Você está em dúvidas sobre as diferenças entre um arquiteto e um designer de interiores? Então, veja aqui quais seus peculiaridades e como se tornar cada profissional.
Além disso, conheça o perfil que o mercado deseja para profissão e onde encontrar as melhores oportunidades de emprego. Vamos conferir?!
Diferença entre arquiteto e designer de interiores
No mercado de trabalho existem muitas carreiras que podem ser seguidas e, dentre elas, algumas chegam a ser confundidas por conta das suas semelhanças.
Algumas das mais associadas pelas pessoas são as de arquitetura e design de interiores, que na cabeça de muita gente, representam atividades idênticas, mas na prática não é isso que acontece.
Esses cursos são diferentes e carregam algumas peculiaridades. O que faz com que muitos o confundam é que os dois trazem com bastante força o apelo criativo na organização e criação de um ambiente.
E independente do cargo, a Catho pode te ajudar a dar um up em sua busca por emprego. Basta preencher o formulário com seus dados para aproveitar o site de forma totalmente grátis e por tempo ilimitado. Comece já!
[formulario]
Vamos ver agora as diferenças de cada área para você escolher qual quer seguir caminho!
Design de interiores
A começar pelo designer de interiores, esse profissional é responsável por criar um espaço que seja coerente com a proposta do cliente. Utiliza várias técnicas como a acústica, ergonomia, iluminação, entre outras, com a intenção de fazer uma releitura do ambiente, trazendo novidades como o desenvolvimento de peças exclusivas e tendências.
É bem verdade que antigamente esse profissional era confundido como decorador, mas hoje em dia a profissão de designer de interiores foca não somente nessa parte estética, mas em todas as que envolvam a harmonia do local em suas variadas formas. Cada cliente tem diferentes necessidades e por isso, cabe ao designer de interiores interpretá-las corretamente para criar um espaço único e personalizado.
Outra etapa no trabalho do designer de interiores é a criação do projeto. Ela envolve toda a parte do conceito e técnicas envolvidas, para o bom funcionamento do local. O projeto fica disposto em uma planta que determina cada uma das funções do espaço, disposição dos móveis e para que servirá cada cômodo.
Arquiteto
Já o curso de arquitetura e urbanismo é centrado em áreas como o projeto de edificações, o planejamento urbano, paisagismo, tudo isso com um enfoque maior na execução de projetos através de intenso estudo nas áreas que envolvem a história da arte, da arquitetura e do urbanismo.
Os alunos aprendem como fazer uso de representações gráficas no desenvolvimento de um projeto, e estudam temas que percorrem pela área de exatas e humanas, fazendo com que a duração do curso seja de cinco anos.
Um arquiteto tem conhecimentos que cercam as áreas de planejamento, desde a escolha dos materiais, até a execução do projeto. Seus trabalhos passam por âmbitos como o parecer sobre a localização da obra, os aspectos ambientais envolvidos, topografia e as questões legislativas. Diferentemente de um designer de interiores, além de trabalhar em áreas internas, o arquiteto pode exercer suas funções também em ambientes externos.
Entre as principais tendências de mercado para os profissionais formados em arquitetura e urbanismo, podemos destacar a parte de edificações através do desenvolvimento de projetos para edifícios dos mais variados tipos, urbanismo que envolve planejamento de áreas como bairros e a decoração de interiores.
Agora que você está por dentro das diferença entre um arquiteto e um designer de interiores, não deixe de compartilhar o texto com seus amigos. Basta copiar e colar o link em sua rede social favorita.