Com a transformação digital cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, surge a necessidade de oferecer uma experiência melhor para os consumidores. Assim, para solucionar problemas como produtividade, agilidade, baixo desempenho e outros, as empresas passaram a investir em tecnologias digitais.
A partir disso, surgiram novas profissões e o marketing está entre as áreas que mais se expandem. Portanto, atuar no marketing digital é fazer parte de uma carreira promissora.
Além disso, ainda existem muitas empresas buscando se transformar e conseguir bom desempenho na era digital. E para alcançá-lo e garantir resultados melhores, elas precisam contar com profissionais especializados. Confira a seguir 9 profissões para atuar na área de marketing digital!
O que é preciso para ser um profissional em marketing digital
Para trabalhar com marketing digital, é importante ter um pensamento criativo, fazer cursos específicos, dominar os conceitos que envolvem a área, espírito de equipe, estar por dentro do mundo digital, entre outras características.
De acordo com Guilherme da Luz, fundador da Gluz Digital e especialista em SEO, entre as estratégias mais adotadas pelo profissional de marketing digital estão: marketing de conteúdo, parcerias fortes e relevantes, publicações em redes sociais, link building, infográficos e e-books.
Para aplicá-las e obter o sucesso, é preciso conhecer os termos e conceitos, que estão entre as habilidades fundamentais de um especialista em marketing digital. Entre eles, entender o que é e como funciona o e-mail marketing, métricas, estratégias de SEO, características de cada uma das redes sociais e outros.
Portanto, aqueles que querem atuar na área de marketing digital, precisam conhecer profundamente as estratégias e seus conceitos.
Quais são as profissões para atuar no marketing digital?
Na era da transformação digital em que estamos vivendo, o marketing é uma área que vem se expandindo bastante. Com isso, as empresas constituídas antes da era digital passaram a enfrentar um enorme desafio.
Afinal, as regras que orientavam o avanço dos negócios sofreram modificações e já não estão aptas a orientarem da mesma maneira. Assim, o futuro do marketing digital é muito promissor e vem chamando a atenção de quem deseja uma profissão de destaque.
Mas, como existem muitas oportunidades, em qual ramo se especializar? Entre as profissões e áreas no marketing digital, destacamos:
- Social Media
- Analista de SEO
- Produtor de Conteúdo
- Designer para mídias sociais
- Influenciador digital
- Analista de Métricas
- User Experience
- Business Intelligence
- Assessor de Imprensa
Algumas áreas envolvidas:
- Economia: o marketing tem relação direta com as áreas comercial e financeira;
- Gestão: as profissões relacionadas ao marketing digital incluem planejamento e contribuem com aqueles que pretendem criar seu próprio negócio;
- Comunicação Social: por meio da internet, o profissional vai passar informações diversas e divulgar as marcas, de forma clara e objetiva.
Confira abaixo as características das principais profissões para atuar na área de marketing digital!
1. Social Media
As redes sociais hoje são fundamentais para as estratégias de marketing digital. As empresas que contam com um profissional especializado em planejar e criar conteúdos para serem compartilhados nos principais canais, conseguem bons resultados.
E o social media é a pessoa responsável em ativar esses canais para o público-alvo, publicando e interagindo com os usuários. Portanto, é o profissional apto em despertar o interesse no público, gerando engajamento da marca com os usuários.
Além disso, é especialista em analisar os resultados e monitorar cada ação. Para atuar como social media, é preciso estar atento às principais tendências do marketing digital.
Geralmente, a maioria dos profissionais possuem formação em Marketing, Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Letras. É importante saber que um social media é responsável em estabelecer uma conexão com um público bastante exigente.
2. Analista de SEO
O profissional é responsável em analisar, observar e investir em estratégias para aumentar os acessos de usuários na página da marca. Portanto, o analista de SEO faz o monitoramento e aumenta a audiência do site.
Assim, é preciso que ele tenha conhecimento em tráfego por meio dos mecanismos de buscas. Afinal, entre as finalidades da função, está fazer a página da empresa ficar nas primeiras posições do Google.
“Além disso, o profissional deve dominar os fatores de ranqueamento, bem como as estratégias de marketing de conteúdo e SEO”, afirma Guilherme da Luz. E, além de ser o responsável em aumentar os acessos ao portal que publica conteúdo, estabelece o que é preciso ser feito para que a página receba mais visitantes.
Para a área de marketing, o analista de SEO é fundamental. Afinal, é por meio das estratégias aplicadas pelo profissional que a marca é encontrada por potenciais clientes. E quanto mais tráfego ao site, maiores são as chances de a página vender e lucrar.
3. Analista de Métricas
O analista de métricas é um profissional que se aprofunda e busca um conhecimento mais amplo de métricas e KPIs. Ele está sempre pronto para analisar dados de todas as plataformas da empresa, além de avaliar o acesso do site.
É importante destacar que, em uma estratégia de marketing digital, o monitoramento dos resultados é fundamental. Assim sendo, quanto mais completa, mais fácil será melhorar as estratégias de marketing.
Mas, esse profissional precisa possuir conhecimento em diferentes sistemas de monitoramento, determinando assim, quais serão os melhores indicadores de desempenho para a organização investir.
4. Influenciador digital
Atualmente, é uma das profissões mais conhecidas no marketing digital, já que esses profissionais possuem alto poder de influência sobre seus seguidores. Eles são responsáveis em dar ‘vida’ aos produtos da empresa, buscando sempre promovê-los na internet.
Desde que ocorreu a transformação digital nas empresas, as marcas buscam influencers que tenham um público parecido com o seu para se promover no mercado. Portanto, um bom influenciador digital precisa entregar além da apresentação de um produto, ele deve entregar conteúdo.
5. Produtor de Conteúdo
Produzir um conteúdo de qualidade é fundamental para atrair usuários para as páginas da empresa (site, blog, redes sociais e outras). Portanto, é muito importante contar com um produtor qualificado.
Este tem a função de pesquisar temas e conteúdos interessantes ao público-alvo, além de conhecer as plataformas onde os potenciais clientes se encontram. Além disso, criar conteúdos de acordo com cada plataforma, seja em áudio, vídeo, imagens ou textos.
Por meio dos conteúdos, o profissional leva o público a conhecer os produtos ou serviços e, independentemente da plataforma utilizada, gerar mais engajamento ao site. Assim, consequentemente, aumentará o tráfego orgânico do site e a geração de leads.
6. Designer para mídias sociais
O profissional é apto em tornar a experiência do usuário mais agradável nas redes sociais. Ou seja, ele trabalha no layout da página, promovendo uma estética e experiência de navegação melhor.
É esse o responsável em dar vida à marca, deixando-a mais personalizada, mas sem perder a sua identidade, conforme a plataforma. O designer sabe escolher cada cor e fonte utilizada, com um propósito consistente, adequando suas escolhas às preferências do público.
7. Assessor de Imprensa
O assessor de imprensa é responsável por elaborar estratégias para falar pela empresa nas mídias. Com um papel de grande importância para o marketing digital, ele assessora a organização no rádio, sites, TV, revista, jornal impresso e outros meios.
Assim, cuida da imagem e reputação da instituição em diferentes eventos, representando-a na imprensa.
8. User Experience
Os clientes da era digital estão cada vez mais exigentes, priorizando um atendimento humanizado, e isso não é novidade. Portanto, as empresas precisam estar preparadas para atendê-los prontamente.
Assim sendo, o profissional responsável pela experiência do usuário deve estar atento sobre como o consumidor está interagindo nas redes sociais, por exemplo. Ele deve estar apto em gerar conteúdo pensado para seus usuários, elevando a experiência deles e aumentando o engajamento com a marca.
9. Business Intelligence
É um profissional que tem a capacidade de transformar assuntos técnicos para a linguagem do usuário. Por meio de análises e raciocínio lógico, ele é capaz de ler e interpretar planilhas, números, dados, entre outros.
Assim, transformar cada análise feita em ações práticas aos consumidores. Ao adotar essa prática, as empresas conseguem se consolidar no mercado. Daí a importância do profissional no marketing atual.
Como elaborar um currículo para área de marketing digital?
O currículo é o primeiro passo dentro da empresa para conquistar a tão sonhada vaga de emprego. Mas, os profissionais que vão disputar uma vaga na área de marketing digital devem se atentar à diferenciação.
Afinal, os modelos tradicionais não são o bastante para quem quer se destacar entre os concorrentes. Entenda que o seu currículo estará entre diversos outros e entre estes, muitos vão investir na criatividade e inovação. De acordo com o portal Meu Positivo, é importante entender também o potencial da integração de tecnologia e marketing digital e buscar o conhecimento essencial para aumentar as suas chances no mercado de trabalho e também contribuir para o sucesso da sua empresa e alavancar o crescimento.
Portanto, se você quer chamar a atenção dos recrutadores, sem exagerar, anote estas dicas! Aproveite e baixe o nosso Modelo de CV para área de Marketing.
Seja direto
O seu currículo não precisa de excesso de informações, já que isso não vai ajudar se você quer mostrar que possui qualificação acima da média. O mais indicado é ser direto e adicionar apenas o que for essencial à vaga de emprego.
Destaque as suas habilidades
Deixe em evidência as suas habilidades no currículo, ou seja, faça o seu marketing. Lembre-se de destacar o que é mais importante e o que mais tenha a ver com a função que deseja desempenhar na empresa.
Inove
Um currículo para um profissional de marketing precisa chamar a atenção e para isso, invista na criatividade. Existem candidatos que lançaram projetos, outros criaram vídeos. Aproveite as ideias na internet para se inspirar.
Apresente resultados
Como citamos acima, não crie um currículo recheado de informações, mas sim, escreva sobre as suas experiências de forma enumerada. Faça uma lista dos resultados que você ofereceu a outras empresas. Ou seja, não mencione que fez determinada ação, mas apresente o resultado dessa ação, qual o engajamento, resultado obtido.
Como você viu, são muitas as profissões do marketing digital e o profissional pode se especializar cada vez mais para ser o melhor no que faz. Aposte nestas dicas e invista na sua carreira!
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