Saiba por quanto tempo vale o Enem

Saiba por quanto tempo vale o Enem

Você sabe o que é o Enem, não é mesmo? O Exame Nacional do Ensino Médio é aplicado anualmente em todo o Brasil e funciona como um vestibular. Mas caso você já tenha feito a prova uma vez precisa passar por um novo exame? Por quanto tempo vale o Enem?

No artigo de hoje, vamos explicar exatamente isso: por quanto tempo vale a nota do Enem. Vem conosco entender melhor esse assunto! Vamos conferir?

Para que serve o Enem?

Antes de falarmos sobre a validade do exame, você precisa entender que o exame tem várias finalidades. A função básica é ajudar você a entrar em uma universidade pública, mas ele também pode ser usado para substituir o vestibular de instituições particulares.

Outra função do Enem é servir como nota para a participação em programas do governo, como as bolsas do Prouni e o financiamento universitário do Fies. Por fim, ele também é útil para quem quer estudar em universidades portuguesas.

[formulario]

E por quanto tempo vale o Enem?

Dependendo da finalidade, a sua nota terá um tempo de validade diferente e é isso que vamos detalhar a seguir.

1. O Enem e o Sisu

O Sisu é o sistema que vai classificar você para entrar em uma instituição pública. Esse ranking é feito com base na nota do Enem e, aqui, ela só tem validade por um ano. Ou seja, quem quer se inscrever no Sisu precisa ter feito a versão mais recente do exame e não pode usar a nota de anos anteriores.

2. O Enem e as instituições particulares

Se você for usar a nota do Enem para substituir o vestibular das instituições particulares precisa ficar atento às regras de cada local. Em termos gerais, no entanto, não existe um tempo de validade específico para as notas.

Então, se você fez o Enem há quatro anos, por exemplo, a nota continua válida para ser usada nas faculdades e universidades privadas.

3. O Enem e o Prouni

As pessoas que estão concorrendo a uma bolsa de estudos em instituições privadas por meio do Prouni precisam saber que a nota do exame só tem validade por um ano. Ou seja, é preciso ter feito a edição mais recente da prova para tentar a classificação do Prouni.

4. O Enem e o Fies

O Fies oferece um pouco mais de flexibilidade quanto ao tempo de validade do exame. Os estudantes que estão em busca do financiamento precisam ter feito a prova de qualquer ano a partir de 2010. Ou seja, sua nota dura por bastante tempo e não há necessidade de refazer o Enem anualmente.

5. O Enem e as universidades portuguesas

Desde o ano de 2014, várias universidade portuguesas aceitam o ingresso de estudantes brasileiros por meio do Enem. A seleção é feita no próprio site das universidades — a lista completa de instituições participantes pode ser conferida aqui —, com base na nota do exame.

Aqui, o tempo de validade do Enem varia de acordo com cada instituição. Na Universidade de Coimbra, por exemplo, é aceita a nota das provas a partir de 2016 para quem for participar do processo seletivo 2019 e 2020.

Percebe como para cada finalidade, a nota do Enem tem um “prazo” de validade específico? De forma geral, você deve fazer a versão mais recente do exame, o que garante acesso a qualquer programa ou seleção.

Caso tenha perdido a última prova, no entanto, sua nota de edições anteriores ainda pode ser útil para diferentes situações acadêmicas.

Agora que você já descobriu quanto tempo vale o Enem, não deixe de compartilhar o link do texto em sua rede social favorita. Até a próxima!

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!