Você gosta da Fonoaudiologia? Sabe o que faz um fonoaudiólogo? Sabe em quais áreas este profissional pode atuar? Para entender melhor esta carreira, acompanhe o texto de hoje.
O que é Fonoaudiologia?
A fonoaudiologia é uma a área que estuda e que produz conhecimento sobre comunicação escrita e oral, voz e audição. Também podemos conhecer a Fonoaudiologia Forense, que é a atuação em processos judiciais com relação a exames biométricos para identificação por meio de voz, fala, linguagem, marcha, face, escrita, postura e tudo o mais que se relaciona com realizações humanas.
O que faz um fonoaudiólogo?
Os fonoaudiólogos são profissionais responsáveis pelo trabalho de habilitação e reabilitação da voz, atenção a distúrbios da audição, motricidade oral, leitura e escrita. No que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em aspectos referentes a funções auditiva periférica e central.
O fonoaudiólogo precisa ser paciente, criativo, comunicativo, concentrado e com capacidade interpessoal para atuar no mercado de trabalho.
Quais as áreas de atuação da Fonoaudiologia?
O fonoaudiólogo trabalha em diversos setores como, por exemplo, em clínicas, consultórios, hospitais, home care, asilos, creches e berçários, instituições de ensino, em gestão de serviços, empresas, emissoras de rádio, TV, indústrias, dentre outros.
O Conselho Federal de Fonoaudiologia reconhece 11 áreas de atuação:
- Audiologia (especialista que se dedica ao estudo do sentido audição)
- Linguagem (aspectos relacionados ao processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem)
- Motricidade (É a área que estuda a musculatura da face, boca e língua)
- Saúde Coletiva (Atua no setor público e privado, voltado para uma população específica)
- Voz (atuando no aperfeiçoamento e promoção da saúde vocal)
- Disfagia (Caracteriza-se por um sintoma comum de diversas doenças)
- Fonoaudiologia Educacional (Tem como público alvo alunos-professores atua em escolas)
- Gerontologia (Tem como público alvo pessoas da terceira idade que com o tempo vão perdendo a fala)
- Fonoaudiologia Neurofuncional (Pessoas que tiveram problemas com o sistema nervoso central ou periférico)
- Fonoaudiologia do Trabalho (Trabalham promovendo uma melhor qualidade de vida na empresa)
- Neuropsicologia (Nessa área o profissional está apto para avaliar e tratar uma série de distúrbios que acabam afetando a comunicação e sua interface com a cognição)
Para exercer a Fonoaudiologia é necessário concluir a graduação na área e possuir registro profissional ativo no Conselho Regional de Fonoaudiologia.
Agora que já te explicamos as 11 áreas em que o profissional pode atuar, em qual delas você gostaria de atuar ou já atua? Deixe seu comentário aqui em nossa página e até o próximo post!