Você sabe o que é um educador social? Deseja seguir carreira na área? Então, entenda agora mais sobre essa profissão e tudo que precisa para você consolidar uma carreira. Vamos conferir?
O Educador Social
O educador social é um profissional essencial para a integração social de indivíduos em situação de vulnerabilidade, condições de deficiência ou exclusão social. Ele é a figura que busca reconectar à sociedade pessoas como:
- Adolescentes Infratores
- População carcerária
- Pessoas com deficiências físicas ou mentais
- Moradores de rua
- Dependentes químicos
Realiza seu trabalho ministrando e coordenando atividades pedagógicas e lúdicas aos seus alunos, tais como:
- Atividades educativas de lazer e cultura
- Atividades esportivas
- Oficinas de artesanato
- Aulas de educação ambiental ou sexual
Através da aplicação de atividades pedagógicas como estas, o educador social irá estimular a criatividade e a participação dessas pessoas nas esferas da vida social, como por exemplo.: escola e trabalho. Além de contribuir para a saúde psicológica destes indivíduos.
Além disso, o sócio educador carrega consigo também a missão de assegurar a entrega dos direitos civis que estes indivíduos possuem e que os auxiliam no desenvolvimento social. Por conta disso, deve agir com intervenções caso perceba que algum de seus educandos está tendo seus direitos negados ou está sem acessibilidade.
| Baixe agora o Modelo de currículo para a área de Educação
O que um educador social faz?
Entre as tarefas do dia a dia que um educador social faz, estão ações como:
- Orientações educacionais para grupos, famílias ou indivíduos em particulares
- Elaboração e planejamento de atividades educativas
- Elaboração e coordenação de oficinas educativas
- Ministrar aulas
- Acompanhar o progresso de seus educandos e elaborar relatórios para superiores envolvidos no processo de reintegração destes grupos
- Elaborar atividades de educação civil, ambiental, ou sexual.
Para atuar neste cargo, o que precisa?
Antes de mais nada lembre-se que o principal da profissão é a função de “educador”. Portanto, é fundamental ter interesse por ensinar diferentes temas a determinados grupos de pessoas que precisam desenvolver noções para reintegração à sociedade.
Paciência e cordialidade para ensinar e habilidades com metodologias de ensino são requisitos fundamentais para se tornar um educador social, pois isto é o que garantirá a eficácia de suas atividades e ensinos.
Nas vagas de educador social, o perfil esperado contém traços como:
- Empatia
- Paciência
- Organização e habilidades com administração
- Interesse por áreas de humanas
- Comprometimento
- Interesse por causas sociais
- Conhecimento de metodologias de ensino
Também é preciso ter preparação psicológica para lidar com casos e contextos mais difíceis que podem acabar abalando a saúde psicológica do educador.
O envolvimento com a situação crítica e vulnerável dos educandos pode acabar o afetando emocionalmente. E isto é algo que não pode ocorrer, pois o educador deve estar sempre pronto e apto para lidar com estes pessoas.
O que estudar?
Em relação aos estudos e conhecimentos exigidos, desde 2019 quando a profissão foi regulamentada por lei, para ser um educador social é preciso apenas ter um curso superior em qualquer área.
Não é exigida uma área específica pois o educador social pode trabalhar em várias frentes e coordenar atividades de diversas naturezas. Mas estes são os cursos que são considerados ideais para a profissão:
Portanto, pessoas que já possuem experiência profissional como: professor de artes cênicas, assistente social ou psicólogo, possuem aptidão de conhecimento para assumir este cargo.
Um bom educador social será reconhecido pela eficácia de suas atividades e oficinas propostas para a evolução educacional dos alunos.
Logo, buscar ampliar os conhecimentos no que diz respeito à atividades lúdicas, metodologias de ensino e outros instrumentos pedagógicos é um grande diferencial para esse cargo.
Qualificação desejada
Veja alguns cursos online que podem destacar o currículo:
- Curso de neuroeducação na prática
- Curso de atividades lúdicas
- Curso de novas maneiras para ensinar
- Curso de pedagogia hospitalar
O tipo de atividade a ser desenvolvida está a depender do tipo de grupo vulnerável que ele estará educando e também o segmento do estabelecimento onde estará atuando.
Por exemplo, esse profissional que atua em um hospital e/ou com pessoas com deficiência deve buscar especializar-se nos tipos de atividades educacionais mais adequadas para pessoas com aquela deficiência em questão.
E depois de cuidar dos seus estudos para assumir a profissão, candidate-se à vagas de educador social presentes na Catho!