Se você está procurando uma profissão ou quer mudar de carreira, com certeza já deve ter esbarrado no termo orientação vocacional.
Usado, principalmente, por jovens, essa técnica te auxilia a entender qual o melhor caminho profissional seguir, diminuindo as incertezas e inseguranças. Apesar de ser bastante conhecido, esse método de autoconhecimento ainda gera muitas dúvidas.
Com isso em mente, criamos um guia sobre a orientação vocacional — que pode ser usado por qualquer um, independentemente da idade. Continue a leitura e saiba o que é, quais testes são aplicados, a eficácia e o funcionamento dessa metodologia!
O que é orientação vocacional?
A orientação profissional é um método que utiliza testes específicos para avaliar as características e preferências individuais de uma pessoa. A ideia é identificar quais são as aptidões do indivíduo e apontar as áreas de trabalho que ele poderia se destacar mais facilmente e encontrar maior satisfação pessoal.
Assim, evita-se que a pessoa inicie sua carreira e, posteriormente, perceba no meio do caminho que aquela não é a área que ela deseja, sendo obrigada a recomeçar em uma nova profissão do zero.
Para quem a orientação vocacional é recomendada?
Apesar de ser bem comum para os adolescentes que estão prestes a escolher um curso de graduação, a orientação vocacional não deve ser aplicada apenas para esse grupo de pessoas. Essa ferramenta também é recomendada para indivíduos que estão descontentes com sua carreira atual e desejam realizar uma transição profissional.
É fundamental enfatizar que essa abordagem requer a supervisão de um profissional em psicologia com especialização e experiência nesta área. Essa pessoa irá te guiar em uma jornada de autorreflexão para você conseguir entender suas próprias ambições e o que te torna mais feliz!
E se você está em busca de um emprego, mesmo sendo estágio, não deixe de conferir o site da Catho para se candidatar a milhares de vagas de forma grátis e ainda por tempo ilimitado. Basta preencher o formulário e começar agora mesmo!
Qual a importância de fazer orientação vocacional?
A orientação profissional é de grande importância, pois estimula a prática da autorreflexão, ou seja, a habilidade de avaliar a si, incluindo pensamentos, emoções e comportamentos. Com isso, é possível praticar o autoconhecimento e aplicar as considerações na rotina, como ao escolher uma carreira.
Essa metodologia faz com que você entenda quais são as suas principais habilidades, preferências e onde seu entusiasmo fica mais evidente. Com isso, as decisões que for fazer serão bem mais seguras e assertivas, pois você já terá feito uma análise interna para entender a sua posição sobre o assunto.
Como é feita a orientação vocacional?
Como já ressaltamos anteriormente, esse tipo de orientação é um método que deve ser aplicado por um profissional da psicologia. Isso é importante, pois engloba duas etapas: sessões de aconselhamento e a utilização de um questionário, conhecido como teste vocacional.
As conversas com o psicólogo são ocasiões que visam a busca guiada pela autorreflexão. É, nessas situações que a pessoa consegue entender as suas preferências, o que mais dá prazer, o que tem mais facilidade para lidar, quais as projeções que quer para o futuro e muito mais.
Como uma atividade dessa etapa, o profissional de psicologia pode pedir para você pesquisar sobre o mercado de trabalho que quer atuar e conversar com pessoas com carreira na área.
Isso tudo aliado com os testes vocacionais, que ajudam a identificar o perfil ocupacional. Existem inúmeros que podem ser feitos, alguns mais focados em comportamentos outros em carreira, conheça mais detalhes sobre os modelos.
Tipos de teste vocacional
Os testes vocacionais são instrumentos indispensáveis para obter uma perspectiva mais precisa da autorreflexão e, por conseguinte, das orientações profissionais. Existem muitos tipos, no entanto, é preciso buscar aqueles com base científica, desenvolvidos por psicólogos e profissionais correspondentes. De maneira geral, são rápidos e práticos, portanto, não devem ser difíceis. Confira alguns modelos desse tipo de questionário!
1. Teste de aptidão
O teste de aptidão procura incentivar a autoconsciência, auxiliando na descoberta de uma visão sobre as diferentes combinações de habilidades que cada pessoa possui. Além disso, há métodos que seguem uma abordagem diferente, avaliando o interesse em atividades específicas.
2. Teste de interesse
Em contrapartida, os testes de interesse têm como propósito avaliar o nível de compatibilidade entre o indivíduo e uma determinada área profissional. A ideia é identificar as afinidades com elementos da carreira para verificar se o interesse é breve ou se faz realmente sentido para o indivíduo.
3. Teste de comportamento
O teste comportamental é mais abrangente e pode ser usado não apenas para auxiliar na escolha profissional, mas também, para analisar as características e atitudes de cada um.
Já deu para entender porque é preciso contar com a ajuda do psicólogo para entender qual o melhor teste para você, não é? Eles podem ser parecidos, mas cada um auxilia em uma situação específica, portanto, procure um profissional para te auxiliar.
Benefícios da orientação vocacional
Agora que você compreendeu o que é a orientação vocacional e seu processo, que tal explorar os diversos benefícios que essa ferramenta oferece? Confira alguns deles abaixo.
Conhecer profissões
É comum, ao pensar em profissões, vir à cabeça as mais populares, como médico, professor, advogado, entre outras. No entanto, existem várias que ainda são pouco conhecidas — e outras novas sendo criadas ou atualizadas diariamente. Uma das vantagens da orientação profissional é a possibilidade de descobrir carreiras menos conhecidas, porém que podem fazer sentido para você.
Melhorar o autoconhecimento
Outra grande vantagem da orientação vocacional é melhorar o seu autoconhecimento — e essa não é uma tarefa fácil. Por isso, o acompanhamento com o profissional da psicologia é tão importante. Com os métodos certos, ele irá te guiar por esse caminho e te auxiliará a entender melhor o seu momento.
Definir metas e objetivos
Definir metas e objetivos também é um benefício da orientação ocupacional. Com ela, você faz uma autorreflexão e sabe onde quer chegar. Assim, tem um panorama mais assertivo e consegue traçar metas e objetivos para atingir aquele cargo que tanto almeja.
Diferença entre orientação profissional e vocacional?
Você já se perguntou “qual a diferença entre orientação vocacional e orientação profissional”? Saiba que é uma dúvida mais comum do que você imagina.
Podemos resolver essa confusão ao considerar que a orientação vocacional está ligada à escolha de uma carreira, enquanto a profissional ocorre quando você já possui um emprego e busca orientações relacionadas ao cargo ocupado.
A orientação vocacional é uma abordagem utilizada por indivíduos que estão no processo de escolha da profissão que desejam seguir no futuro ou por aqueles que buscam realizar uma transição de carreira. É preciso ser feito com acompanhamento psicológico para garantir uma melhor assertividade.
Gostou deste conteúdo? Que tal descobrir como conquistar o emprego dos sonhos? Clique e fique por dentro do assunto.
Agora que você já conferiu mais sobre a orientação vocacional, o que acha de compartilhar o nosso conteúdo em sua rede social favorita? Basta copiar e colar o link do texto para que seus amigos também possam ler!
VAGAS ABERTAS | Principais áreas contratando
Se você está buscando um emprego, selecione abaixo a sua área de interesse e confira os cargos com oportunidades abertas!