O que é estágio? Confira o Guia Completo

O que e estagio

O estágio é uma oportunidade para se familiarizar com o mercado de trabalho e a área de atuação escolhida, que proporciona uma experiência plural de aprendizado. Desenhados para complementar a sua formação a nível superior, nele, você desenvolve soft e hard skills essenciais para a profissão.

Neste post, a gente te explica como funcionam os programas de estágio, os principais tipos e a sua importância para a carreira e formação profissional. Continue a leitura com a gente!

1. O que é um estágio?

O estágio é uma etapa fundamental da sua formação educacional em que você aplica na prática os conhecimentos adquiridos no ensino superior.

Vivenciando a realidade da profissão que deseja seguir, o estudante é supervisionado por um profissional da área, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades necessárias.

O contato com o mercado de trabalho possibilita que o estagiário explore os diferentes setores e oportunidades de atuação, para que ele encontre a especialidade com a qual mais se identifica. 

A experiência não se classifica como contratação formal de trabalho, mas é considerada obrigatória e possui suas próprias diretrizes a partir da Lei n.º 11.788, estando registrada no próprio projeto pedagógico de cada curso.

2. O que é a lei do estágio?

Conhecida como Lei do Estágio (Lei n.º 11.788), a legislação que regulamento a contração de estagiários passou a valer em 2008 e apresenta deveres e direitos que devem ser cumpridos por estudantes, instituições de ensino superior (IES) e organizações.

O programa de estágio de uma empresa deve atender aos requisitos da Lei do Estagiário e permitir que o estudante concilie o trabalho com os estudos, além de contribuir com o seu aperfeiçoamento profissional e inserção no mercado de trabalho.

Quais os direitos de um estagiário?

As questões preconizadas pela Lei estabelecem ainda direitos a serem concedidos ao estudante, para garantir a manutenção do seu bem-estar e pleno desenvolvimento, evitando possíveis abusos ou negligências entre as partes envolvidas. Conheça os principais:

  • Bolsa-estágio: o valor a ser ofertado pelo estágio não-obrigatório deve ser acordado entre as partes e não possui um montante mínimo, não existindo ainda a previsão de recebimento de 13º salário. Outros benefícios incluem auxílio-transporte e recesso remunerado;
  • Carga horária: em época de avaliações finais e provas, é seu direito ter a carga horária reduzida pela metade;
  • Descanso: você pode usufruir de um período de descanso de 30 dias a cada 1 ano trabalhado em uma mesma organização, a serem desfrutados preferencialmente alinhados com o período de recesso escolar;
  • Seguro: você passa a estar assegurado contra acidentes, invalidez ou morte ocorridos no período de desempenho das atividades, sendo essa uma obrigação da organização contratante;
  • Fim do contrato: não existe a obrigação de cumprimento de aviso prévio ou de justificativa perante um desligamento antes do fim do contrato.

Essa é, portanto, uma oportunidade muito estruturada e fundamentada para impulsionar a aquisição de conhecimento, sendo um passo ideal para que você consiga determinar e estabelecer o futuro da sua jornada no mercado de trabalho.

💼Leia depois — Saiba como conseguir estágio no segundo semestre do ano letivo.

3. Como funciona um estágio?

No estágio, o estudante realiza as suas atividades diárias, com foco no aprendizado, em um período menor em relação ao trabalho formal, variando entre 4 a 6 horas.

Ele deve ser acompanhado e supervisionado pela empresa, que fica responsável por oferecer recursos e assistência para a sua formação.

Os contratos podem variar de acordo com a empresa e exigências da instituição de ensino. Para isso, ele precisa atender a frequência e horas mínimas, em contratações que podem durar seis meses ou até mais de um ano.

4. Qual a importância do estágio na formação profissional?

Além de ser uma atividade obrigatória para a formação do estudante de nível superior, ela proporciona uma experiência enriquecedora para o crescimento profissional e pessoal dos estagiários. Confira como ela contribui para a sua formação:

  • Valorização do currículo: no mercado de trabalho, as empresas valorizam profissionais que possuem alguma experiência na área. Realizar um ou mais estágios no segmento que você deseja atuar abre caminhos para oportunidades diversas com base nas suas vivências;
  • Desenvolvimento de habilidades: ao ter contato com a realidade profissional, você tem a chance de identificar quais são as habilidades sociais, pessoais e técnicas (hard skills) mais exigidas na área. Você pode se preparar e aperfeiçoar os seus pontos de melhoria para se destacar na carreira. Além disso, você coloca em prática todos os conhecimentos adquiridos nas aulas da graduação ou educação profissionalizante superior;
  • Criação de uma rede de contatos: a troca de experiências com pessoas diversas é uma oportunidade de ouro para o seu crescimento pessoal e profissional. O networking também é uma ferramenta para ter uma rede de apoio, assistência e indicações que te ajudam a alavancar a sua carreira;
  • Chance de efetivação: o período de estágio também aumenta a possibilidade de efetivação em uma empresa. Ao passar alguns meses como estagiário, os seus superiores conseguem perceber se você tem o fit cultural e como você pode somar à equipe de maneira efetiva.

Muito além de um requisito para se formar no ensino superior, considere as vantagens de procurar um estágio para dar início à construção da sua carreira dos sonhos.

5. Quais são os tipos de estágio?

De maneira geral, o estágio é dividido entre obrigatório e não obrigatório. O primeiro caso se refere a atuação prevista no currículo do curso, devendo cumprir uma carga horária pré-definida para poder se formar.

Já o não obrigatório, também chamado de extracurricular, é feito fora da exigência da formação. Para os dois casos, o contrato pode ser remunerado ou voluntário, quando o estagiário não recebe salário, mas utiliza as suas horas para compensar o requisito curricular.

6. Qual estágio é remunerado e qual não é remunerado?

A diferença entre o estágio remunerado e o não remunerado é o recebimento da bolsa-auxílio. De maneira geral, o estágio obrigatório, ou supervisionado, acontece sem compensação financeira, sendo uma extensão do aprendizado em sala de aula, já que compõe a matriz curricular do curso.

Mas as condições podem variar a partir dos acordos entre empresas e instituições de ensino, assim como o valor da bolsa, entre outros benefícios.

Mesmo na modalidade não obrigatória, quando há o recebimento de salário, não há vínculo empregatício, contando somente com um Termo de Compromisso de Estágio, correspondendo às diretrizes da Lei do Estágio.

💼Leia também — 7 Áreas de trabalho com estágio remunerado em 2024.

7. Como fazer currículo para estágio?

Assim como o CV para outras modalidades de contratação, o currículo para estagiário deve ser objetivo, apresentar as suas habilidades, experiências e diferenciais. Nessa etapa da sua carreira profissional, cursos livres, projetos de extensão e congressos podem somar ao seu perfil.

Para que você tenha um checklist em mãos quando buscar por uma vaga, preparamos um modelo para você baixar e adaptar à sua área. Acesse a página de template de CV para estagiário da Catho!

8. O que são programas de estágio?

Os programas de estágio são iniciativas propostas pelas empresas para receber estudantes de diferentes áreas e IES com o propósito de contribuir para o seu desenvolvimento profissional.

Conforme a Lei n.º 11.788, nenhum estagiário deve ser contratado para substituir as funções de um colaborador e, para isso, limita a contratação considerando o número de funcionários de uma empresa:

  • De 1 a 5 funcionários: 1 estagiário;
  • De 6 a 10 funcionários: até 2 estagiários;
  • De 11 a 25 funcionários: até 5 estagiários;
  • Acima de 25 funcionários: até 20% de estagiários.

9. Como funciona o estágio supervisionado?

O estágio supervisionado é uma atividade prevista no Projeto Pedagógico do curso e deve ser cumprida em uma carga horária delimitada, acompanhada e orientada por um profissional e um professor.

O papel dos supervisores é garantir que o estagiário tenha uma boa experiência de aprendizagem, fornecendo as ferramentas, conhecimentos e outros recursos essenciais para o desenvolvimento do estudante.

Além disso, também devem dar feedbacks para alinhas os objetivos, metas e conquistas de aperfeiçoamento junto ao estagiário. Ao final da disciplina, o estudante deve entregar um relatório de estágio, com a descrição da sua jornada na organização.

10. Como fazer um relatório de estágio?

O relatório de estágio é um documento que deve ser apresentado assim que o estudante concluir a carga de estágio supervisionado. Nele, devem conter as atividades desempenhadas na empresa, metodologias e contribuições que o ambiente corporativo proporcionou a ele.

É uma avaliação detalhada das suas experiências, habilidades desenvolvidas e pontos de melhoria identificado durante o período.

Em nosso post: “Saiba como fazer relatório de estágio para conclusão do contrato de estágio“, você confere todas as dicas e estruturas para descrever as suas experiências da maneira mais adequada.

11. Quais as diferenças entre estágio e jovem aprendiz?

O estágio e o Jovem Aprendiz são modelos de contratação distintos. O estagiário deve ser maior de 16 anos, sem vínculo empregatício e com pagamento de bolsa em contraprestação, podendo receber benefícios como vale-transporte, seguro, alimentação e plano de saúde.

Para isso, ele deve estar matriculado e frequentando curso de nível superior, em contrato firmado entre empresa, instituição de ensino e estudante.

Já o Jovem Aprendiz é desenvolvido para a capacitação de jovens e adolescentes entre 14 e 24 anos. A sua atuação não precisa estar relacionada à área dos seus estudos e conta com uma lista de atividades proibidas que podem submeter o menor a ambientes nocivos para saúde, bem-estar e integridade física ou psicológica.

Além disso, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, o pagamento mínimo por hora deve ser de R$ 3,58, que podem ser trabalhadas nas modalidades de 20, 22, 23, 25 ou 30 horas semanais.

A contratação é feita com registro em carteira de trabalho, garantindo direitos trabalhistas, como 13º, férias, entre outros.

12. Quais as diferenças entre estágio e trainee?

A principal diferença entre estágio e trainee é que os programas de estágio são desenvolvidos para estudantes do ensino superior, a partir do 1 ano da graduação ou curso técnico. Já no trainee, é necessário estar no último ano ou com no máximo de 3 anos de formado.

Nessa última modalidade, o contratado é treinado de forma intensa para se desenvolver e aprimorar em determinada área para, se tudo correr bem, aumentar as suas chances de efetivação na empresa. 

O trainee também é associado a treinamentos para cargos de gestão ou coordenação em algumas áreas, como Engenharias e Administração.

13. Como se preparar para entrevista de estágio

Parte da preparação para uma entrevista de estágio, assim como para outros processos seletivos, deve incluir a pesquisa sobre a empresa e nicho de atuação. O estudo vai ser fundamental para você identificar se tem compatibilidade de valores, além de alinhar as expectativas com a vaga.

Akém disso, vale se atentar para:

  • Manter a boa postura;
  • Cuidar da imagem pessoal;
  • Estudar as principais perguntas feitas em entrevistas;
  • Ser objetivo e claro nas respostas;
  • Chegar com antecedência;
  • Utilizar roupas adequadas a cultura da organização;
  • Manter a honestidade e entusiasmo;
  • Exercitar a escuta ativa e contato visual com o entrevistador.

Agora sabe o que é um estágio e como ele funciona, conte com a gente para garantir uma experiência de desenvolvimento e aprofundamento dos conhecimentos profissionais.

Aqui no blog da Catho, você encontra outros conteúdos para conseguir o estágio ideal, processos seletivos e muito mais. Até a próxima!

VAGAS ABERTAS | Principais áreas contratando

Se você está buscando um emprego, selecione abaixo a sua área de interesse e confira os cargos com oportunidades abertas!

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!

Sair da versão mobile