Você está em busca de qualificação e com isso desenvolver a sua competência profissional para alavancar a carreira? Então, aprenda agora os passos para realizar essa ação e receber muitos convites para processos seletivos.
Vamos conferir?!
O que é competência profissional?
O termo competência profissional, na esfera da gestão em Recursos Humanos, surgiu em 1970, ampliou-se nos anos oitenta e passou a fazer parte do cotidiano corporativo em meados de 1990.
Embora sujeito a diferentes abordagens e teorizações (o que dificulta uma definição plenamente aceita), é importante compreender que o conceito de competência (como de fato acontece com todos os conceitos) difere da palavra competência tomada em seu sentido cotidiano, fora do ambiente corporativo.
No dia a dia de um trabalhador, utiliza-se a palavra competência associada à capacidade de resolver problemas, aptidão e habilidade.
Estas atribuições dão conta apenas de uma atitude reativa e não contemplam a característica proativa, e mais abrangente, que o conceito assume no ambiente de negócios.
Para o sociólogo francês Philippe Zarifian, competência é “tomar a iniciativa e assumir a responsabilidade diante das situações profissionais com as quais nos deparamos. Consiste em um entendimento prático de situações, que se apoia em conhecimentos adquiridos e os transforma à medida que aumenta a diversidade de situações“.
Esta conceituação de Zarifian é fundamental na distinção entre o caráter reativo das associações feitas à palavra competência e o caráter proativo do conceito de competência tal qual é utilizado no universo corporativo.
Assim, competência engloba habilidade, mas não se restringe a ela, ultrapassando a mera questão técnica de capacidade de operacionalização. Da mesma maneira, competência engloba atitude, mas não se restringe a ela, pois competência pressupõe ação adequada e não simplesmente ação!
Importância da competência profissional na carreira
É por conta desses aprendizados que um colaborador se torna mais capaz de realizar seu trabalho e atender as demandas da empresa. Mesmo que cada empresa necessite de competências específicas, pois tudo vai depender do tipo do negócio.
Desta forma, a competência profissional permite um avanço para o desenvolvimento do conhecimento, das habilidades e atitudes dos profissionais na busca da qualidade e produtividade no ambiente de trabalho.
E, no processo de recrutamento, garante que seu currículo não vá para o banco de talentos e você avance as etapas.
Diferentes competências profissionais
Assim, podemos compreender a composição do conceito de competência, através de critérios objetivamente mensuráveis, como o exercício proativo e simultâneo de:
- Saber conceitualmente (qualificação) – conhecimento
- Saber fazer (experiência funcional) – habilidade
- Saber agir (capacidade de obter resultados) – atitude
Portanto, competência pode ser entendida como uma ação fundamentada e assertiva frente a novos desafios! Esta ação dever agregar valor econômico para a organização e social para o indivíduo. Competência é um potencial disponível para enfrentar os desafios futuros.
Competência profissional no universo de negócios
Dentro do universo de negócios, o conjunto das competências desejadas deve estar alinhado com a estratégia adotada, o que explica que além de alguma competência em comum, cada segmento de negócios demandará por competências específicas, assim como cada organização, em função da sua estratégia. O conceito pressupõe produtividade e adequação a cada realidade de negócios.
Competência é a qualidade de ser adequado e bem qualificado física e/ou intelectualmente frente a desafios. É a capacidade de tomar decisões bem informadas e coerentes.
Contempla grupos de habilidades, atitudes e conhecimentos necessários para a realização eficaz de tarefas.
Refere-se a ações e comportamentos identificados pelas lideranças como efetivas contribuições na implementação da mudança; estes comportamentos são necessários para um desempenho satisfatório ou excelente em qualquer desafio profissional.
Contudo, não fique preso apenas àquilo em que você é bom; vá mais longe e assuma desafios. A atitude de ampliar continuamente suas competências será sempre a maior de todas elas.
Dicas para desenvolver competência profissional
Agora que você já entendeu o conceito de competência profissional, que tal melhorar suas habilidades e alcançar novos resultados? Conheça as nossas dicas:
- Busque por novas qualificações e aprendizados;
- Aprenda com a tecnologia;
- Estabeleça metas alcançáveis e reais;
- Converse sobre tendenciais e novidades que o mercado oferece;
- Aceite e saiba dar feedbacks;
- Tente aprender com seus erros.
Agora que você já sabe o que são as competências profissionais, compartilhe esse texto em uma das suas redes sociais!