O jornalista é um profissional importantíssimo no mundo da comunicação. Por meio dele as pessoas podem estar mais informadas sobre o que está acontecendo em áreas das mais distintas.
O seu trabalho envolve a busca profunda por informações que depois são veiculadas nos meios de comunicação.
Um jornalista pode trabalhar em áreas como assessoria de imprensa para pessoas, órgãos e empresas, atuar como produtor, roteirista, repórter, editor, fotógrafo e muito mais. Além de tantos âmbitos diferentes, os assuntos abordados por ele podem ter como tema central os esportes, a economia e a política ou até mesmo moda e cultura.
Ao pensar nessa profissão é muito comum imaginarmos um repórter de televisão ou o trabalho realizado em uma redação para revistas ou jornais impressos. No entanto, ao longo dos anos, com o advento da internet, a popularização de meios modernos de comunicação e a convergência midiática, essa profissão passou por algumas mudanças interessantes.
O trabalho que era voltado para publicações impressas, rádio e televisão, começa agora a abrir perspectivas para a internet e outras plataformas. Por isso é preciso estar aberto às novidades que surgem a todo o instante, especialmente no meio digital.
É comum ouvir que a internet e suas mídias devem ser usadas apenas como ferramentas, mas elas são muito maiores do que isso. Especialmente nas redes sociais, onde as informações correm mais rapidamente e os cidadãos muitas vezes não têm certeza sobre o que é ou não verdade, o jornalista deve ter um papel bastante ativo, estando atento às novidades e não ficando para trás mediante a agilidade das informações que a rede proporciona.
Novas carreiras
O jornalismo mudou e com a internet ele também pode ser feito em tempo real. Até a rotina nas grandes redações passa por constantes mudanças.
É preciso estar atento à cultura digital e tratá-la como um veículo de comunicação e não apenas como apoio ou meio de redirecionamento para os veículos tradicionais. Facebook, Instagram, Twitter, Blogs e Sites têm suas características e peculiaridades, assim como públicos distintos, cabendo ao profissional saber se comunicar de maneira apropriada a cada um deles.
Atualmente, os profissionais que se formam no curso encontram oportunidades no ramo do jornalismo digital que é voltado para o trabalho em sites, portais, blogs e microblogs.
Existem muitas formações dedicadas a preparar ainda mais o profissional a atuar nessas áreas, seja através do emprego da linguagem ideal para o público nesses espaços, do aprendizado sobre interação na rede, entre outros.
A comunicação empresarial também é uma área em crescimento, especialmente no ambiente digital. Nela, o profissional está apto a fazer o planejamento e a comunicação para que a empresa consiga atingir seus objetivos e melhorar sua imagem com o público. O domínio de redes sociais, portais e sites é algo fundamental nesse trabalho.
Atuar como jornalista sem sair de casa, sendo freelancer, também é uma realidade no mercado. Isso pode ser feito tanto prestando serviço para grandes redações, quanto para portais da internet que facilitam essa atividade.
E em agências de publicidade, as redes sociais dos clientes podem ser atualizadas por jornalistas, adequando informações relevantes com a linguagem apropriada para seu público-alvo.