Nos dias de hoje, fala-se em Marketing o tempo todo. É marketing de conteúdo de um lado, marketing digital do outro, é e-mail marketing, enfim, esses são apenas alguns exemplos. Mas, afinal, o que vem a ser esse famoso Marketing?
Aqui no texto, falaremos um pouco sobre essa profissão que está em constante crescimento, bem como onde o profissional da área pode trabalhar. Vamos conferir!
Quem é o profissional de Marketing?
O profissional em Marketing é aquele responsável por compreender e atender as necessidades dos clientes da empresa onde trabalha. Portanto, o estudante da área aprende como conquistar o consumidor, desde bem antes do momento da compra, até a aquisição de um produto ou serviço.
| Conheça o nosso modelo de currículo para a área de Marketing
Áreas de atuação
Toda empresa, independentemente do tamanho, deveria ter o departamento de Marketing como um setor indispensável para conquistar novos clientes. Afinal, muito se engana quem pensa que marketing é apenas promover ou vender um determinado produto.
Marketing é compreender as necessidades do mercado, dos clientes e as carências do setor em que a organização está inserida. Abaixo mostraremos algumas áreas onde um profissional de marketing pode trabalhar.
1. Impulsionador de negócios
Uma das áreas do Marketing é quando o profissional analisa o mercado e pesquisa o público-alvo. Ele elabora e desenvolve a marca de modo que a mesma seja impulsionada digitalmente, alavancando determinado produto ou serviço e impulsionando os negócios do cliente.
2. Neuromarketing
O neuromarketing é uma ramificação nova no Marketing, que nada mais é do que a junção de Marketing, Neurociência e Psicologia para estudar os comportamentos dos consumidores.
Os clientes que possuem lojas virtuais são um dos maiores interessados nesse ramo, pois necessitam conhecer bem seu público-alvo para vender melhor.
3. E-commerce
As plataformas digitais vêm crescendo exponencialmente a cada dia e isso é um grande mercado para o profissional de Marketing, que pode trabalhar como gerente de e-commerce.
Nessa função, ele será o responsável por acompanhar, validar e avaliar dados durante todo o processo de divulgação e, principalmente, vendas dos produtos. O gerente de e-commerce deve, também, estar atento ao comportamento dos clientes, assim como suas preferências.
4. Produção de conteúdo
Dentro da área de Marketing Digital, um dos profissionais que mais se destaca é o produtor de conteúdo. Ele tem como principal função criar materiais ricos e relevantes para atrair mais clientes.
5. Consultoria
O profissional de Marketing pode, ainda, trabalhar como consultor freelancer e abrir seu próprio negócio. Nesse caso, ele é responsável por fazer diagnósticos baseados na análise de dados. A partir dessa pesquisa, será capaz de desenvolver estratégias ideais para cada negócio e cada cliente.
Essas são apenas algumas das inúmeras áreas nas quais o profissional de Marketing pode atuar. Como vimos, esse especialista é indispensável para inúmeros setores de uma empresa, seja ela física ou virtual.
| Descubra vagas na área de marketing aqui no site da Catho
E aí, já sabe qual área escolher? Conte para nós lá nas redes sociais e compartilhe o link do texto com seus amigos.