Problemas de saúde mais comuns no trabalho e como evitá-los

Problemas de saúde mais comuns no trabalho e como evitá-los

Algumas atividades no trabalho podem resultar em problemas de saúde, e não apenas contratar um plano de saúde, como prezar por um ambiente de trabalho harmoniozo e saudável pode ajudar no tratamento.

O melhor é saber como prevenir o problema e tomar os cuidados antes da situação agravar. 

Algumas tarefas e atividades quando não seguem as normas do trabalho ou são realizadas de forma inadequada, trazem consequências. Saiba quais são as doenças mais comuns no trabalho e o que pode ser feito para evitá-las.

Principais problemas de saúde no trabalho

No dia 28/04 é comemorado o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e, no Brasil, a Lei 11.121/2005. Nâo odiamos deixar esse tema tão nescessário passar batido.

Existem diferentes tipos de problemas de saúde resultantes do ambiente de trabalho. Entre eles, está a exaustão emocional, mental e física, que são resultantes do estresse prolongado e excessivo.

Como resultado, o funcionário pode desenvolver a síndrome de burnout, ou estafa. Com isso, o profissional produz menos e os reflexos vão além do trabalho, atingindo sua vida social.

Para se recuperar da síndrome da estafa, é importante adotar mudanças de hábitos e equilibrar o trabalho com a vida pessoal. Veja aqui outros problemas de saúde mais comuns no trabalho e saiba como evitá-los!

1. Lesão por Esforço Repetitivo

A Lesão por Esforço Repetitivo é também conhecida como LER e ocorre quando a pessoa realiza atividades que exijam movimentos que sejam constantes e iguais.

Ela pode ocorrer em diversas profissões como trabalhadores de linha de produção ou pessoas que passam muito tempo digitando.

Para evitar a doença é preciso fazer pausas regulares e exercícios que ajudam a aliviar a tensão nos músculos e relaxam. Os alongamentos e fortalecimentos são os mais recomendados.

2. Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho

Ela também é conhecida como DORT e chega a ser confundida erroneamente com a LER. Ele é resultado de posturas inadequadas que podem ocorrer por erro do funcionário ou por mobiliário ou instalações inadequadas.

Por exemplo, um funcionário baixa que precisa trabalhar em uma mesa e cadeira alta, não ficará em uma posição ergonômica adequada e fará mais esforço físico do que o necessário.

Para evitar a DORT é preciso seguir as regras de segurança do trabalho e garantir que todo o mobiliário esteja adequado aos profissionais, na maioria das vezes eles devem ter regulagens.

3. Doenças psicossociais

As doenças psicossociais podem englobar diferentes problemas de saúde como depressão e ansiedade. Elas muitas vezes são provocadas por ambientes considerados pouco saudáveis como os que fazem muita pressão e até mesmo por agressões psicológicas.

Para evitar o problema é preciso que a gestão da empresa colabore criando um clima de trabalho agradável e agregador, não um onde as pessoas se sintam isoladas e em constante competição. Além disso, é importante que a empresa ofereça convênio médico para que seus funcionários possam contar com atendimento especializado, de forma rápida, sempre que precisar.

Aos primeiros sinais do problema é preciso buscar ajuda médica. Daí a importância de contratar um plano de saúde, já que este garantirá o tratamento eficaz e imediato.

4. Asma Ocupacional / Antracose

As doenças respiratórias não podem ser esquecidas e são provocadas normalmente pela inalação de substâncias como fumaça, produtos químicos e outros. Ao ficar constantemente exposto a esses agentes a pessoa começa a sentir dificuldade para respirar e tem as vias aéreas obstruídas.

O tratamento prevê o afastamento das funções até que haja uma melhora no quadro, mas, nem sempre é possível reverter a situação.

A prevenção é o melhor remédio, nesse caso é necessário usar todos os equipamentos de proteção necessários e se certificar que os níveis de exposição são considerados seguros.

5. Surdez temporária ou definitiva

O problema pode começar com um zumbido no ouvido ou a perda gradual da audição e muitas vezes sem que haja um acompanhamento médico a pessoa pode descobrir o problema tarde.

Esse problema pode atingir qualquer pessoa, basta que ela trabalhe em um ambiente que tenha barulhos frequentes e que esses sejam um pouco elevados. Quem opera máquinas pesadas também está bastante exposto, pois o barulho é frequente.

Para evitar o problema é indicado que seja feito o uso de equipamentos de proteção como protetor auricular e fones de abafamento. Além disso, a pausa regular é essencial para que não se fique muito tempo no barulho.

Por que contar com assistência médica no trabalho é importante?

Boa parte desses problemas podem ser resolvidos ou evitar que complicações ocorram quando as empresas oferecem palestras e cursos sobre segurança no trabalho. Além disso, conforme o nicho de atuação da empresa, é importante que ela ofereça assistência médica, para atendimento emergencial, em casos de acidentes.

Se a empresa não oferecer uma assistência médica é importante contratar o plano de saúde individual para garantir os cuidados. Vale ressaltar que dessa maneira será possível passar por consultas com especialistas, fazer exames e realizar o tratamento sem que seja preciso gastar muito.

Além disso, é possível ter acesso a um atendimento ágil já que existe um prazo máximo para que o beneficiário seja atendido e terá acesso a clínicas especializadas.

Portanto, para evitar os problemas de saúde mais comuns no trabalho é preciso conhecê-los, saber como evitar as situações e contratar um plano de saúde para lidar com os casos que evoluíram. 

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