O que faz um analista? Estes são os profissionais responsáveis por pesquisar, coletar, analisar dados e propor tendências mercadológicas em diversos setores de uma empresa. Através do uso de dados, eles criam insights que resultam em estratégias de ação.
Esses insights surgem a partir do domínio de ferramentas de análise de dados. Os profissionais podem trabalhar em cooperação com outras áreas, como os programadores, para criar ferramentas específicas de coleta e análise, descobrindo novas formas de trabalho.
Entenda abaixo quem pode ser um analista, quais são as principais atribuições desse profissional e os principais tipos. Além disso, descubra as habilidades essenciais para ser um bom analista e por que essa é uma profissão que está em alta.
1. Quem pode ser um analista?
Existem muitas oportunidades para você se tornar um analista, pois esta profissão pode ser desempenhada por diversos perfis de pessoas. O requisito básico para atuar como esta função é a formação em cursos de graduação em Administração, Economia, Ciência da Computação e outros cursos semelhantes.
Além disso, experiência e know-how na sua área também são qualificadores para que você possa se tornar um analista de sucesso.
2. Quais são as atribuições de um analista?
Um analista desempenha um papel estratégico dentro da empresa, e ele tem diversas atribuições. Entre as principais estão a coleta e análise de dados e a elaboração de relatórios e projeções.
Além delas, a interpretação de informações complexas também faz do analista um facilitador da comunicação, fazendo com que as mensagens sejam transmitidas de forma clara e concisa para toda a equipe.
Por fim, com sua capacidade estratégica de identificar oportunidades e seguir tendências, o analista é fundamental para conduzir a empresa para o crescimento.
3. Quais são os tipos de analistas?
Dentro do cargo de analista, existem diferentes níveis júnior, pleno e sênior, geralmente estipulados de acordo com a experiência do profissional na área. Isso também significa que você pode crescer dentro da própria função, sendo promovido conforme o seu domínio e gestão do próprio conhecimento.
Analista júnior
Esses profissionais costumam ser mais jovens e ter menos experiência de mercado. Ainda estão cursando a graduação ou são recém-formados. Um analista júnior tem autonomia para desenvolver diversas atribuições, mas ainda precisa de orientação nas tomadas de decisão.
Analista pleno
Um analista pleno tem mais autonomia para tomar decisões e pode exercer diversas atividades sem necessidade de orientação direta de um superior. Porém, ele ainda está dentro do escopo dos superiores em relação ao trabalho direto com clientes, por exemplo.
Analista sênior
O maior nível de experiência entre os analistas, tem total autonomia na tomada de decisões e ocupa cargos de liderança dentro da equipe. A responsabilidade de um analista sênior é alta e ele trata diretamente de assuntos relacionados a clientes.
4. Habilidades essenciais para se destacar como analista
Pró-atividade e busca por aprendizado contínuo são duas características principais de quem quer se destacar como um analista. Habilidades com leitura e projeção de dados, além de facilidade com gráficos e planilhas, são requisitos básicos para ser um profissional diferenciado. Adaptação a mudanças, resiliência e boa comunicação são habilidades adjacentes que podem fazer muita diferença na sua carreira como analista.
5. Setores que mais contratam analistas
Apesar de o cargo de analista ser bem versátil e aplicável a diversas áreas, existem setores que têm uma tendência de contratação desses profissionais. Confira abaixo quais são os tipos de analista mais procurados pelo mercado de trabalho.
Analista administrativo
O setor administrativo de qualquer empresa precisa de um bom analista para gerenciar documentos, controlar estoques, elaborar relatórios financeiros e muitas outras funções estratégicas.
Um profissional desta área precisa ter excelentes habilidades de comunicação, pois estará em constante troca com pessoas de outros setores para negociação e implantação de melhorias, por exemplo.
Capacidade de organização e precisão na gestão de processos são competências fundamentais para quem deseja atuar nessa função.
Analista de sistemas
Especialistas em tecnologia da informação, os analistas de sistemas são responsáveis por criar e implementar sistemas de software que ajudem a melhorar a rotina tecnológica das empresas.
As habilidades técnicas desse profissional precisam ser elevadas, incluindo análise e desenvolvimento de sistemas, linguagens de programação e ferramentas de desenvolvimento de softwares. Entre outras coisas, a resolução de problemas e a adaptabilidade em situações de pressão também são capacidades exigidas de quem trabalha nessa área.
Analista de marketing
Um dos profissionais mais requisitados atualmente, os analistas de marketing têm a responsabilidade de trabalhar a imagem da empresa perante os clientes. Ele é especializado em analisar dados e tendências mercadológicas, identificando oportunidades de investimento e desenvolvimento de campanhas e ações de vendas.
Além de habilidades técnicas e muita agilidade de pensamento, a criatividade é uma das habilidades mais exigidas para o cargo de analista de marketing. Se você gosta de enfrentar desafios constantes e tem sede por resultados, essa pode ser uma ótima opção para investir na carreira.
Analista de comunicação
Responsável por promover a comunicação entre a empresa e seus clientes e entre a empresa e seus colaboradores, o analista de comunicação precisa ter excelente capacidade de produção de conteúdo, além da adaptabilidade e talento para criar estratégias de desenvolvimento da comunicação.
Analista de logística
O analista de logística é especialista em melhorar os processos da cadeia de produção, garantindo que os produtos sejam distribuídos de maneira rápida e eficiente, seja internamente na empresa ou para os clientes.
A capacidade de análise desse profissional garante a economia e agilidade dos processos. Conhecimento em gestão de estoque e distribuição são algumas das habilidades requisitadas para quem quer atuar nessa área.
Os analistas são verdadeiros coringas nas empresas de hoje em dia. Seja para trabalhar com tecnologia e desenvolvimento de sistemas internos ou para garantir um bom relacionamento com clientes, esses profissionais estão em alta e têm lugar garantido no mercado de trabalho, nos mais diversos setores.
Se você é uma pessoa analítica, não deixe de ler nosso conteúdo com 5 carreiras promissoras no mercado de trabalho e saiba como encontrar seu emprego ideal.
VAGAS ABERTAS | Principais áreas contratando
Se você está buscando um emprego, selecione abaixo a sua área de interesse e confira os cargos com oportunidades abertas!