Já pensou em fazer um curso de enfermagem e não sabe qual caminho tomar, então vamos entender a diferença de cada um para poder fazer a melhor escolha e quais as atividades?
Um enfermeiro pode exercer diversas atividades, mas o centro de seu trabalho é a coleta de dados, por meio de exames e entrevistas, para desenvolver um diagnóstico que servirá para orientar os cuidados com o paciente.
Quem planeja atuar com enfermagem deve avaliar todos os detalhes antes de optar pelo técnico ou bacharel. Além disso, o Curso de graduação oferece inúmeras possibilidades de atuação Profissional.
Se você é atencioso, gosta de trabalhar com gente e pode flexibilizar seus horários, saiba que o curso de enfermagem pode ser a opção certa. Além disso, é uma área com alta empregabilidade como a maioria das profissões da área da saúde.
Confira as dicas a seguir!
As três formações em Enfermagem
Antes de mais nada, é importante entender que os cursos de enfermagem não se dividem apenas em técnico e bacharel, mas também em uma terceira opção que é a de auxiliar de enfermagem.
O técnico tem duração de até 2 anos e pode ser cursado somente por maiores de 18 anos com Ensino Médio completo. Suas atividades não podem estar relacionadas a pacientes de nível mais alto de complexidade.
O auxiliar de enfermagem pode realizar apenas funções mais simples. É o cargo mais baixo em uma equipe de enfermagem. Em algumas regiões do País, como no Sul, essa profissão está sendo extinta devido à baixa remuneração e a pouca procura por parte dos estudantes.
Abaixo, destacamos as funções desempenhadas por um enfermeiro graduado:
- Chefiar equipes e coordenar técnicos e auxiliares.
- Atuar com pacientes em diferentes níveis seja mais simples ou mais complexo da enfermidade.
- Caso tenha uma licenciatura, pode ser professor em escolar e cursos técnicos.
Para ensinar em faculdade se faz necessário um mestrado e doutorado.
Quais as áreas da Enfermagem?
Na verdade, seu trabalho vai muito além da relação com os médicos e atua também junto a psicólogos, pediatras, obstetras e diversos profissionais da área da saúde.
Os níveis mais baixos têm salários menores e pouca ou quase nenhuma possibilidade de ascensão. Mas se você não está pensando apenas em ganho financeiro e sim em trabalhar com algo que gosta, siga o que você mais se identifica. Pense nisso!
Outro ponto importante é que a profissão de enfermeiro, quando graduado, não se resume apenas ao hospital, podendo trabalhar com pesquisa, gestão de projetos, ensino e atendimento domiciliar.
O Curso técnico é uma opção mais rápida para quem quer chegar logo ao mercado de trabalho. No entanto, ele oferece possibilidades de atuação muito limitadas.
Agora que você já sabe a diferença, é só escolher qual área mais se identificou entre o técnico ou a graduação e ser um Profissional na área!
VAGAS ABERTAS | Principais áreas contratando
Se você está buscando um emprego, selecione abaixo a sua área de interesse e confira os cargos com oportunidades abertas!