Seja por medo da demissão, insatisfação ou busca novos desafios, pesquisar por vagas estando já empregado é comum no mercado de trabalho. Por conta disso, aprenda com as nossas dicas como realizar a sua busca de forma correta.
Vamos conferir?!
Maneira de como pesquisar por vagas em seu atual trabalho
Garantir que você esteja aderente ao que o mercado busca, elaborar um currículo e definir objetivos, até aqui, tudo certo.
Mas na hora de buscar vagas, enviar currículo e fazer entrevista, bate aquele medo de que o chefe saiba e isso lhe prejudique no emprego atual. Você sabe como se comportar nessa fase?
Veja 5 dicas de como pesquisar por vagas de emprego sem deixar isso afetar seu trabalho atual:
1. Mantenha a discrição
Conte somente às pessoas mais próximas, isso evita que a informação se espalhe e acabe prejudicando sua imagem profissional ou antecipando sua saída da empresa.
Converse com seu gestor a respeito somente se tiver abertura para isso e souber que ele te entenderá, caso contrário, abra o jogo somente quando tiver algo concreto.
2. Não utilize o horário de trabalho para enviar currículos
Embora você não queira mais estar onde está, você ainda tem um compromisso com a empresa e precisa produzir enquanto está nela, mantenha a ética, envie currículos fora do horário de expediente.
3. Não utilize o e-mail corporativo
Nada de usar o seu e-mail do trabalho para enviar currículo ou conversar com outras empresas. Apenas faça isso com seu enderelo eletronico pessoal.
Além do comprometimento citado acima, lembre-se que a empresa tem acesso às mensagens e isso pode prejudicar sua imagem profissional, talvez até antecipar seu desligamento, o que provavelmente não estava nos seus planos.
4. Não utilize o horário de trabalho para fazer entrevistas
Seja por videoconferência, telefone ou presencial. Se não puder fazer no horário de almoço, tente agendar para o início ou final do dia e peça ao seu gestor para entrar mais tarde ou sair mais cedo, caso não consiga marcar a entrevista para essa faixa de horário, peça dispensa do dia ou utilize o banco de horas.
5. Não inclua a empresa atual como referência profissional
Afinal, a empresa na qual você está em processo seletivo, poderá entrar em contato com seu gestor para pedir referências sobre você e, se ele ainda não sabe da sua busca, ficará sabendo de uma forma nada agradável.