Seu currículo está sempre sendo visualizado, mas você nunca é chamado para uma entrevista de emprego? Isso pode estar acontecendo pela falta de palavras-chave corretas! As palavras-chave, ou power words, são extremamente utilizadas pelos recrutadores no momento da seleção de currículos, pois existem alguns padrões que são seguidos e isso pode te ajudar a conquistar sua tão almejada vaga de emprego.
Entender quais são as palavras-chave mais relevantes da sua área profissional pode te render resultados positivos. Com a ajuda delas, você consegue posicionar estrategicamente suas informações profissionais de maneira objetiva e fazer seu currículo passar de maneira eficiente na hora da triagem feita pelo recrutador.
Muito útil, não é? Confira nesse conteúdo da Catho quais são as melhores palavras-chave para o currículo e como utilizá-las da forma correta!
1. O que são palavras-chave no currículo?
As palavras-chave no currículo são termos específicos que salientam habilidades, qualificações, características, experiências e qualidades que são essenciais para determinada vaga. Essas palavras auxiliam os recrutadores a filtrarem os melhores candidatos para a empresa com a ajuda de um sistema de rastreamento (ATS).
Mais da metade das empresas brasileiras possuem esse software para agilizar a filtração inicial de currículos e acelerar os processos seletivos. Ou seja, ter as palavras-chave assertivas em seu currículo fará com que você tenha mais chances de ser chamado para uma entrevista de emprego.
2. Como escolher as palavras-chave certas para o seu currículo
Quem seleciona as palavras-chave que serão buscadas no software ATS são os próprios recrutadores, então entender quais palavras são mais requisitadas te auxiliará na hora de montar o seu currículo.
Análise de vagas e extração de palavras-chave
O primeiro passo que você deve dar é verificar as palavras-chave que estão no anúncio da vaga que você deseja ou que, pelo menos, seja relacionada a ela. As mais importantes estarão, na maioria das vezes, no anúncio do cargo.
Lembre-se de que cada profissão tem suas palavras-chave específicas, sejam termos técnicos, criativos ou de cunho interpessoal. Por exemplo, em vagas de Direito, você encontrará opções, como legislação, processos judiciais, trabalhista, revisão de contratos etc.
Embora cada área tenha suas próprias palavras-chave, é fundamental que você se concentre apenas nas que são relevantes para seu campo de especialização. É muito importante que você realmente tenha as características listadas.
Ferramentas para identificar as melhores palavras-chave
Agora que você entendeu quais são as palavras-chave de cada área, procure uma ferramenta online que consiga fazer o rastreamento de outras opções que também estão ranqueando bem.
Esse tipo de software vai conseguir te direcionar melhor para as power words de alto volume. Usá-lo pode ser de grande ajuda para alavancar seu perfil! Confira 6 ferramentas que podem te ajudar:
- Google Trends;
- Semrush;
- Keyword Tool;
- Google Keyword Planner;
- Ahrefs;
- Answer the Public.
3. Como posicionar palavras-chave no seu currículo
As palavras-chave devem ser colocadas estrategicamente no currículo, tanto no título quanto no restante do documento, porém evite repetir a mesma muitas vezes! Todas elas devem aparecer de forma natural e com uso produtivo.
Títulos e cargos
A palavra-chave principal do seu currículo deve aparecer, obrigatoriamente, no título, pois quando o recrutador visitar o seu perfil ficará mais fácil de identificar a sua persona profissional. Além disso, seu cv será encontrado com mais facilidade pelos softwares de filtração se a power word em foco já estiver no título.
Quando a palavra-chave de maior densidade está presente no título, aumentam as chances do seu currículo ser encontrado durante buscas específicas do ATS e do recrutador. Isso permite que você se destaque dentre os outros candidatos.
Habilidades e competências
Incluir palavras-chave nos campos de habilidades e competências do currículo também é muito eficiente para aumentar suas chances de ser notado. Elas devem se incorporar com suas habilidades específicas e com as de alta densidade, além das que são exigidas na descrição da vaga.
Porém, é importante que você evite o “keyword stuffing” (excesso de palavras-chave); em vez disso, varie entre todas que são importantes e sempre tenha em mente que um currículo deve ser atrativo e de fácil entendimento para quem irá lê-lo.
4. Exemplos de palavras-chave eficazes para currículos de diferentes áreas
Escolher a palavra-chave perfeita para sua área de atuação vai te ajudar a se destacar no mercado de trabalho. Pensando nisso, preparamos os exemplos mais procuradas por recrutadores para alguns campos de atuação. Veja:
- Marketing: marketing estratégico, CRM, SEM, SEO, mídias sociais, marketing digital, marketing de conteúdo, marketing de vendas, pesquisa de mercado.
- T.I: desenvolvimento, segurança cibernética, JavaScript, Python, C++, sistemas, redes, servidores, Big Data, programação, DevOps, microsserviços, mineração de dados.
- Educação: educação básica, educação infantil, prática pedagógica, formação de professores, psicologia da educação, aprendizagem, pedagogia, educação escolar.
- Design: tipografia, interface, design de produto, design gráfico, identidade visual, editoração, diagramação, experiência do usuário, comunicação visual.
- RH: cultura corporativa, gestão de pessoas, integração, mentoria, código de conduta, aquisição de talentos, avaliação de potencial.
5. Como atualizar seu currículo com as palavras-chave certas
Quando você estiver montando seu currículo, vale a pena ficar de olho e verificar as vagas que estão em aberto e observar os padrões, por exemplo, os requisitos e os atributos exigidos que são frequentemente mais vistos.
Visite também o perfil dos recrutadores e fiscalize quais currículos foram selecionados e suas palavras-chave, e pesquise-as nas ferramentas citadas anteriormente para entender como elas estão ranqueando em cada área. Sobre o cv em si, crie um para cada área de trabalho caso você tenha mais de uma formação!
Investir em boas palavras-chave para colocar em seu currículo pode alavancar suas chances de conseguir o emprego dos sonhos, além de trazer resultados incríveis para sua carreira profissional.
Siga todas as dicas desse conteúdo e se torne o profissional de sucesso que você sempre sonhou. Agora, que tal aprender 8 dicas de como se apresentar em uma entrevista de emprego? Acesse para ficar por dentro!
Gostou do nosso artigo? Não se esqueça de comentar sua opinião abaixo e compartilhar com seus colegas interessados! Até a próxima.
VAGAS ABERTAS | Principais áreas contratando
Se você está buscando um emprego, selecione abaixo a sua área de interesse e confira os cargos com oportunidades abertas!