Sabe quando um profissional é promovido, mas ele não desempenha bem o cargo por não possuir o perfil profissional para isso? É o que geralmente acontece com empresas e profissionais que não conhecem o plano de carreira em Y!
O plano de carreira em Y é umas das inovações do mercado de trabalho, benéfico para todos. Assim, as empresas conseguem reter talentos e manter seus funcionários satisfeitos e engajados. Já os profissionais conseguem se manter onde se sentem mais satisfeitos e desenvolvem todas as suas habilidades, além de auxiliar os outros e trabalhar em equipe.
Neste post, apresentamos tudo o que você precisa saber sobre esse plano de carreira, continue a leitura e confira!
Carreira em Y: o que é?
A carreira em Y é o plano de carreira moderno, que abre duas possibilidades de promoções ao colaborador conforme seu perfil profissional, sendo elas para a parte técnica ou a liderança.
Esse modelo foi desenvolvido a partir da percepção de que muitos profissionais eram promovidos, porém não se adaptavam à nova função. Ou seja, aceitavam a promoção por vários outros motivos. Dessa forma, a carreira em Y prioriza o desempenho e a aptidão de cada um.
Quais são as vantagens para o profissional?
Para o profissional, as vantagens são muitas! Ao ser promovido por suas habilidades hard skill e soft skill, ele se sente satisfeito em sua trajetória e permanece motivado, apresentando ótimos resultados, além da qualidade.
Oportunidades de carreira
Especialistas técnicos são importantes para as empresas e sabem as funcionalidades e os processos. Em áreas industriais ou tecnológicas, são fundamentais para a tomada de decisões.
Profissionais que gostam de se desenvolver na área técnica são capazes de apresentar inovações e melhorias. Se preferem liderar, ele consegue direcionar sua equipe em todos os processos.
Desenvolvimento de novas competências
Para os profissionais que optam pelo caminho técnico, existem empresas que incentivam seus colaboradores investindo em cursos, workshops e palestras para seu desenvolvimento profissional. Essas empresas entendem que profissionais capacitados trazem melhores resultados.
Se deseja ingressar na liderança e na gestão de pessoas, há mentores profissionais que te ensinam como traçar esse caminho.
Desenvolvimento em uma visão inovadora
Profissionais capacitados podem participar de processos criativos e de desenvolvimento. Além de saberes técnicos, possuem bagagem e experiência que os tornam capazes de ter uma visão inovadora e ampla sobre os processos da empresa.
Aproveita as habilidades profissionais
Quando pensamos em plano de carreira, logo projetamos a liderança de pessoas, porém não são todos que possuem esse perfil.
Quando os profissionais são colocados em cargos que se sentem desconfortáveis, eles ficam insatisfeitos e procuram mudar de emprego. A carreira em Y permite outras possibilidades e aproveita melhor as habilidades de cada um.
Quais as vantagens para a empresa?
As empresas que acompanham as inovações sociais sabem que os colaboradores procuram muito mais que um salário pago em dia. Benefícios e plano de carreira bem traçado são essenciais para evitar a evasão de bons talentos. Investir nesse novo processo de carreira apresenta grandes vantagens para a empresa que deseja obter melhores resultados.
Atração e retenção de talentos
Os colaboradores que se sentem valorizados são mais engajados e motivados. Assim, as empresas conseguem reter os melhores profissionais, deixando-os realizados ao serem promovidos no trabalho que gostam de executar.
Aumento da produtividade da equipe
É fato que profissionais qualificados conseguem entregar melhores resultados. Se possuem boas habilidades de trabalho em equipe, conseguem acelerar processos e entregas. Dessa forma, otimizam a produtividade da equipe, contando com apoio e conhecimento mútuo.
Colaboradores nos cargos certos
Saber aproveitar o potencial e a habilidade de cada colaborador é uma vantagem para mantê-lo satisfeito na função.
Assim, a empresa consegue evitar baixa motivação e produtividade, além de desempenho negativo e retrabalho. Além de habilidades técnicas ou comportamentais, ter um bom networking pode alavancar a sua carreira!
Qual a estrutura da carreira em Y?
Os profissionais, geralmente, começam suas carreiras nas empresas e seguem a trilha aprendiz, estagiário, trainee, operacional (auxiliar ou júnior) e analista (assistente).
Após essa trajetória, as empresas que adotam a carreira em Y apresentam dois caminhos para a promoção do funcionário. Vamos a elas:
1. Especialização técnica
As possibilidades de novas funções para esse colaborador técnico são:
- Consultor;
- Especialista;
- Pesquisador;
- Conselheiro.
2. Gestão de pessoas / liderança
Para a gestão de pessoas, o profissional pode ser:
- Coordenador;
- Supervisor;
- Gerente;
- Diretor;
- Presidente.
Lembrando que as definições de cargo variam conforme a área e a empresa. Diferente do plano de carreira tradicional, o funcionário não precisa trabalhar por anos para alcançar um cargo que não gostaria de exercer.
O plano de carreira em Y pode ser um ótimo plano de carreira para você. Confira também o nosso conteúdo sobre o que esperar da sua carreira para repensar suas estratégias profissionais.
E aí, o que você achou do plano de carreira em Y? Nos conte aqui no comentário se irá aplicar e aproveite também para compartilhar o link do texto com seus amigos em sua rede social favorita!