Não faz ideia do que estamos falando sobre o que conta como Horas Complementares? Calma, porque agora explicaremos tudo para você tirar de letra e ficar por dentro do assunto. Vamos conferir?
Mas afinal, o que são as horas complementares?
Na realidade, o nome oficial é Atividade Complementar. Ela foi criada pelo Ministério da Educação (MEC) e publicada pela Câmara de Educação Superior em 2003, e tem como objetivo fazer com que os estudantes façam atividades extras fora do período de aulas para enriquecer o processo de aprendizagem e complementar a formação profissional.
Por lei, deve existir um banco de horas no qual o aluno e o coordenador devem assinar, mediante a comprovante dessas atividades. Cada faculdade exige um limite em horas complementares diferente, mas há uma resolução publicada em 2007, que estabelece uma carga horária que não deve ultrapassar de 20% das horas total do curso.
O que eu posso fazer para conquistar essas horas?
Essas atividades são ótimas para se obter conhecimento de um jeito rápido e até divertido. Pesquisar eventos ou fazer cursos relevantes para o seu curso pode ser uma boa ideia para obter essas horas.
As atividades complementares podem ser divididas em duas categorias:
Atividades complementares internas
São realizadas dentro da faculdade, como monitorias, iniciação científica, pesquisa e extensão;
Atividades complementares externas
São as atividades realizadas fora da faculdade, em seus fins de semana ou após o período das aulas.
Essas atividades são separadas nas categorias acadêmicas, científicas e culturais. O total de suas horas devem ser compartilhadas em cada uma das modalidades, que também varia de acordo com a instituição.
As horas das atividades acadêmicas podem ser obtidas em palestras e seminários; as culturais, em cinemas, visitas a museus, teatros etc; já as científicas são baseadas em pesquisas e artigos científicos.
Lista com as atividades para você gabaritar essas horas!
- Participar de congressos, simpósios, seminários, conferências, palestras, semanas acadêmicas, congressos. etc.
- Estágios voluntários ou remunerados na área relacionada ao seu curso
- Participação como ouvinte em bancas de monografia, dissertação e/ou teses
- Realização de projetos institucionais, pesquisas, monitorias, devidamente supervisionados por docentes
- Trabalhos voluntários em asilos, creches, hospitais ou outro lugar que necessite de sua ajuda
- Conclusão de cursos de extensão, cursos livres ou intercâmbio
Agora que você já sabe o que são essas horas complementares e o que deve fazer para tê-las, comente lá nas redes sociais qual atividade irá fazer primeiro. Aproveite e compartilhe o link do texto com amigos!
Saiba mais: Educação no mercado de trabalho: dicas de estudo, cursos e qualificações