Entenda o que são e como identificar os perfis comportamentais

perfis comportamentais

O mercado de trabalho tem se mostrado cada vez mais competitivo e afunilado. Acompanhar essas mudanças é fundamental para conseguir continuar crescendo na carreira. Por isso, entender quais são os perfis comportamentais pode te ajudar a se destacar em processos seletivos e alcançar o êxito profissional.

Neste conteúdo vamos mostrar o que e quais são esses perfis e sua importância e como identificar o seu a partir de testes de personalidade. Continue a leitura e entenda.

O que são perfis comportamentais?

O primeiro passo para identificar seu retrato comportamental, é entender quais são os principais perfis e o que eles representam. Também conhecido como perfil profissional, são um conjunto de características que ajudam a identificar como uma pessoa se comunica, interage com os outros e como ela reage em diferentes situações.

Essas diferentes personalidades podem afetar o desempenho da pessoa no cotidiano da empresa e no desenvolvimento de atividades. Uma pessoa pode gostar de tomar a liderança e delegar tarefas para sua equipe, enquanto outra se sente mais confortável sendo orientada e desenvolvendo o trabalho que lhe foi dado.

Há, também, pessoas que gostam de fazer uma autoavaliação e receber feedbacks regulares, ao mesmo tempo que outras não lidam tão bem assim com críticas. Todas essas posturas, alinhadas com as habilidades profissionais do candidato, afetarão sua rotina e os cargos que irá assumir.

É claro que existem outros fatores que influenciam no processo de seleção, como a união das soft skills e hard skills, mas esses perfis ajudam a identificar as habilidades e afinidades naturais das pessoas, permitindo que os recrutadores possam fazer um paralelo mais preciso na relação candidato-empresa.

4 principais perfis comportamentais

Como dito anteriormente, os perfis comportamentais podem variar a depender da pessoa, vaga, capacitação e outros fatores externos. Entre os vários tipos de personalidades no trabalho, há quatro principais que se destacam e são encontradas com mais frequência.

Para compreender melhor cada um e descobrir qual você se identifica, continue a leitura, pois vamos te mostrar quais são esses quatro e suas principais características.

1. Perfil Planejador

Os planejadores apresentam uma personalidade calma e centrada. Eles gostam de manter uma rotina e dificilmente se adaptam às mudanças frequentes e bruscas. Por planejar tudo com antecipação, apresentam dificuldade em improvisar quando necessário.

São prestativos e trabalham bem em equipe, pois se sentem satisfeitos em ajudar os outros. São pessoas que passam muita credibilidade e confiança, e evitam confrontos diretos, o que os torna profissionais fáceis de conviver.

Seus pontos negativos são, em grande parte, o pessimismo, pela aflição das coisas darem errado ou saírem do controle, e a falta de criatividade em momentos que surgem imprevistos. De maneira geral, são pessoas empáticas e que despendem bastante tempo no desenvolvimento de soluções para os mais diversos problemas. Algumas de suas características são:

  • os planejadores são pessoas observadoras e cautelosas;
  • sua habilidade de lidar com problemas e buscar soluções lógicas e efetivas trazem destaque para eles;
  • estão presente em áreas como Recursos Humanos ou desenvolvimento de software.

2. Perfil Comunicador

São pessoas que têm habilidades em comunicação e sociais muito desenvolvidas. Eles conseguem tratar de diversos assuntos com facilidade e se adaptam bem a mudanças e rotinas movimentadas. Como o nome já sugere, pessoas com esse perfil são carismáticas, tendendo até para o otimismo. Sua energia é contagiosa, o que acarreta no bom relacionamento com os colegas de trabalho.

São considerados entusiastas e se empolgam com novos projetos, se destacam por sua facilidade de agir em momentos de improviso e, normalmente, são receptivos a novos trabalhos.

Apesar de sua agitação e boa interação, os comunicadores apresentam algumas dificuldades no momento de desenvolver tarefas, no âmbito do planejamento, análise e ao seguir cronogramas. Algumas de suas principais características são:

  • pessoas comunicativas e que se expressam com muita facilidade;
  • considerados líderes naturais e proativos;
  • frequentemente recrutados para cargos como gestão de equipes, vendas e marketing.

3. Perfil Analista

As pessoas com perfil analista são estáveis e têm boas habilidades com tarefas repetitivas. Entre as carreiras para pessoas analíticas, se destacam setores que requeiram pesquisas e desenvolvimento de pautas, pois apreciam o conhecimento e a precisão.

Podem ser chamados de perfeccionistas, pois despendem bastante tempo planejando e analisando rotas para que as demandas sejam entregues da forma mais coesa possível.

No entanto, é preciso se atentar a essa questão, pois apesar de parecer um ponto positivo, equipes que contam com muitos analistas podem acabar gastando muito tempo no planejamento e deixando pouquíssimo tempo hábil para a execução, o que pode atrasar demandas.

Este perfil também não trabalha bem sob pressão e precisa de antecipação em cada passo, para se sentir confortável e ter a certeza de que o caminho escolhido é o melhor para seguir.

Pessoas com este perfil sempre buscam realizar entregas com alto padrão, mirando na perfeição. Como o nome sugere, gostam de analisar todas as possibilidades e trazer soluções efetivas, além de funcionais. Algumas de suas características são:

  • pessoas com grande habilidade de análise crítica;
  • perfeitos para cargos que exigem solução de problemas e tomadas de decisões;
  • estão bastante presente em áreas como análise de dados e gestão de finanças.

4. Perfil Executor

Este tipo de perfil é comum entre líderes e gestores, pois são pessoas dominantes e que têm muita iniciativa. Se apresentam muito confiantes em suas áreas e normalmente não se sentem ameaçados por novos desafios.

Pessoas com este perfil gostam de desafios e são bastante competitivos, podendo chegar até ao ponto de serem autoritários. Apesar disso, são pessoas bastante corajosas e que defendem seus pontos de vista com firmeza.

O destaque deste perfil é a sua determinação, pois ele faz o que é necessário para atingir metas e realizar as entregas, manejando possíveis problemas.

Competitivo, perfeccionista e proativo são apenas alguns dos adjetivos que compõem a personalidade dos executores. Algumas das principais características desse perfil são:

  • possuem o foco na ação e resultado;
  • frequentemente recrutados em ambientes que buscam por eficiência, como vagas que trabalham com metas;
  • estão presentes em áreas como logística e gestão de projetos.

Como identificar o seu perfil

Agora que você conheceu os quatro principais comportamentos, sua dúvida deve ser “qual é o meu perfil?”. Atualmente, é possível usar ferramentas digitais e testes comportamentais para descobrir seu perfil.

Ainda que os testes on-line não sejam uma ferramenta 100% precisa, eles são um ótimo caminho para começar a decifrar a maneira como você pensa, age e se comporta no ambiente de trabalho.

Vale lembrar que ninguém se limita a apenas um perfil comportamental, podendo apresentar mais de um perfil ao mesmo tempo.

Um perfil executor, muitas vezes, pode vir junto com um comunicador, por exemplo. Isso acontece devido a diversos fatores, como criação, desenvolvimento profissional e habilidades — que já foi citado mais cedo neste artigo.

Alguns dos testes mais conhecidos e utilizados pelos candidatos e recrutadores são:

A Catho também oferece recursos para que os candidatos possam entender seu perfil e focar nas melhores oportunidades de emprego.

A importância do conhecimento do perfil no mercado de trabalho

É claro que identificar seu perfil comportamental é muito importante no entendimento de suas habilidades, mas o mais importante é aplicar essa informação no dia a dia e principalmente na busca por empregos.

Ao aplicar esse conhecimento no seu dia a dia, você pode buscar oportunidades mais alinhadas com as suas competências, pois isso potencializa suas chances de sucesso profissional.

Te ajuda a se destacar em processos seletivos, ressaltando como suas habilidades são perfeitas para o cargo que está querendo. Além disso, ainda desenvolve outras habilidades em áreas que precisam melhorar.

Os perfis comportamentais desempenham uma função importante no processo de iniciar um novo emprego e encontrar satisfação profissional. Compreendendo seu perfil, você estará bem preparado para atingir seus objetivos e se destacar em qualquer ambiente que quiser.

Agora que você conhece os principais perfis comportamentais e suas características, que tal compartilhar o conteúdo com seus amigos nas redes sociais? Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado. Até a próxima!

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!

Sair da versão mobile