Temas como zelo pelo meio ambiente, cuidados com descarte de lixo, tratamento de água, poluição do ar ou do solo, entre outras atividades que buscam proteger a saúde do ser humano por meio do cuidado com o meio ambiente são tratados pelo profissional Engenheiro ambiental.
Esse é um pouco do trabalho do Engenheiro Ambiental, profissional que tem um vasto campo de atuação e que no post de hoje vamos saber mais sobre suas atividades!
Então não saia daí e continue lendo!
Curso de Engenharia Ambiental
Se você pretende ingressar no curso de Engenharia Ambiental é importante saber que ele tem duração de cinco anos. Nos dois primeiros são estudadas disciplinas presentes nos outros cursos das engenharias e a partir do 3º ano você começa a entender mais sobre os caminhos que pode seguir pelo meio ambiente.
Ecologia e microbiologia, meteorologia e climatologia, geologia, Cartografia e fotogrametria, informática, geoprocessamento, gestão ambiental, hidrologia, poluição ambiental, saúde ambiental, irrigação e drenagem são alguns dos conteúdos específicos que você irá encontrar segundo o MEC na grade curricular.
Engenheiro na água
Projetar, construir e operar sistemas de sistemas de coleta e abastecimento de água para uma cidade, bem como desenvolver sistemas de drenagem evitando assim enchentes ou alagamentos são algumas das atividades que o Engenheiro Ambiental.
Realizar o transporte e tratamento de esgoto mediante um sistema eficaz também faz parte das coisas que esse profissional irá se deparar em relação aos recursos hídricos presentes em nossa sociedade.
Engenheiro na terra
A recuperação de áreas degradadas é outra atividade da qual o Engenheiro Ambiental irá mapear os reais impactos em uma determinada área, avaliando a qualidade do solo e, dependendo do resultado, desenvolver e aplicar um plano de recuperação daquela área que foi degradada por meio da ação humana.
Engenheiro no ar
O ar é outro elemento que recebe grande atenção pelo profissional desta área. Por meio de análises técnicas ele consegue identificar o nível de poluição e assim elaborar um plano para redução da emissão destes poluentes na atmosfera. Esse trabalho acontece muito em indústrias.
O Engenheiro Ambiental por aí!
O profissional formado em Engenharia Ambiental pode trabalhar ainda em:
Construção Civil: Ele é responsável por emitir laudos e pareceres técnicos, além de conseguir todo o tipo de autorização ambiental para continuidade das obras, bem como analisar o seu impacto na sociedade.
Educação: Se você tiver afinidade com o ambiente escolar, existem oportunidades principalmente em cursos técnicos e o nível médio.
Setor Público: Secretarias do meio ambiente, prefeituras e órgãos de saneamento e energia também apresentam oportunidades para esses profissionais, trabalhando principalmente com fiscalização e elaboração de projetos.
E aí ficou interessado no curso? Aproveite agora mesmo nossas bolsas exclusivas com descontos especiais para o curso de Engenharia Ambiental!