Venha conhecer mais sobre a carreira de quem trabalha com fisioterapia e como o profissional pode atuar em diferentes vertentes da área. Vamos conferir?
Fisioterapia
A fisioterapia é uma das áreas mais importantes da saúde, ajudando na recuperação de milhares de pessoas todos os dias.
Por meio desse curso, que dura em torno de 4 a 5 anos, é possível formar profissionais aptos a tratar ou prevenir lesões de diferentes tipos, causadas por problemas genéticos, acidentes, vícios de postura, entre outros.
Tudo isso é tratado através de terapia por meios físicos ou outras técnicas, como a massagem (massoterapia).
No entanto, ao contrário do que se pode pensar, a fisioterapia tem um universo muito mais amplo do que a ortopedia, podendo abordar temas e áreas de estudos das mais diferentes como saúde da mulher, estética e fisioterapia do trabalho.
O Fisioterapeuta pode trabalhar com:
- idosos
- crianças
- gestantes
- pacientes com problemas respiratórios, distúrbios neurológicos e deficiências físicas
Além disso, o profissional também tem como dever estar preparado para atender bem às suas necessidades especiais.
Cabe ao estudante e futuro profissional da área estar atento a todas as informações passadas ao longo do curso, para conseguir ter uma visão de reabilitação e prevenção e assim poder decidir da melhor forma, que carreira se especializar.
Carreiras para Fisioterapia
O profissional de fisioterapia pode seguir com variados tipos de carreira, confira:
1. Saúde da mulher
O trabalho nessa área é reconhecido principalmente no tratamento da incontinência urinária nas pacientes do sexo feminino.
2. Gameterapia
É uma técnica da fisioterapia que consiste na aplicação de jogos eletrônicos aos pacientes com problemas ósseos ou neurológicos, para que eles tenham a atividade cerebral estimulada.
3. Dermatofuncional
Nessa área, o fisioterapeuta trabalha tratando lesões como cortes de cirurgia, queimaduras, entre outras, para trazer conforto aos pacientes. Manuseia corretamente aparelhos a laser, ultravioletas ou infravermelhos, para que os resultados da cicatrização sejam mais rápidos.
4. Fisioterapia do trabalho
Os profissionais que atuam com Fisioterapia do trabalho tratam diretamente com pacientes que sofrem com as lesões de esforço repetitivo (LER), que são causadas por má postura ou repetição de movimentos feitos em seus ambientes de trabalho.
5. Fisioterapia esportiva
Já quem trabalha com a Fisioterapia esportiva lida diretamente com atletas de diferentes segmentos, essa carreira é marcada pela prevenção e tratamento de lesões em profissionais do esporte.
6. Gestantes
Nessa carreira, o profissional atua no auxílio de gestantes fazendo o acompanhamento delas desde o pré-natal até depois do nascimento do bebê.
7. Grupos com necessidades especiais
Grupos especiais são caracterizados pela presença de pacientes que tem limitação em seus movimentos, como portadores de deficiência física ou idosos. Ao seguir essa carreira, o fisioterapeuta trabalha para estimular e fortalecer seus músculos.
8. Neurologia adulta e pediátrica
Nessa área o profissional de fisioterapia ajuda na recuperação de pacientes com síndrome de Down, auxilia os que sofreram derrames, traumatismos ou paralisias.
9. Ortopedia e traumatologia
A área mais lembrada quando falamos em fisioterapia. Aqui o profissional auxilia os pacientes que tiveram luxações, fraturas, lesões na coluna ou nas articulações.
10. Terapia intensiva
A terapia intensiva é o trabalho feito pelos fisioterapeutas aos pacientes que estão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
11. Cardiologia e pneumologia
Trabalhar com cardiologia e pneumologia também são outras área bastante lembrada pelas pessoas, ao pensar no trabalho de um fisioterapeuta.
Aqui o profissional cuida dos que estão no pré ou pós-operatório, assim como de doenças ligadas à respiração ou cardíacas. Os exercícios feitos com os pacientes têm relação com o aparelho circulatório e respiratório.
Lugares para trabalhar como fisioterapeuta
Nessas carreiras, o fisioterapeuta pode trabalhar em:
- hospitais
- clínicas
- consultórios
- ambulatórios
- centros de reabilitação
- Home Care na residência do próprio paciente
- órgãos de saúde pública
- vigilância sanitária
- indústrias.
Se for pelo campo da educação, o profissional de fisioterapia pode seguir como pesquisador na área ou professor de universidade.
E aí, está pensando em se tornar um profissional de fisioterapia? Nos conte mais nos comentários das redes sociais e compartilhe o texto com aquele seu amigo que também pensa em seguir carreira.