Você deseja se tornar destaque nos processos seletivos e atualizar suas habilidades técnicas? Então, descubra agora o que são as Hard Skills e soft skills e perceba como essas competências podem influenciar em sua carreira profissional.
Além disso, conheça as skiils mais desejadas pelos recrutadores para aumentar suas chances de contratação, a diferença entre os tipos de habildades e muitos mais. Vamos conferir?!
O que são Hard Skills?
As Hard Skills são habilidades técnicas que podem ser quantificadas por instituições ou empresas, fazendo com que seja fácil de serem mensuradas.
Por exemplo, durante um processo seletivo, o recrutador consegue identificar as hard skills de um candidato analisando em seu currículo suas formações, cursos, experiências e especializações.
O que é considerado mais relevante, vai depender das necessidades da organização e do tipo de cargo a ser exercido pelo profissional.
Diferente das soft skills, as hard skills podem ser adquiridas por meio de conhecimentos técnicos assimilados por experiências ao longo da carreira, cursos de formação específica, workshops e palestras.
Essas habilidades tectónicas são um ponto de partida importante para o desenvolvimento profissional, mas algo que tem mudado, é seu conceito sobre competências técnicas que agora não se limitam a um diploma de uma graduação ou uma especialização.
Existem uma série de técnicas que vão ajudar no trabalho, por exemplo, técnicas e ferramentas para escrever bons e-mails, utilização de redes sociais a nível profissional, capacidade de manipulação e edição de vídeos e imagens, entre outros.
Confira 7 hard skills comuns em diversas carreiras:
- Proficiência em algum idioma;
- Excel avançado;
- Edição de imagens;
- Gestão de pessoas;
- Gestão de projetos;
- Domínio do Pacote Adobe;
- Domínio do Pacote Office;
Diferença entre Hard Skills e Soft Skills
As Soft Skills são definidas como um conjunto de habilidades e competências relacionadas ao comportamento humano, como características necessárias para que um profissional alcance os seus objetivos profissionais para a sua carreira.
Ao contrário do que muita gente acredita, as soft skills não são apenas talentos naturais, elas podem ser desenvolvidas, ou seja, se você identificou a ausência de uma habilidade socioemocional e entende que precisa dela para a sua vida pessoal e profissional, há como aprendê-la.
Para reconhecer isso, é preciso investir em autoconhecimento, dedicar-se a fazer uma reflexão sobre seus pontos fortes e fracos, assim como suas posturas e condutas. Pense em situações do seu dia a dia que teriam sido diferentes se você tivesse agido de outra forma, por exemplo.
Além do disso, você também pode ouvir outras pessoas do seu convívio, como: gestores, colegas de trabalho, amigos e familiares. Peça a eles que digam quais soft skills são notáveis em você e quais são inexistentes ou deficientes.
Habilidades comportamentais mais valorizadas
Para te apoiar nessa busca por desenvolvimento, listamos as principais soft skills que estão em destaque no mercado e que merecem ser desenvolvidas:
1. Boa comunicação
É a habilidade de dialogar com colegas de trabalho para evitar conflitos, resolver divergências e eliminar ruídos que prejudicam a realização de tarefas.
2. Liderança
É a capacidade de inspirar funcionários e motivar equipes a entregar resultados, sabendo quando servir de exemplo, quando delegar tarefas e como cobrar desempenho sem constranger o time.
3. Flexibilidade e resiliência
Está relacionada à capacidade de se adaptar e continuar produzindo diante das mudanças de cenários, mesmo após experiências difíceis e que trouxeram prejuízos, mas também lições.
4. Trabalho em equipe
É a habilidade de cooperar com colegas em grupos compostos por pessoas diversas, dando a sua contribuição individual para o interesse coletivo.
5. Criatividade
Tem a ver com a capacidade de inovação, de pensar diferente e apresentar soluções novas para problemas antigos, de maneira inovadora e fora do padrão.
6. Proatividade
É capacidade de arregaçar as mangas, avaliar cenários e encontrar caminhos para resolver questões que impedem os resultados ou atrapalham a produtividade.
7. Empatia
Éa habilidade de se colocar no lugar do outro, de se conectar com pessoas de diferentes backgrounds e entender a sua abordagem sobre diversos temas e modos de trabalho.
Termo “skills” está em alta no mercado
As empresas tem buscado muito por profissionais que tenham não somente as competências técnicas como graduações, cursos ou que saibam falar o maior número de idiomas para determinada vaga, mas também consigam ter habilidades comportamentais que possam ser somadas na cultura da empresa.
Caso esse não seja o seu perfil, as chances de ser colocar no banco de talentos é grande.
De fato, Isso faz com que a interação de ambos proporcione um bom desempenho nas tarefas e nos objetivos da organização.
Se você observou as skills e percebeu que precisa aprimorar determinado comportamento ou conhecimento para crescer na carreira, saiba que esse é um movimento que depende só de você.
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Depois dessa leitura, deu para perceber o quão importante é desenvolver habilidades. Vale ressaltar que ambas são valorizadas pelas empresas e são importantes para o seu crescimento pessoal e profissional, portanto, não deixe de se aprimorar.
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