Confira as áreas de atuação do profissional de marketing

imagem de capa com 3 personagens montando um currículo criativo

Nos dias de hoje, fala-se em Marketing o tempo todo. É marketing de conteúdo de um lado, marketing digital do outro, é e-mail marketing, enfim, esses são apenas alguns exemplos. Mas, afinal, o que vem a ser esse famoso Marketing?

Aqui no texto, falaremos um pouco sobre essa profissão que está em constante crescimento, bem como onde o profissional da área pode trabalhar. Vamos conferir!

Quem é o profissional de Marketing?

O profissional em Marketing é aquele responsável por compreender e atender as necessidades dos clientes da empresa onde trabalha. Portanto, o estudante da área aprende como conquistar o consumidor, desde bem antes do momento da compra, até a aquisição de um produto ou serviço.

| Conheça o nosso modelo de currículo para a área de Marketing

Áreas de atuação

Toda empresa, independentemente do tamanho, deveria ter o departamento de Marketing como um setor indispensável para conquistar novos clientes. Afinal, muito se engana quem pensa que marketing é apenas promover ou vender um determinado produto.

Marketing é compreender as necessidades do mercado, dos clientes e as carências do setor em que a organização está inserida. Abaixo mostraremos algumas áreas onde um profissional de marketing pode trabalhar.

1. Impulsionador de negócios

Uma das áreas do Marketing é quando o profissional analisa o mercado e pesquisa o público-alvo. Ele elabora e desenvolve a marca de modo que a mesma seja impulsionada digitalmente, alavancando determinado produto ou serviço e impulsionando os negócios do cliente.

2. Neuromarketing

O neuromarketing é uma ramificação nova no Marketing, que nada mais é do que a junção de Marketing, Neurociência e Psicologia para estudar os comportamentos dos consumidores.

Os clientes que possuem lojas virtuais são um dos maiores interessados nesse ramo, pois necessitam conhecer bem seu público-alvo para vender melhor.

3. E-commerce

As plataformas digitais vêm crescendo exponencialmente a cada dia e isso é um grande mercado para o profissional de Marketing, que pode trabalhar como gerente de e-commerce.

Nessa função, ele será o responsável por acompanhar, validar e avaliar dados durante todo o processo de divulgação e, principalmente, vendas dos produtos. O gerente de e-commerce deve, também, estar atento ao comportamento dos clientes, assim como suas preferências.

4. Produção de conteúdo

Dentro da área de Marketing Digital, um dos profissionais que mais se destaca é o produtor de conteúdo. Ele tem como principal função criar materiais ricos e relevantes para atrair mais clientes.

5. Consultoria

O profissional de Marketing pode, ainda, trabalhar como consultor freelancer e abrir seu próprio negócio. Nesse caso, ele é responsável por fazer diagnósticos baseados na análise de dados. A partir dessa pesquisa, será capaz de desenvolver estratégias ideais para cada negócio e cada cliente.

Essas são apenas algumas das inúmeras áreas nas quais o profissional de Marketing pode atuar. Como vimos, esse especialista é indispensável para inúmeros setores de uma empresa, seja ela física ou virtual.

| Descubra vagas na área de marketing aqui no site da Catho

E aí, já sabe qual área escolher? Conte para nós lá nas redes sociais e compartilhe o link do texto com seus amigos.

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!

Sair da versão mobile