Objetivo para primeiro emprego: 7 dicas valiosas para não errar

objetivo para primeiro emprego

O seu currículo pode ser o primeiro contato com o recrutador ou com a empresa que deseja trabalhar, por isso, é importante que o objetivo inserido no currículo seja claro e se destaque, principalmente se você busca pelo primeiro emprego.

Para auxiliar, selecionamos sete dicas valiosas para escrever no seu currículo um objetivo profissional direto, personalizado e com as informações corretas para você ser chamado para a entrevistas e outras etapas do processo seletivo. Confira abaixo!

1. Seja direto e sincero

Ao escrever o seu currículo vitae (CV) procure ser específico, direto e principalmente, seja sincero. Entenda que os recrutadores procuram por frases simples e objetivas, pois eles analisam vários currículos por vez procurando por informações que condizem com a vaga disponível.

Além disso, as mentiras descritas no currículo podem ser detectadas durante o processo seletivo, ou até mesmo se for contratado, o que pode prejudicar sua carreira profissional a longo prazo.

Como você está procurando seu primeiro emprego, é normal que não tenha experiência profissional e os recrutadores sabem disso.

2. Personalize as informações do seu currículo

Se o seu currículo for muito clichê, será igual aos demais, o que pode prejudicar suas chances de ser chamado para uma entrevista de emprego.

Procure personalizar as informações do seu curriculum, afinal você é único, com experiências e estudos que condizem somente com a sua vivência, personalidade e capacidade.

Além de colocar suas informações, analise bem a descrição de cargo e personalize seu currículo, acrescentando ou alterando informações conforme descrito no anúncio.

Por exemplo, se a vaga de emprego é para vendas, você pode colocar no seu CV que é uma pessoa comunicativa, ou se a vaga for para marketing, você pode acrescentar que é uma pessoa criativa.

3. Evite erros de português

Saber as regras básicas da língua portuguesa vai te ajudar em vários tipos de empregos, desde o envio de um e-mail para clientes e fornecedores até o preenchimento de relatórios.

Por isso, revise bem seu currículo, utilize corretores online e peça ajuda de outras pessoas para se certificar que está tudo certo com seu CV.

É importante saber que nenhum recrutador irá ler seu currículo até o final se tiver muitos erros de português. Isso também vale para e-mails, caso queira enviar seu CV para as empresas, corrija os erros ortográficos e gramaticais antes do envio.

🔔 Aprenda mais com o nosso guia completo sobre currículo!

4. Cuidado com os detalhes

Escolha um modelo de currículo pronto que seja objetivo e que disponha todas as suas informações de maneira clara, de preferência em uma só página.

Opte por fontes básicas como arial ou times new roman, letras no tamanho 10 ou 12 que sejam fáceis de ler, assim os recrutadores vão conhecer suas principais informações rapidamente.

5. Escolha um modelo de currículo objetivo

Já ouviu a frase “menos é mais”? Seu currículo deve ser assim, pois além dos recrutadores, muitas empresas utilizam programas para selecionar documentos, caso você utilize um modelo muito diferente e criativo, talvez os softwares não consigam ler e descartem seu CV.

Faça um modelo de currículo simples e objetivo, com palavras-chave que correspondam a vaga de emprego, como habilidades, localidade e mais.

Dessa forma, aumentam as suas chances de ser selecionado para seguir as etapas do processo seletivo e ser contratado.

6. Peça ajuda

Peça ajuda de pessoas mais experientes e se possível de especialistas em currículo, processos seletivos e mais. Além de corrigirem os erros ortográficos que falamos anteriormente, podem garantir que seu CV está adequado.

Procure pessoas que atuam na sua área de interesse para entender mais quais são as atividades, rotina de trabalho e perfil profissional desejado, assim você consegue adequar seu currículo.

7. Especifique a área e o cargo que deseja atuar

Por ser seu primeiro emprego, talvez não tenha uma área específica que queira atuar, porém, no currículo é importante focar em apenas uma de preferência que tenha mais afinidade ou interesse.

Por isso, ao escrever seu objetivo para primeiro emprego, coloque apenas um cargo. Colocar mais de um cargo como objetivo pode demonstrar indecisão na sua carreira.

Cuidado para não confundir a área de atuação com o título do cargo, são coisas diferentes, afinal uma área pode ser ampla e agregar várias funções diferentes.

🔔 Confira também: Terminei o Ensino Médio. O que faço agora?

8. Exemplos de objetivo para primeiro emprego

O objetivo é curto e deve ter entre uma a duas linhas, esse espaço é onde você colocará suas expectativas profissionais, área de atuação e cargo que pretende se candidatar. Confira alguns exemplos:

  • Procuro minha primeira oportunidade após concluir o Ensino Médio. Tenho muito desejo de aprender e sou proativo, espero colaborar (no setor que deseja trabalhar) onde posso colocar meus conhecimentos em prática;
  • Procuro minha primeira oportunidade de aplicar os conhecimentos que adquirir durante os meus estágios. Sou organizado e disciplinado, busco tanto o meu crescimento profissional quanto o da empresa;
  • Com minhas habilidades comportamentais e experiências nos estágios, desejo contribuir para o desenvolvimento de projetos na área da tecnologia. Sei que posso auxiliar para o crescimento da empresa;
  • Minha carreira está começando, mas procuro uma oportunidade de demonstrar minhas habilidades, aprendo rápido e sou motivado. Posso compensar a falta de experiência com empenho e esforço;
  • Estou a procura da minha primeira experiência após formado em (inclua a sua graduação). Desejo desenvolver minhas habilidades e aplicar meus conhecimentos para contribuir com o sucesso da empresa;
  • Desejo atuar em um estágio na área de vendas com análise e manutenção de clientes, para aplicar meus conhecimentos na área.

9. O que não colocar no objetivo para currículo?

Quando fizer o objetivo para currículo evite utilizar palavras muito difíceis e frases longas, seja objetivo para o recrutador entender rapidamente o que você busca.

Além disso, não coloque mais de uma área de atuação e cargo desejado, para não demonstrar que você não tem propósito e plano de carreira pessoal.

Evite, também, frases clichês como “estou à disposição da empresa”, ao invés disso, acrescente alguma informação sobre você, para que o recrutador te conheça.

Lembre-se que o objetivo para currículo é um espaço curto, porém que muitas pessoas esquecem de incluir, assim seu CV se destaca dos demais.

10. Como chamar a atenção dos recrutadores?

O que mais chama a atenção dos recrutadores é o conteúdo do seu currículo. Por isso, é importante que todas as informações estejam escritas corretamente, de modo que seja fácil ler e entender. Além disso, é preciso conter as palavras-chave que condizem com a vaga disponível.

Como você não tem ou tenha pouca experiência profissional, coloque outras informações que sejam relevantes no currículo para primeiro emprego, como seus dados pessoais, formação acadêmica, estágios, trabalho voluntário, idiomas, certificações e informações adicionais.

Gostou do conteúdo sobre objetivo para primeiro emprego? Continue navegando no blog e conheça outros textos sobre plano de carreira, primeiro emprego, processo seletivo, leis trabalhistas e muito mais.

Aproveite para conferir também: Confira 9 dicas para conseguir um emprego sem experiência em 2024. Até lá!

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!

Sair da versão mobile