Quando se vai prestar vestibular surgem várias perguntas e dúvidas, neste post iremos te ajudar a entender o que se estuda na faculdade de Fisioterapia e áreas de atuação. Acompanhe a leitura!
A Fisioterapia
Em resumo, a Fisioterapia é a ciência da saúde que estuda e promove o restabelecimento, manutenção e promoção da saúde humana, por meio da compreensão dos nossos movimentos.
A base do curso é uma mescla de disciplinas de ciências biológicas e ciências da saúde. Sendo então ministradas aulas de biologia, fisiologia, anatomia, patologia, saúde pública, recursos terapêuticos manuais, ortopedia e traumatologia, neurologia.
A faculdade de Fisioterapia vai ensiná-lo a conhecer os detalhes e os comportamentos do corpo humano e sua incrível capacidade de se regenerar, quando estimulado de maneira adequada.
Você aprenderá a identificar e a trabalhar as lesões de cada pessoa e aplicar o tratamento mais indicado para a busca de uma recuperação natural e eficaz do corpo. E também dos movimentos que se encontram deficientes, antecipando o trabalho que terá como profissional após a formatura.
Mesmo que você não tenha tido contato com o curso, vamos te apresentar algumas das disciplinas, tá bom? Assim fica mais fácil de ter um vislumbre daquilo que é estudado na graduação.
Biologia
Citologia, bioquímica, biossegurança, biologia molecular, biologia tecidual e biomecânica são alguns exemplos das matérias que você deverá estudar e que serão essenciais para entender as minúcias do corpo humano.
Anatomia e Fisiologia
O fisioterapeuta é um estudioso do corpo humano, logo, as matérias de anatomia e fisiologia também estarão presentes nas aulas que você terá na faculdade de fisioterapia.
Patologia
O fisioterapeuta é um profissional que atuará junto às pessoas que apresentam algum tipo de doença ou problema em seu organismo. Dessa forma, os estudos patológicos também fazem parte da grade curricular desse tipo de profissional.
Farmacologia
Como o fisioterapeuta não possui formação médica, ele não pode receitar medicamentos aos seus pacientes. Mesmo assim, noções de farmacologia básica com certeza estarão presentes na grade curricular de quem está se formando nessa profissão.
Sociedade e Cidadania
Os estudos do corpo humano estarão em peso na grade curricular, porém é claro que eles não serão os únicos que comporão os seus estudos no curso de fisioterapia.
Ética
Algumas profissões são de grande responsabilidade e, por isso, exigem que o profissional sempre aja com respeito, compromisso e, é claro, de maneira sempre ética.
Tendo isso em mente, a ética profissional estará presente nos estudos de quem deseja se tornar um fisioterapeuta, servindo de alicerce para um comportamento profissional adequado.
Como podemos perceber, o campo da fisioterapia é muito amplo e, tendo contato com todas essas áreas, o estudante pode averiguar quais são as que mais o interessam. Assim, o aluno poderá se especializar e se dedicar mais ao estudo de um determinado ramo, a fim de trabalhar ou pesquisar nessa área depois de sua formação.
Áreas de atuação de fisioterapia
- Fisioterapia Esportiva.
- Fisioterapia em Terapia Intensiva.
- Fisioterapia em Quiropraxia.
- Fisioterapia Traumato-Ortopédica.
- Fisioterapia em Acupuntura.
- Fisioterapia Aquática.
- Fisioterapia Dermato funcional.
- Fisioterapia Neuro funcional.
Esperamos que tenha gostado do post de hoje e que ele tenha ajudado a entender sobre o curso de fisioterapia. Se você gostou, deixa um comentário e até o próximo post!
VAGAS ABERTAS | Principais áreas contratando
Se você está buscando um emprego, selecione abaixo a sua área de interesse e confira os cargos com oportunidades abertas!