Você tem dificuldades de comunicação na hora de bater um papo com o recrutador? Então, aprenda aqui o que falar em uma entrevista de emprego e aumente suas chances de contratação!
Além disso, descubra também o que você não deve falar nessa hora e como se comportar para passar a impressão de bom profissional. Vamos conferir?
O que falar em uma entrevista de emprego?
A entrevista de emprego é a ocasião que o recrutador tem para conhecer você e verificar se seu perfil é compatível com as vagas em aberto.
É nessa hora que serão confirmados todos os dados expostos no currículo e serão obtidos detalhes sobre a sua experiência profissional. Por isso, saber quais os pontos positivos falar nesse momento é algo fundamental.
Por outro lado, essa conversa frente a frente pode ser uma aliada, mas também pode te prejudicar se algo não sair como o planejado. Então, é preciso tomar cuidado com o que se fala e com a imagem transmitida.
Ser monossilábico é, sem dúvidas, um problema. Mas falar demais pode ser ainda mais perigoso. Certos assuntos não devem, de forma alguma, ser discutidos durante a entrevista. Outros são extremamente importantes e agregam pontos a você.
Visando esse desafio, acompanhe as nossas dicas do que falar em uma entrevista de emprego e com isso conquistar o RH das empresas. Acompanhe:
1. Conte sobre sua qualificação
Fale das suas principais qualificações profissionais, de seu grau acadêmico e de seus cursos, sempre relacionando-as com a vaga de interesse.
Ressalte que você está disposto a melhorar o seu aprendizado e se torna um profissional qualificado. Mostre que está em busca de aperfeiçoamento.
2. Montre que está interessado nesta oportunidade
Mostre interesse na vaga e na empresa, diga o quanto ela poderá contribuir para o seu crescimento profissional e como você também poderá contribuir estando em seu quadro de funcionários.
Pesquise muito bem os valores e visão dessa companhia, comente alguns projetos no qual ela esteve envolvida para mostrar que você leu sobre ela.
3. Pergunte mais sobre o cargo
Tente sair do óbvio, como perguntar sobre os benefícios, remuneração, estilo de contratação… Questione sobre as atividades desenvolvidas pela posição que está concorrendo e, em seguida, fale sobre os conhecimentos que possui.
Tente fazer uma ligação entre o que você já sabe e viveu com o que pode ser contribuído para o desenvolvimento do trabalho proposto.
4. Fale de um hobby que ressalte as suas skills
As soft skill são habilidades e competências que os recrutadores buscam em um profissional. Além de mencioná-las em seu currículo, você pode trazer atividades que ressaltam essa ação.
Que tal falar que o seu hobby é algo ligado à criação. Se você gosta de escrever, de desenhar, de fotógrafas.. Essas são algumas ideias interessantes para mostrar o quão usa a imaginação para solucionar problemas.
Ah! Mas não vale mentir! Compare as skills mais interessantes para um processo seletivo com as tarefas que você gosta de fazer para responder de um jeito mais verdadeiro!
E se você está em busca de um novo emprego, não deixe de aproveitar o site da Catho para se candidatar de forma grátis e por tempo ilimitado. Preencha o formulário e comece já!
Dicas de comportamento para entrevista de emprego
Não basta saber o que falar em uma entrevista de emprego, você também deve se atentar ao seu comportamento na hora do bate papo!
Lembre-se que o profissional de RH está em condições de avaliação e que algumas atitudes podem trazer uma má impressão sobre o seu perfil profissional. Não se pareça com um robô, seja natural e agradável.
Para te ajudar melhor, leia com atenção a nossa lista que revela mais como agir de forma interessante em um processo seletivo. Veja:
- Não se atrase;
- Esteja calmo e feliz;
- Se possível, beba bastante água para não transpirar;
- Não coma balas ou chicletes na hora da entrevista para não atrapalhar a sua dicção;
- Use roupas confortáveis e adequadas;
- Não utilize muita maquiagem;
- Fale olhando para o recrutador;
- Atente-se aos movimento das mãos;
- Não toque no recrutador se não for necessário.
O importante é que você seja verdadeiro e autêntico. Não demonstre algo que realmente não é, mas também não exagere para não parecer alguém desinteressante para a vaga.
Entrevista remota
A entrevista de emprego de forma online está sendo cada vez mais utilizada pelas empresas. Ainda mais quando as oportunidades são para o regime home office, que pode contratar pessoas do mundo inteiro.
Então, se sua conversa será de modo remoto, confira a nossa lista de pontos atenção:
- Verifique a comunicação e o sinal de internet;
- Faça um teste com a luz do ambiente para que o recrutador veja com clareza o seu rosto;
- Se arrume de maneira adequada;
- Tenha uma postura ereta e não fique jogado em frente a camera;
- Penteio o cabelo e se quiser, faça uma maquiagem leve;
- Olhe para a tela ou para a câmera para mostrar atenção plena;
- Use fones de ouvido com microfone para o áudio não ficar longe;
Não é porque você está no conforto de sua casa, que a entrevista será diferente. Se empenhe e mostre que mesmo longe, você está junto com a equipe para ajudar com os desafios da empresa.
O que não falar em uma entrevista de emprego?
Agora que você já anotou as dicas sobre o que falar em uma entrevista de emprego, aprenda o que não ser dito durante a conversa.
Sabemos que quando o assunto é encontrar com um recrutador, a ansiedade e o nervosismo são inevitáveis Mas isso pode aumentar as chances de cometermos erros.
Acontece que muitas pessoas desperdiçam as chances de conseguir um bom emprego porque não se preparam corretamente para este momento.
Para te ajudar a se dar bem na sua próxima entrevista, listamos as principais dicas do que não dizer ao recrutador, confira!
1. Não fale gírias
Por mais que o recrutador pareça uma posse nova, evite falar gírias, palavrões e expressões sem educação. Lembre-se de que ele não é seu amigo.
O papel desse profissional é avaliar suas competências e analisar se você está de acordo com a cultura da empresa. Então, mesmo que haja uma descontração, não exagere!
2. Saiba perguntar sobre o salário
Muitos candidatos estão apenas interessados em ganhar bem ou mais do que o cargo anterior, mas perguntar sobre a remuneração de forma errada pode parecer arrogante para o recrutador.
O valor salário é uma parte importante do trabalho, mas dinheiro não é tudo. Você precisa ter cuidado para não parecer que está interessado na oportunidade apenas pela remuneração.
Então, saiba o momento certo para questioná-lo sobre isso e fale de uma maneira que mostre que isso apenas é uma das etapas do seu sucesso e não algo fundamental.
3. Não conte mentiras
Parece até uma coisa óbvia, mas sempre vale lembrar: não minta! Expor no currículo e na entrevista uma habilidade que você não possui é um dos piores pecados que você pode cometer no processo seletivo.
Sempre fale a verdade sobre suas experiências e habilidades profissionais. Se estiver com dúvidas de como elaborar um bom documento, lembre-se de comparar com aquilo que a vaga pede.
Você também pode baixar de maneira gratuita o nosso modelo de currículo para aumentar as chances de contratação.
4. Não fale mal do seu antigo emprego
Quando for perguntado sobre seus empregos anteriores, procure focar nas experiências positivas. Não faça comentários pessoais sobre a empresa ou o chefe anterior.
Esses comentários certamente serão vistos de forma negativa pelo selecionador. Atenha-se a informações formais, como atribuições do cargo que ocupa e trabalhos desenvolvidos;
Se tiver que falar sobre alguma situação complicada, trate o assunto de forma natural, sem colocar a culpa em ninguém. A ideia passada é de que, se você fala mal da empresa por onde passou, falará mal da futura também.
5. Não se iluda com o futuro
Em alguns processos, pode ocorrer de surgir a pergunta: “onde você se imagina daqui a cinco anos?”. Se você está em começo de carreira, cuidado com expectativas muito irreais.
Quando uma pessoa não passa por muita coisa no mercado, ela pode imaginar um cenário um pouco difícil de ser alcançado em pouco tempo. Por exemplo, citar que deseja ser presidente da empresa, pois você não conseguirá isso em tão pouco tempo.
6. Por mais que esteja difícil, não demonstre desespero
O aumento do desemprego e das demissões é algo perceptível em nosso país. Com isso, infelizmente muitas pessoas começam a procurar por um novo emprego.
Demonstrar desespero e dizer algo como: “eu devo ser contratado, pois estou há muito tempo desempregado e preciso muito desse emprego”, definitivamente não vai te ajudar.
A dica é focar nas suas qualificações e competências e buscar o que é preciso ter para se diferenciar dos demais candidatos. Mostre resultados, metas e projetos realizados, assim, o seu tempo longe do mercado de trabalho não irá pesar tanto.
7. Não seja egocêntrico
Falar um pouco de você, do quanto você é perfeito faz parte do processo, mas evite falar demais sobre si mesmo.
É preciso estar atento para não passar a impressão de ser autossuficiente e que irá resolver todos os problemas da organização sozinho. Hoje as empresas buscam profissionais que tenham uma boa relação interpessoal.
Saber trabalhar em equipe e ter uma visão coletiva são habilidades que fazem os olhos dos recrutadores brilharem. Por isso, é mais importante falar de si mesmo como membro de um time e como seu trabalho fará diferença nos resultados.
8. Anule suas ideologias
Política e religião são temas sensíveis e não devem ser expostos na entrevista, a não ser que a posição pretendida esteja relacionada com uma destas questões, caso contrário, não fale sobre estes assuntos.
Além disso, não seja preconceito. Aprenda que você irá trabalhar com todos os tipos de pessoas e que o respeito deverá fazer parte do seu dia a dia em qualquer empresa.
VAGAS ABERTAS | Principais áreas contratando
Se você está buscando um emprego, selecione abaixo a sua área de interesse e confira os cargos com oportunidades abertas!
Lembre-se que esse é um momento decisivo do processo seletivo. Portanto, saber como agir e como se comunicar pode definir o seu futuro profissional.
E aí, gostou de saber o que falar em uma entrevista de emprego? Então aproveite e compartilhe o texto com seus amigos em sua rede social favorita para que eles também possam fazer a leitura!