foi negativa, saiba que você não está sozinho nisso, pois há uma nova tendência no mundo corporativo, chamada de quiet ambition.
Conhecida também como “ambição silenciosa”, esse termo é utilizado quando os profissionais já não almejam mais assumir posições de liderança nas suas empresas.
Quer entender melhor sobre esse novo movimento que está se tornando cada vez mais comum nas corporações e o que ele pode mudar no atual pipeline corporativo? Então, confira o nosso guia sobre o assunto e entenda o que é o quiet ambition!
O que é quiet ambition?
Em uma tradução literal, podemos definir o quiet ambition como ambição silenciosa. Basicamente, é um movimento liderado principalmente pela geração Z.
Usamos o termo quando dizemos algo em relação a não querer assumir cargos de liderança ou gestão. Isso acontece por muitos dos jovens profissionais entenderem que o sucesso já não é mais uma prioridade e, sim, a qualidade de vida.
O conceito surgiu após uma reportagem publicada em 2023 pela revista Fortune, onde o autor do best-seller “Roube como um Artista”, Austin Kleon, introduziu o novo termo.
A expressão viralizou e se tornou o símbolo de um movimento que prioriza o bem-estar e saúde mental dos trabalhadores, deixando as metas e objetivos profissionais em segundo plano.
Por conta disso, cada vez mais profissionais têm recusado as ofertas para cargos de liderança, muitas vezes por achar que a remuneração paga não vale a pena, principalmente pensando na influência dessas posições em suas vidas pessoais.
O nível de estresse, a necessidade de liderar e gerir outras pessoas, ter que trabalhar horas a mais e não se identificar com um perfil de liderança são alguns dos maiores motivos para a recusa. Mas no que isso impacta para as empresas?
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Qual é o impacto do quiet ambition para as empresas?
A nova tendência acaba sendo bem impactante para as corporações, visto que a falta de profissionais capacitados para suceder os cargos de gestão pode deixar as equipes sem novos líderes.
Isso significa que muitos funcionários estão trocando os cargos mais altos e o sucesso profissional para ter mais tempo livre com a família, viajar e se cuidar.
Dessa forma, as empresas começam a enfrentar uma escassez cada vez maior de talentos e os problemas para a sucessão dos seus atuais gestores.
Com isso, as corporações precisam começar a se planejar para encontrar novas motivações para fazerem os seus colaboradores se sentirem motivados a assumir um cargo de liderança. E é sobre isso que veremos a seguir, os principais incentivos dessa nova geração de trabalhadores.
Quais são os maiores incentivos para assumir um novo cargo?
Se apenas o título de um cargo mais alto e o aparente sucesso profissional já não são mais suficientes para captarem o interesse dos profissionais para uma liderança, o que será que pode ser usado de incentivo?
Vamos ver a seguir quais são as principais motivações da nova geração para aceitar uma promoção.
1. Remuneração mais alta
O principal incentivo para aceitar um cargo de gestão atualmente é o de ter uma remuneração mais alta. Afinal, quem não gostaria de ganhar mais, não é?
Por mais que a nova função possa ser exigente e complexa, principalmente por requerer uma habilidade de gerenciamento de pessoas, um bom salário é capaz de incentivar os funcionários a aceitarem a promoção.
2. Benefícios melhores
Ter melhores benefícios também é uma das maiores motivações para aceitar o novo cargo. Seja um vale-alimentação maior, plano de saúde, plano odontológico, desconto em academia, flexibilidade de horário, entre outros.
Oferecer mais benefícios e que sejam de maior qualidade é uma das melhores formas de convencer os profissionais da nova geração a aceitarem uma promoção no trabalho.
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3. Maiores oportunidades de evolução na carreira
Assumir uma posição de liderança também pode te dar mais oportunidades de crescer na sua vida profissional.
Muitas vezes os gestores acabam tendo contato com lideranças de outras empresas, participam de eventos, treinamentos e outros momentos que podem proporcionar um crescimento na carreira.
Como saber se você tem um perfil de liderança?
Como vimos anteriormente, muitas pessoas acabam recusando uma oferta de um cargo de gestão por acharem que não têm um perfil ideal para liderança.
Por isso, é fundamental saber identificar se você tem um bom perfil para ser líder. Confira a seguir algumas dicas de como descobrir:
Ter boa capacidade de comunicação
Uma das principais características de um grande líder é a sua grande capacidade de se comunicar bem com as outras pessoas.
Se você é um comunicador eficaz e domina essa habilidade, pode ser que você tenha um bom potencial para assumir esses cargos. Afinal, gerentes e gestores precisam fazer reuniões com clientes, equipes e lidar com os sentimentos de diversas pessoas.
Habilidade de motivar os outros
Uma liderança deve sempre motivar os seus liderados a fazerem as suas tarefas com qualidade e seguirem as instruções dadas.
É necessário saber passar confiança para eles e também ser considerado uma autoridade entre a equipe. Essa é uma característica bem marcante na maioria dos líderes.
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Boa visão analítica
Como líder, é fundamental que você saiba identificar como determinadas ações podem impactar nos resultados da empresa e das pessoas que trabalham ao seu redor.
Por isso, é muito importante entender como analisar corretamente os dados para decidir a melhor ação a ser tomada.
Entendeu o que é o conceito de quiet ambition e como ele afeta o mundo corporativo? É importante analisar o que você imagina para os próximos passos da sua carreira profissional, se é almejar cargos mais altos e de liderança ou focar na sua qualidade de vida.
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