Muito se fala em profissionais proativos, mas como realmente entender o que é a proatividade no trabalho e como aperfeiçoar essa habilidade?
Por isso, para ajudar você a aplicar ainda mais a proatividade no trabalho em 2024, selecionamos algumas dicas que podem fazer a diferença no seu desempenho profissional. Confira a seguir!
Saiba como manter a proatividade no trabalho
Quando falamos em proatividade no trabalho, podemos mencionar a iniciativa e a capacidade de um profissional em criar soluções para diferentes situações que possam surgir no ambiente de trabalho.
Isso é, alguém proativo tem a capacidade de trazer de forma espontânea ideias de resoluções antecipando possíveis problemas.
Portanto, se você está buscando aprender como aumentar sua proatividade no trabalho, acompanhe algumas ações que podem aumentar e aperfeiçoar essa competência.
1. Entenda seu papel na empresa
Cada pessoa tem a sua importância, seja no time ou até mesmo comparado a empresa toda. Por isso, busque entender como suas ações impactam no cenário geral da empresa.
Se estiver com alguma dúvida, pergunte a seus colegas e gestores como seu trabalho os ajudaram em um determinado momento. Você pode se surpreender com as respostas!
Com isso, terá a visão dos desafios que participou e também das soluções que já ocorreram com essas pessoas.
💡 Leia também sobre autoconhecimento e pratique essa habilidade.
2. Liste os problemas que você já enfrentou
Reflita sobre sua experiência profissional e tente encontrar os problemas e erros que enfrentou durante sua carreira. Busque relembrar como a equipe e a empresa lidaram com essas situações.
Muitas vezes os desafios não são novos e sim em situações diferentes. Quem sabe você já tem uma mudança positiva em suas mãos e se esqueceu de como foi esse processo em outro momento?
3. Pesquise sobre as crises de outras empresas
Não é difícil encontrar notícias divulgando crises que alguma grande empresa está passando. Fique atento a essas reportagens e estude as resoluções encontradas.
Você também pode compartilhar com seus colegas e juntos pensarem nas ações que poderiam ser tomadas naquele momento. Sem dúvidas, isso trará boas ideias.
💡 Você pode conhecer maneiras de melhorar o seu trabalho em equipe.
4. Anote suas ideias
Vá além da leitura e pensamento, crie suas próprias anotações para possíveis erros ou mudanças.
Faça uma lista com suas dificuldades e queixas que recebeu e depois pense no que poderá ser feito para que isso não ocorra novamente. Em seguida, quando se sentir preparado para debater, divulgue aos colegas.
Check-list para aumentar a sua proatividade no trabalho
Após as nossas dicas, que tal fazer um check-list para garantir que sua produtividade no trabalho pode aumentar?!
Confira então algumas ações que são interessantes para você aperfeiçoar essa habilidade:
- Responda prontamente aos questionamentos;
- Mantenha os outros informados;
- Peça feedback aos colegas e gestores;
- Melhore frequentemente o processo de trabalho;
- Participe das reuniões e faça perguntas;
- Estabelecer uma rotina de trabalho;
- Tenha uma boa gestão do tempo;
- Seja positivo diantes das dificuldades;
- Ofereça ajuda aos colegas;
- Reconheça seus limites;
- Repasse novos aprendizados;
- Compartilhe tendências sobre o mercado e sobre a sua área de atuação.
Então, você gostou das nossas dicas que revelam como ter mais proatividade no trabalho? Aproveite para deixar um comentário sobre o texto e compartilhe com amigos!