Com o desenvolvimento da tecnologia e o crescimento da internet, em especial as redes sociais, muito tem se questionado sobre o papel do jornalismo e do jornalista em si.
No artigo a seguir você vai saber mais sobre a profissão de jornalista! Vamos conferir?
História do jornalismo
Podemos dizer que o jornalismo é uma das profissões mais antigas ainda existentes. Um dos primeiros jornais que se tem conhecimento é o Acta Diurna, que foi criado em 59 a.C. por Júlio César. Ele queria informar as pessoas sobre o que estava acontecendo no império e o periódico noticiava coisas como campanhas militares, julgamentos e execuções.
Mas foi com a invenção da prensa por Gutemberg, em 1447, que surgiram os jornais modernos como conhecemos hoje, mas eles não eram impressos todos os dias. Com o passar dos anos, em 1609, o jornal alemão Avisa Relation oder Zeitung começou a fazer publicações periódicas.
Andando um pouco mais na história, em 1844, com a invenção do telégrafo, as notícias começaram a circular com maior rapidez e gerou uma grande mudança no jornalismo. No início do século 19, os jornais já eram considerados os principais veículos de informações e grandes grupos editoriais começaram a surgir.
Já em 1920, com a criação do rádio, o jornalismo se transformou mais uma vez, bem como em 1940, com o aparecimento da televisão. Sem falar nas mudanças que a internet trouxe, em 1990!
A notícia como ela é
O notícia é a matéria-prima para o jornalista! Ela pode ser um fato cultural, político ou natural que de alguma forma seja interessante para as outras pessoas ou as afetem de alguma maneira.
Mas como saber se uma notícia é uma notícia? Existem alguns fatores que precisam ser levados em consideração, como:
- Novidade
- Proximidade
- Tamanho
- Relevância
O papel do jornalista
Uma das principais qualidades do jornalista é saber observar e descrever os acontecimentos. É necessário, quase sempre, responder às perguntas:
- O quê
- Quem
- Onde
- Quando
- Por quê
- Como
O jornalista pode atuar em áreas como:
- Pauta
- Apuração
- Redação
- Edição
E ainda existem existem áreas no webjornalismo ou jornalismo online, como também é conhecido.
Os principais campos de atuação do jornalista são:
- jornais
- revistas
- televisão
- rádio
- websites/blogs
- assessoria de imprensa
- empresas (comunicação empresarial)