A engenharia se constitui em uma das áreas mais concorridas nos vestibulares e seleções para faculdades em todo o Brasil. Nela, existem várias esferas de conhecimento diferentes para cursar incluindo elétrica, computação, naval, ambiental, biomédica… E muitas outras.
Especialmente se tratando da parte civil, a oportunidade de trabalhar diretamente com projetos, acompanhamentos, execuções e gerenciamento de obras dos mais variados tipos é algo bastante atrativo para muitos estudantes.
Confira a seguir o que é possível fazer com um diploma de engenharia civil?
Graduação em Engenharia Civil
Pela ampla procura, a graduação em Engenharia Civil está presente em variadas faculdades e universidades em nosso país. Tem duração média de cinco anos e durante o curso são aprendidas matérias relacionadas a diversos temas, percorrendo áreas como:
- Ciências exatas, incluindo matemática, álgebra, física e química;
- Hidráulica;
- Estrutura e resistência de materiais;
- Tecnologia que envolve construções;
- Saneamento;
- Âmbitos de administração e economia, entre outros.
O curso é conhecido por dar conhecimento amplo nos primeiros anos de estudo. No entanto, é nos anos finais, que é possível que o aluno tenha a opção de estudar assuntos mais específicos, como os transportes, a engenharia geotécnica, o saneamento ou a construção civil, para assim poder direcionar melhor sua área de atuação na carreira futura como engenheiro.
Onde atuar com diploma de engenharia civil
Após muitos anos de estudo e dedicação, podem surgir dúvidas sobre o que fazer em relação ao mercado com um diploma de engenharia civil. De fato, a área é ampla e abre oportunidade para vários campos de atuação.
Ao concluir o curso de engenharia civil é possível trabalhar com a construção, cálculo e toda a parte de obras em edificações. Lembrando que para começar a trabalhar é necessário estar devidamente registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, o Crea. Isso porque o profissional deve estar apto a desenvolver da melhor forma as soluções para obras com necessidades bastante específicas.
Cabe ao engenheiro civil calcular da melhor maneira as mudanças e os efeitos do clima, o vento, a estabilidade necessária, o peso e a resistência a materiais na edificação, garantindo sempre a segurança dos envolvidos nela.
Ao optar por atuar nessa área, o profissional tem pela frente enormes possibilidades: serviço em obras de saneamento, hidráulicas, de transporte ou até mesmo de infraestrutura, cooperando no planejamento e acompanhamento. Também é comum a ocupação do engenheiro civil em escritórios, na parte de administração e gerência.
Tudo isso pode envolver trabalhos com pontes, estradas, hidrovias, rodovias, portos, estruturas e edificações com teor comercial, industrial ou mesmo residencial. A administração predial com o gerenciamento de equipes de operação respeitando prazos e padrões corretos de qualidade, também são atividades atribuídas a esse profissional.
O que levar em conta
Como já pontuamos anteriormente, o curso de engenharia civil é bastante amplo, por isso, é importante que após a obtenção do diploma, o profissional avalie em que área busca adquirir conhecimentos para fazer uma especialização.
Nesse sentido, pós-graduação em engenharia estrutural, de custos, rodovias e infraestrutura urbana trazem diferenciação em relação à concorrência e destaque profissional. Um exemplo disso é a atuação do engenheiro civil com a emissão de laudos técnicos após uma especialização, fazendo perícias, vistorias e assistência, para ao final, emitir um parecer oficial.